Pular para o conteúdo principal

"Chega de Maldade e Ilusão..."



                                                           Obra:O Rapto de Proserpina (Perséfone) do escultor italiano                                                                   Gian Lorenzo Bernini                                                               


Narra a mitologia grega que Zeus ( o maior entre homens e deuses) e Deméter (deusa da colheita e da fertilidade) tiveram uma filha nascida e criada no Olimpo. 
Perséfone, como era chamada tinha uma beleza incomparável e por isso atraia a atenção de todos os outros deuses.  
Por ser virgem era muito protegida por sua mãe, mas Hades, seu tio e  deus do mundo inferior  a raptou e levou para o  submundo onde predominava Thanatos (de quem falarei logo a seguir). 
Deméter caiu em tristeza absoluta e todos os campos e alimentos foram atingidos e com medo do que pudesse acontecer no Olimpo, os deuses se mobilizaram para encontrar a filha de Zeus.
Porém Hades não permitiu o retorno de Perséfone e antes que isso pudesse ocorrer a seduziu com uma romã, fruto que segundo a lenda "selaria" o casamento entre os dois. Sendo assim ficou firmado que durante o outono, primavera e verão a deusa poderia estar na companhia de Deméter. No inverno, ficaria no submundo sendo esposa do deus da maldade.
 Eros e Thanatos também são personagens da mitologia grega. É interessante observar a visão de Sigmund Freud para os dois: Eros ( o deus da paixão)  teria como função a preservação da vida e da espécie. Já Thanatos, filho de Nix- a noite e neto do Caos seria o retorno ao nada, o impulso da morte.

 Estes personagens foram citados na música Perfeição da banda brasiliense Legião Urbana, lançada no CD O Descobrimento do Brasil em 1993. Na época do lançamento do álbum, Renato Manfredini Junior ou Renato Russo, como era e é conhecido deu uma declaração ao Jornal do Brasil afirmando que a obra celebrava o fato de que os integrantes do grupo se mostravam otimistas com o futuro do país. 
" A gente acredita no Brasil. Existem coisas legais."- declarou.
Porém em outubro de 1996, Renato nos deixou e não poderia imaginar que 27 anos depois de escrita a letra da canção feita por ele, Dado Villa- Lobos e Marcelo Bonfá seria um reflexo mais que perfeito do contexto atual.
 Estes deuses da mitologia e a música estão retratados e "celebrados" todos os dias nas manchetes de jornais: as queimadas, as mentiras, os sequestros, o descaso com a educação, a intolerância, a fome, as epidemias, os estupradores, os covardes e os ladrões.
A música tem como função  alegrar, emocionar e também protestar e refletir- a fim de que uma possível mudança aconteça. Mas esta só depende de nossas próprias atitudes e escolhas.
Deixo o vídeo de Perfeição para vocês com os votos de que Hades e Thanatos deixem de reinar nesse nosso mundo, e que Eros predomine e as nossas Perséfones possam andar livres de todos os perigos e maldades.
 E que o que venha seja apenas a perfeição.








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Para Lô...

    No dia de hoje nem tenho o que dizer ou escrever ao certo. Só sei que aprendi essa canção de Salomão Borges Filho ainda na infância, e já me tocava o trecho em que ele cantava: " se eu morrer não chore não, é só a lua..." Sim, foi a lua. Agora sei que te encontro lá toda vez que ouvir sua obra. Achei este registro de 2023, num dia que essa música estava na minha cabeça, pedindo para ser cantada. Ao mesmo tempo um bem-te-vi no muro começou a cantar. Nem ele resistiu à beleza de "Um girassol da cor do Seu Cabelo". Vai em paz Lô... Obrigada por tanto.

Go Back 80's celebra os 40 anos do Rock Brasil

    Rock Brasil - A Go Back 80's se apresenta no Clube do Choro  de Brasília nesta terça-feira levando o rock brasileiro da década de 80 para o público brasiliense                                  Foto: Estúdio Laborphoto      A década de 1980 foi determinante para a música brasileira. Foi neste período que surgiram as bandas de rock que fizeram história e firmaram o estilo musical no nosso país. Para homenagear os 40 anos do rock brasileiro, cinco músicos se reuniram para levar o bom e velho rock para todos os cantos. Nessa terça-feira, 10 de setembro, às 20 horas, a Go Back 80's se apresenta no Clube do Choro de Brasília com o show "40 anos de Rock Brasil". "A banda Go Back está em turnê pelo centro oeste, onde trás o show "40 anos de rock Brasil uma seleção de músicas e artistas que consagraram e edificaram esses estilo musical no Brasil. Uma forma de homenagem a este ...

Quinta da Saudade : "Chora, Coração..."

  Wando - a canção do passarinho que fez chorar muitos corações Foto: Tatiana Valente Mês das crianças. Olhando minhas fotos constato o quanto fui feliz, numa infância com trilha sonora. E me lembro de muitas canções das quais você,que me acompanha aqui, já sabe que são parte da minha infinita trilha de vida. Mas tem uma pela qual tenho carinho enorme e rendeu uma história que amo lembrar. Do cantor e compositor Wando em parceria com Pedro Fernando de Melo Medeiros, " Chora, Coração" fez um enorme sucesso no ano de 1985, tema de Lucinha Lins em Roque Santeiro. Já deve estar aí pensando...como assim? Wando, pra uma criança? Bem, passava o ano aguardando minhas férias de junho e de janeiro. O destino era a casa da minha avó, um sítio em Cruzeiro. Lá vivia um primo, mais novo que eu uns dois anos. Ele era pequenino, miúdo e tinha uma voz muito aguda. Vivia cantarolando e não deixava ninguém cantar a música do Wando. Essa era dele. Nos dávamos muito bem, tirando as vezes em que ...