Ontem foi dia em que a morte de Luiz Gonzaga do Nascimento Junior fez 30 anos.
Eu me lembro exatamente de quando sua partida foi noticiada na TV: ainda menina ganhei de presente o LP da novela Vale Tudo de autoria de Gilberto Braga ( Antonio Fagundes, o galã "Ivan" está na capa do álbum)
"É " (que recentemente foi tema de abertura da novela Amor de Mãe) era uma das canções, que além do mistério "Quem matou Odete Roitman?" fazia uma crítica incrível da sociedade brasileira do fim dos anos 80.
Mas essa conversa deixo pra outro dia porque hoje vou mostrar para vocês 5 músicas do compositor, filho do Rei do Baião que preferiu trilhar o seu caminho na MPB com uma característica própria: a de compor com muita paixão.
O músico ainda jovem fundou o Movimento Artístico Universitário (MAU) na companhia de nomes como Ivan Lins e Aldir Blanc . O "MAU" foi de extrema importância para a Música Popular Brasileira, mas deu um certo trabalho para a ditatura militar: de 72 canções apresentadas por Gonzaguinha 54 foram censuradas pelo DOPS.
Convido vocês para "sextar" em um momento de reflexão, afinal "somos a semente, ato, mente e voz" para fazer deste um país que faça valer de verdade o nosso suor.
1- Grito de alerta
2- Um Homem Também Chora- Guerreiro Menino
3- O que é o que é?
4- É
5- Redescobrir (que completa 40 anos)
Comentários
Postar um comentário