Pular para o conteúdo principal

Especial: Mulheres que fizeram a história da MPB- Parte 2

 Para começar a semana vou trazer para vocês mais mulheres que fizeram e ainda fazem sucesso na Música Popular Brasileira.

Começo por ela, que recentemente descobriu que será vovó de novo : Maria Izildinha Possi, ou Zizi Possi como a conhecemos.

  Sua bela voz de soprano conquista a todos  pela doçura e por canções que na década de 80 estavam entre as mais pedidas nas rádios e não saíam das paradas de sucesso do extinto programa Globo de Ouro. Hoje trago a minha preferida em sua voz, de autoria de Nico Rezende e Paulinho Lima, "Perigo" que foi tema de Fernanda,  personagem interpretada por Christiane Torloni em Selva de Pedra.



Lançada por Nelson Motta na década de 80 e descoberta por ele na Itália quando estudava canto lírico Marisa Monte veio para ficar. No LP de estreia que foi gravado ao vivo (segundo o jornalista e produtor de primeira), Marisa canta a "Lenda das Sereias".
 Eu já fui hipnotizada pela voz desta sereia quando a vi pessoalmente. Mas esta é uma outra história que ainda vou contar por aqui. "Bem que se quis" (versão de Nelson Motta para "E Po Che Fa" do compositor italiano Pino Daniele) foi seu primeiro grande sucesso. Era tema da personagem Bárbara de Lúcia Veríssimo em Salvador da Pátria.


Já contei como conheci o trabalho de Zélia Duncan aqui : 
Dia de Zélia Duncan, e foi um dos primeiros posts deste Blog. A cantora nascida no Rio começou carreira em Brasília em 1981 ao enviar uma fita para a sala Funarte onde apresentou seu primeiro show com apenas 16 anos. 
Em comemoração aos 40 anos de carreira de Zélia vou postar aqui uma de minhas favoritas (muito difícil escolher...)


Também já falei de Ana Carolina neste post :...e botei numa fita . Mas conheci a cantora mineira de Juiz de Fora logo que apareceu na música em 1999. "Garganta" era uma canção marcante não tinha como não se impressionar com o vozeirão de Ana.
Assim que ouvi corri para comprar o CD Ana Carolina (com meu primeiro salário rs) e não me arrependi: ali tinham compositores que amo como Lulu Santos (novidade né?), Chico Buarque, Edu Lobo, Tom Jobim, Paulinho Moska, Frejat e Alvin L. 
Além de algumas composições da própria Ana Carolina que de cara mostrou a que veio.
 Pra começar a semana deixo o videoclipe de "Garganta" que também foi tema de novela: embalava o romance estilo "a gata e o rato"  dos jornalistas Júlia e Chico (interpretados por Débora Bloch e Marcos Palmeira)








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quinta da Saudade : Barracão de Zinco

Véspera de Natal e dia da famosa quinta da saudade. E a data esse ano pede (deveria pedir sempre) reflexões sobre nossas atitudes e o que podemos fazer para melhorar, evoluir. Especialmente num ano de tantas perdas, em que muitas vezes tivemos de abrir mão de estar com quem amamos para preservá-los.  E Natal para mim, desde a infância teve uma atmosfera mágica : desde o decorar a casa, até acreditar no Papai Noel e esperar pela meia-noite sempre foi muito aguardado, e ainda é. Mas o papo aqui é música, e vou contar a história de uma serenata que me lembro ter participado ainda criança (década de 80)  lá no bairro do Embaú, em Cachoeira Paulista, no Vale do Paraíba. Todos os anos nos reuníamos entre familiares e amigos e o samba era o ritmo que fazia a trilha sonora das festas. Ali tocavam Fundo de Quintal, Zeca Pagodinho, Originais do Samba, Beth Carvalho, Clara Nunes, Almir Guineto, Martinho da Vila e assim a noite corria. Uma tia avó, chamada Cândida (Vó Dolinha para nós), gostava mu

Black Jack celebra o amor em forma de rock'n'roll

Black Jack - banda taubateana conquista fãs no Vale do Paraíba e anuncia o lançamento do videoclipe do single "Celebrate Love" para setembro  Foto: Ian Luz Guitarras e bateria anunciam o fim de uma era de intolerância. Hora de praticar o bem ao próximo e quebrar o ciclo de vingança e de ódio. Um chamado para os fãs do bom e velho rock and roll . Este é o tema de "Celebrate Love", música da banda taubateana Black Jack, lançada no dia 13 de julho, Dia Mundial do Rock. Em setembro - próximo mês - será lançado o videoclipe da canção,  o single pode ser encontrado  em todas as plataformas digitais. A história do grupo começou em 2009, na cidade de Taubaté, no Vale do Paraíba, quando cinco amigos, todos com catorze anos, estudantes da escola Balbi- Unitau se reuniram e resolveram fazer um som. Desde então a banda passou por algumas mudanças e  atualmente, apenas dois integrantes originais ainda continuam na banda, Caio Augusto Rossetti  (baterista e backing vocal) e John

Entrevista: A Dança existencial de Sterce

  Fusão - Misturando Indie, Synth Pop e Alternative, cantora paulistana celebra o lançamento de seu terceiro single Foto: Divulgação A cidade de São Paulo ao anoitecer é um espetáculo para quem gosta de observá-la. Uma mistura de ritmos e luzes, com os sons dos carros e as iluminações dos prédios. E é da capital que nasceu Isabella Sterce, cantora e compositora que adotou o sobrenome como nome artístico. A artista de 21 anos busca por meio de sua música toda inquietação da juventude, trazendo à tona temáticas como sonhos, brevidade da vida e emoções diversas, abordando tudo o que não se vê mas se sente, misturando sonoridades e letras vezes melancólicas, vezes nostálgicas. Hoje a cantora lança "A Dança" seu terceiro single em todos os streamings, uma música que fala sobre a vulnerabilidade de existir em meio ao caos e sobre encarar a jornada da vida como se esta fosse uma coreografia a ser desenvolvida. Além do single entra no ar o videoclipe que pode ser conferido no canal