Foto: arquivo pessoal
" Quem é que trouxe ziriguidum?
Akundum!!!!!"
É pra matar essa saudade que hoje vou falar sobre uma turma que não saía do meu "discman" lá por 1996.
Akundum era uma banda que tinha como proposta misturar reggae,baião ou qualquer ritmo que fosse a cara do Brasil.
Formada por Arlindo da Paixão, Marcelo Pimenta, Deusete Maranhão, Gláucio Ayala, Ludmila e pelos bailarinos Giovanna Albuquerque, Márcio Machado e Júnia Moraes tinha um estilo marcado por músicas dançantes e algumas delas continham críticas sociais com muito humor.
O primeiro CD tinha como carro chefe "Emaconhada", que foi sucesso pelo Brasil todo- " Essa menina tá cheirando erva danada-isso não cheira pai, isso fuma,relaxa pai" (rs).
Faziam parte desse álbum ainda "Reggay" ( que já conhecia numa versão "chutando lata sem direção"...); "Sol na Casa; uma versão de Rosa de Hiroshima com uma introdução belíssima ; Me Leva (minha xodó); e um mix de "Sotaque Estrangeiro" com "Charlie Brown" (sim, do Benito de Paula). Além de "Eu amo você", !Azul da Cor do Mar" ( Tim Maia e Cassiano).
Um ano depois lançaram "Akundois", que trouxe na primeira faixa "Qualé" com o grupo jamaicano Inner Circle, famoso pelos reggaes "Games People Play" e "Black Roses".
Este CD trazia ainda uma deliciosa versão de "Reggae Night" ( Jimmy Cliff) que convidava a fazer uma viagem pelos lugares mais lindos do país.
Enfim, dancei muito com essa galera, mas o que eu não imaginava ( embora já suspeitasse) é que Arlindo (o vocalista, tecladista e guitarrista) era na verdade o Mongol, responsável por canções que eu conhecia e amava desde sempre.
É dele "Agonia", que na voz de Oswaldo Montenegro foi vencedora do Festival MPB 80 na TV Globo. Com Oswaldo também compôs "Aquela coisa toda", "Sempre não é todo dia" e muitas outras que a gente conhece.
Mas esse é tema para um outro papo...
Hoje, vou convidar vocês a lembrar desta música, e levar a quinta com a leveza e o bom humor do Akundum, Me leva...
Comentários
Postar um comentário