Pular para o conteúdo principal

Quinta da Saudade : "Listen to your heart"

 



"O meu é de carne. Sangra todos os dias..."
Foto: Tatiana Valente 


Todo mundo tem na vida dias bons e dias ruins. E cá entre nós nestes últimos dois anos ter um dia completamente bom é praticamente impossível. A não ser que a pessoa tenha dinheiro o suficiente para esbanjar em festas e viagens e seja conivente com tudo o que está acontecendo no nosso país. E daí, não é mesmo? - já diria o líder desse povo que o elegeu em conivência com uma "injusta justiça".

Mas usando Saramago para explicar o que eu sinto (e eu de fato sinto) - "se tens um coração de ferro, bom proveito. O meu fizeram-no de carne, e sangra todo dia". Não dá pra ser feliz e postar "desnecesselfies" em lugares paradisíacos com gente revirando lixo pra se alimentar. Somos todos irmãos, não é isso que pregam? 

Não dá pra ter educação boa num país que não valoriza de fato sua cultura, nem cria meios para que os artistas possam sobreviver dignamente. Ir ao show e tirar selfie todo mundo quer, aparecer nas "hashtags" nas redes sociais todo mundo quer. Mas fala de lei de incentivo à cultura pra ver...

É muito fácil apoiar um artista quando tudo vai bem. Mas para se colocar no front e levantar essa bandeira tem de ser "Valente". E eu tenho muito orgulho deste espaço que criei. Saber que meu apoio pode dar asas para outros artistas que sonham levantar voo. Essa é minha forma VERDADEIRA e SINCERA de aplaudir.

E ontem eu estava com todos esses pensamentos na cabeça- ser geminiana é viver em ebulição. Vendo os casos de Covid aumentarem novamente, pessoas com quem convivo com projetos engatilhados tendo de recuar. A vacina das crianças, uma espera sem fim. Vendo todo cenário eleitoral brincando com a vida de um país. 

E um dos presentes que o Falando em Sol me deu foi conhecer pessoas que sentem o mesmo amor pela arte que sinto.  Sim porque nas redes sociais tem gente que acrescenta. Tem gente que é melhor deixar pra lá . E Denise Oliveira, jornalista e cantora é destas que acrescentam. E muito. Além de me apoiar no trabalho que estava fazendo me lembrou de algumas músicas dos anos 80 e 90. Perguntei a ela se lembrava de "Listen to Your Heart". Denise perguntou se era a do Roxette.

 Também amo, mas era a de uma cantora britânica chamada Sonia Evans que fez muito sucesso no final dos anos 1980. Ela cantava que "a gente não pode negar que a vida é muito curta pro adeus". E que "se a gente sempre deixa o coração controlar o que está na mente é porque tem tem medo de que este coração possa se partir..."- tudo isso num ritmo dançante, delicioso. 

E é pra levantar um pouco o astral deste início de 2022 que minha Quinta da Saudade vai dividir este hit com vocês. Tá difícil ouvir o coração neste país...




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Centenário Inezita Barroso

  Centenário - pesquisadora de nossa cultura popular, Inezita reunia gerações em seu programa exibido todos os domingos pela TV Cultura Foto: Reprodução Itaú Cultural Ontem, dia 4 de março, foi celebrado o centenário de uma mulher, que enquanto esteve aqui, neste plano, viveu por e para a música brasileira: Inezita Barroso. Conhecida como  a "D ama da Música Caipira", por trinta anos  abriu as portas de seu programa Viola, Minha Viola, exibido pela TV Cultura, para receber artistas da velha e nova geração.  Nascida Ignez Madalena Aranha de Lima no ano de 1925 na cidade de São Paulo adotou o sobrenome Barroso do marido. Foi atriz, bibliotecária, cantora, folclorista, apresentadora de rádio e TV.  Segundo a neta, Paula Maia publicou em seu Instagram, foi uma das primeiras mulheres a tirar carteira de habilitação e viajou por todo país para registrar músicas do folclore brasileiro.  Recebeu da Universidade de Lisboa o título de honoris causa em folclore e art...

Para Lô...

    No dia de hoje nem tenho o que dizer ou escrever ao certo. Só sei que aprendi essa canção de Salomão Borges Filho ainda na infância, e já me tocava o trecho em que ele cantava: " se eu morrer não chore não, é só a lua..." Sim, foi a lua. Agora sei que te encontro lá toda vez que ouvir sua obra. Achei este registro de 2023, num dia que essa música estava na minha cabeça, pedindo para ser cantada. Ao mesmo tempo um bem-te-vi no muro começou a cantar. Nem ele resistiu à beleza de "Um girassol da cor do Seu Cabelo". Vai em paz Lô... Obrigada por tanto.

Go Back 80's celebra os 40 anos do Rock Brasil

    Rock Brasil - A Go Back 80's se apresenta no Clube do Choro  de Brasília nesta terça-feira levando o rock brasileiro da década de 80 para o público brasiliense                                  Foto: Estúdio Laborphoto      A década de 1980 foi determinante para a música brasileira. Foi neste período que surgiram as bandas de rock que fizeram história e firmaram o estilo musical no nosso país. Para homenagear os 40 anos do rock brasileiro, cinco músicos se reuniram para levar o bom e velho rock para todos os cantos. Nessa terça-feira, 10 de setembro, às 20 horas, a Go Back 80's se apresenta no Clube do Choro de Brasília com o show "40 anos de Rock Brasil". "A banda Go Back está em turnê pelo centro oeste, onde trás o show "40 anos de rock Brasil uma seleção de músicas e artistas que consagraram e edificaram esses estilo musical no Brasil. Uma forma de homenagem a este ...