Pular para o conteúdo principal

Top 5 para celebrar o dia da poesia!


A poesia é uma combinação de palavras, rimas que muitas vezes tem a função de nos contar algo sob a ótica do poeta. Ela tem ainda  o intuito de nos sensibilizar, emocionar ou promover a  reflexão sobre um determinado tema.

Algumas poesias ganharam melodias e se tornaram músicas que cantamos e muitas vezes não sabemos. Aliás o compositor também é um poeta, aquele que escolhe a melhor palavra, as melhores rimas com a finalidade de trazer beleza para a vida das pessoas. Como diria "meu amor" : O poeta é a pimenta do planeta".

Vamos de Top 5 para começar a semana com música e poesia?


Sou apaixonada pela obra de Cecília Meireles. Seja pelas rimas, pelas proximidade com a natureza e a temática de sua poesia: a efemeridade das coisas. 

Fagner musicou "Motivo"...

" Eu sei que canto e a canção é tudo..."


João Cabral de Melo Neto trouxe em Morte e Vida Severina a temática da morte, do trabalho, dificuldades da vida agreste e a reforma agrária.
 Chico Buarque musicou a obra e " A morte do Lavrador" se tornou música, parte da trilha do especial exibido  pela Globo em 1981. 
Incrível como é atual...


Vinícius de Moraes teve Rosa de Hiroshima musicada por Secos e Molhados. Essa flauta dói no coração. A poesia é atemporal. 
Em tempos de guerra a rosa é sempre "estúpida, inválida"...


Pablo Neruda teve seus versos musicados pela banda texana de rock cristão Sixpence None The Richer. Sou apaixonada pela bateria que dá ritmo aos versos nesta versão abaixo. 
"Puedo Escribir" está no álbum lançado em 1997. Vai ganhar uma quinta da saudade só pra ele .



A belíssima atriz Bruna Lombardi é também uma poetisa e representa com muita delicadeza  e sensualidade o universo feminino. 
O poema "Que me venha este homem" virou música na voz de Fafá de Belém e de Amelinha. Me emociona e me arrepia...
" Que me faça de rio pra se deixar naufragar..." 






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Djavan e Eles

Pétala - dia de celebrar o cantor e compositor muso deste blog e de muitos outros poetas e escritores Foto: Tati Valente Dia de Djavanear o que há de bom. Os leitores do Falando em Sol já estão cansados de saber o apreço que tenho pela obra do alagoano Djavan Caetano Vianna, e que todo ano, esta data aqui é celebrada em forma de palavras. O que posso fazer, se Djavan "invade e fim"? Para comemorar seu 76º aniversário, selecionei cinco momentos em que ele dividiu cena com outros nomes da música popular brasileira. O resultado: um oceano de beleza. Tudo começou aqui. Este foi o meu primeiro contato com Djavan e tenho a certeza que de toda uma geração que nasceu nos anos 1980. Ele é Superfantástico! Edgard Poças...obrigada por isso... Azul é linda, amo ouvir e cantar até cansar...  Com Gal e Djavan então...o céu não perde o azul nunca... Esse vídeo foi em um Som Brasil, no ano de 1994. Desculpem, posso até parecer monotemática, mas Amor de Índio é linda. Mais linda ainda com est...

Bituca é Nosso!

Cara Academia do Grammy. Fica aqui nossa indignação pela forma como nosso Milton Nascimento foi recebido no evento de ontem. Sem mais, Tatiana Valente, editora responsável pelo Falando Em Sol.  

Centenário Inezita Barroso

  Centenário - pesquisadora de nossa cultura popular, Inezita reunia gerações em seu programa exibido todos os domingos pela TV Cultura Foto: Reprodução Itaú Cultural Ontem, dia 4 de março, foi celebrado o centenário de uma mulher, que enquanto esteve aqui, neste plano, viveu por e para a música brasileira: Inezita Barroso. Conhecida como  a "D ama da Música Caipira", por trinta anos  abriu as portas de seu programa Viola, Minha Viola, exibido pela TV Cultura, para receber artistas da velha e nova geração.  Nascida Ignez Madalena Aranha de Lima no ano de 1925 na cidade de São Paulo adotou o sobrenome Barroso do marido. Foi atriz, bibliotecária, cantora, folclorista, apresentadora de rádio e TV.  Segundo a neta, Paula Maia publicou em seu Instagram, foi uma das primeiras mulheres a tirar carteira de habilitação e viajou por todo país para registrar músicas do folclore brasileiro.  Recebeu da Universidade de Lisboa o título de honoris causa em folclore e art...