Especial Falando em Sol: Mulheres que fizeram História no Rock Nacional
Na última semana quem protagonizou a Quinta da Saudade aqui no Blog foi Celly Campello. Sexta-feira Monica Haley do @musicgenerationblog e eu fomos homenageadas pelo Lui Macedo da página @reliquiasonora e participamos de uma Live super especial em seu canal do You Tube. Tive a alegria de conhecer a atriz Nina de Pádua ( com quem farei uma parceria Lennon e Mcartney pelas datas de nossos aniversários,rs), Lia Santhiago ( uma cover oficial da Rita Lee que é a cara da Rita Lee, confiram em @liasanthiago) e com a ex Cilibrina do Éden Lucinha Turnbull. O repertório já era uma prévia do que mostraria para vocês aqui hoje : as mulheres que fizeram História no rock'n'roll brasileiro.
Pra começar trago a Rainha do Rock Nacional de quem falamos muito na sexta e para quem já fiz uma homenagem neste texto Que Rita te define? .
Mas para mim ela é tão incrível que não me canso de falar : Rita Lee conquistou diversas gerações - da Tropicália até a atualidade. Já pensou aí que música da Rita te define?
Hoje eu vou de "Esse Tal de Rock Enrow", já que o estilo pede...
Tive a alegria de entrevistar a primeira Guitarrista do Brasil: Lucinha Turnbull. A também Cilibrina do Éden já tocou baixo numa banda com o músico e produtor Liminha, Rita e um londrino chamado Mike, na banda Everyone Involved . Foi ainda guitarrista da banda de Gilberto Gil e com ele gravou Refavela e Refestança. Hoje, segue carreira solo e nos brinda com presentes como a música " Me Acalma".
Cássia Eller foi uma das maiores representantes do rock brasileiro nos anos 90 e foi eleita a 40ª maior artista brasileira segundo a revista Rolling Stone. Lançou 5 álbuns e com o acústico MTV ultrapassou 1 milhão de cópias e ganhou o Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock. Nos deixou em 2001, após sofrer um infarto do miocárdio.
Lembro como se fosse hoje a primeira vez que vi Fernanda Takai na TV: ela fazia uma versão de "Qualquer Bobagem" - dos Mutantes acompanhada por John Ulhoa, Ricardo Koctus, Glauco Nastácia E Richard Neves trazendo a proposta de um rock alternativo com influências eletrônicas. Hoje, Takai segue carreira solo, cantando em seu repertório MPB.
No primeiro vídeo (uma versão de Esse Tal de Roque Enrow) Rita Lee a apresenta como sua filha- uma brincadeira pois sabemos que nossa eterna Mutante só tem filhos. Mas Pitty chegou e conquistou seu espaço como uma das roqueiras mais queridas do país: todas as quartas participa do Saia Justa, ao lado de Astrid Fontenelle, Gaby Amarantos e Mônica Martelli e mostra que é uma mulher cheia de atitude.
Pétala - dia de celebrar o cantor e compositor muso deste blog e de muitos outros poetas e escritores Foto: Tati Valente Dia de Djavanear o que há de bom. Os leitores do Falando em Sol já estão cansados de saber o apreço que tenho pela obra do alagoano Djavan Caetano Vianna, e que todo ano, esta data aqui é celebrada em forma de palavras. O que posso fazer, se Djavan "invade e fim"? Para comemorar seu 76º aniversário, selecionei cinco momentos em que ele dividiu cena com outros nomes da música popular brasileira. O resultado: um oceano de beleza. Tudo começou aqui. Este foi o meu primeiro contato com Djavan e tenho a certeza que de toda uma geração que nasceu nos anos 1980. Ele é Superfantástico! Edgard Poças...obrigada por isso... Azul é linda, amo ouvir e cantar até cansar... Com Gal e Djavan então...o céu não perde o azul nunca... Esse vídeo foi em um Som Brasil, no ano de 1994. Desculpem, posso até parecer monotemática, mas Amor de Índio é linda. Mais linda ainda com est...
Véspera de Natal e dia da famosa quinta da saudade. E a data esse ano pede (deveria pedir sempre) reflexões sobre nossas atitudes e o que podemos fazer para melhorar, evoluir. Especialmente num ano de tantas perdas, em que muitas vezes tivemos de abrir mão de estar com quem amamos para preservá-los. E Natal para mim, desde a infância teve uma atmosfera mágica : desde o decorar a casa, até acreditar no Papai Noel e esperar pela meia-noite sempre foi muito aguardado, e ainda é. Mas o papo aqui é música, e vou contar a história de uma serenata que me lembro ter participado ainda criança (década de 80) lá no bairro do Embaú, em Cachoeira Paulista, no Vale do Paraíba. Todos os anos nos reuníamos entre familiares e amigos e o samba era o ritmo que fazia a trilha sonora das festas. Ali tocavam Fundo de Quintal, Zeca Pagodinho, Originais do Samba, Beth Carvalho, Clara Nunes, Almir Guineto, Martinho da Vila e assim a noite corria. Uma tia avó, chamada Cândida (Vó Dolinha para nós), g...
Cara Academia do Grammy. Fica aqui nossa indignação pela forma como nosso Milton Nascimento foi recebido no evento de ontem. Sem mais, Tatiana Valente, editora responsável pelo Falando Em Sol.
Comentários
Postar um comentário