Itamar Assumpção completaria 72 anos . Porém nos deixou precocemente em 2003 após 4 anos de luta contra um câncer de intestino.
Conhecido também como "Nego Dito" ou "Beleléu" nasceu em Tietê, no estado de São Paulo e teve grande importância para o cenário da música independente no país.
Entre os anos de 1979 e 1958 participou de um movimento chamado "Vanguarda Paulistana" que reunia artistas que estavam decididos a cortar os laços com as gravadoras que detinham todo controle sobre produção e lançamento de novos talentos. Esse coletivo era formado por nomes como Arrigo Barnabé, Rumo, Pracianos e Premeditando o Breque ( do Wandi Doratiotto, Mário Manga) . As músicas criadas por eles traziam uma mistura de ritmos como samba, funk e rock com letras repletas de críticas sociais.
Itamar tinha em suas referências tudo o que ouvia na infância: bisneto de escravizados angolanos cresceu ouvindo os "batuques" do terreiro de candomblé que ficava no quintal de sua casa. Autodidata aprendeu a tocar violão e depois ouvindo Jimi Hendrix se encantou pelo baixo e pela bateria.
Convido vocês leitores do Falando em Sol para conhecer o site Museu Itamar Assumpção. É incrível!
Para celebrar a genialidade do arranjador, cantor, compositor, instrumentista e produtor musical vou mostrar 5 músicas dele que tenho certeza que vocês conhecem ou deviam conhecer...
Zélia Duncan acompanhada por Anelis Assumpção (filha de Itamar) com Código de Acesso...
" Melhor ver se estou lá na esquina..."
Comentários
Postar um comentário