O quarteto de Poços de Caldas que mistura ritmos lançou hoje "Sertão Bachiado"
Foto: Flávia Siqueira
Trazer os ritmos nordestinos, as referências do Choro e a liberdade do Jazz como nuances musicais para uma única música esta é a proposta do Gaimbê. Do sul de Minas Gerais, entre o frio das montanhas e o isolamento imposto pela pandemia, nasceu o quarteto "poços-caldense" que foi um dos vencedores do Prêmio da Música das Minas Gerais 2021. Hpje lançou seu segundo single, "Sertão Bachiado" , canção de autoria de Leo Brasileiro. A música ganhou sua primeira versão em uma gravação ao vivo no teatro Benigno Gaiga, ganha agora sua versão definitiva, gravada no estúdio Cambucá Records estará no álbum de estreia previsto para o final de 2021.
"Sertão Bachiado" veio para reforçar a identidade musical do Guaimbê, que se lançou com uma live session em junho deste ano na qual apresentou três canções autorais e duas releituras e que teve a canção “Noite de São” como primeiro lançamento, trazendo os ritmos nordestinos, as referências do Choro e a liberdade do Jazz como nuances musicais para este trabalho.
Com o afastamento forçado dos palcos, provocado pela Covid-19, acirraram-se laços de amizades e novas formas de fazer música começaram a fazer parte da rotina de Leo Brasileiro, Flávio Danza, Aluísio Cavalcante e Rodrigo Mendonça, gerando momentos criativos que soaram como um respiro profundo para estes músicos, um baiano, um carioca, um paulista e um goiano, que se conheceram em Poços de Caldas e ali iniciaram sua recente trajetória como grupo.
Distante dos palcos desde sua criação, o Guaimbê enveredou-se pelos festivais, conquistando, com seu primeiro lançamento, o 3° lugar no Prêmio da Música das Minas Gerais e o prêmio de Melhor Arranjo no 39° Festival de Música de Cruzília, além de estar entre os semifinalistas do Festival de Música Rádio MEC.
Ainda nos seus primeiros meses de existência, o Guaimbê produziu uma releitura de “Massemba” , canção de Roberto Mendes e Capinan, que ficou conhecida nacionalmente na voz de Maria Bethânia. A versão, apresentada pela primeira vez na live session para o Prêmio de Música das Minas Gerais, chamou a atenção do compositor e de outros artistas brasileiros pela inventividade dos arranjos e dramaticidade da interpretação. Ainda para 2021 o Guaimbê prepara o lançamento do seu primeiro EP, que está sendo produzido coletivamente e gravado no estúdio Cambucá Records, em Poços de Caldas, MG.
E hoje trago para vocês aqui no Falando em Sol a recém-lançada nos streamigs " Sertão Bachiado".
Comentários
Postar um comentário