Gaúcha mas radicada no Rio de Janeiro a cantora e compositora Nina Wirtti foi considerada por Mauro Ferreira, um dos mais acreditados repórteres e críticos musicais do Brasil há mais de 30 anos, uma “ótima cantora” e que são “primorosos” seus dois primeiros discos (Joana de tal, de 2012, e Chão de caminho - voz e bandolim, de 2017, com o músico Luis Barcelos).
O repertório de Joana de tal é formado basicamente de sambas. Já em Chão de caminho, Nina e Luis Barcelos (gaúcha e gaúcho) vão do tango à toada, do bolero ao samba, de Yamandu Costa à Lupicínio Rodrigues e à peruana Chabuco Grande de La flor de la canela...
Em fevereiro de 2020, poucas semanas antes do carnaval que a pandemia impediu, Nina lançou um single – o samba Loka - em que estreou como compositora. Com a pandemia, recolheu-se à casa da família no interior do Rio Grande do Sul. E foi lá que começou a germinar Flor da Estrada, o álbum que Nina anunciou na noite de sexta-feira, 6, quando o site Benfeitoria abriu a campanha de financiamento coletivo para viabilizar a construção da obra.
A meta financeira a ser alcançada é de R$ 25.700,00. E é possível contribuir para a obra acessando www.benfeitoria.com/flordaestrada
Nina Wirtti traz em "Flor da Estrada" uma fusão entre a música urbana carioca (universo pelo qual a cantora passeia com naturalidade e personalidade) com suas raízes na cultura de fronteira tão características da sua terra natal, o Rio Grande do Sul. O trabalho propõe um olhar contemporâneo e místico para essas culturas, e a liberdade artística de um projeto coletivo e independente.
Para conduzir esse projeto tão rico, Nina conta com a produção musical dos craques: Guto Wirtti e Marcelo Costa. Guto é um músico dos mais requisitados do Brasil e desenvolve trabalhos com nomes como João Bosco, Jorge Ben Jor e Yamandu Costa. Já Marcelo atuou ao lado de nomes que vão de Norah Jones a Maria Bethânia e Caetano Veloso. É através do olhar desses dois músicos de grande talento que o repertório ganhará uma roupagem única e original.
Entre sambas, choros, guarânias e canções tradicionais, o álbum Flor da Estrada trará versões surpreendentes para obras de compositores consagrados como Pixinguinha, Cartola e João Nogueira; canções inéditas de grandes nomes da MPB, como Chico César e Socorro Lira – autores do primeiro single já lançado, DEUSA LIVRE -, Marcos Sacramento e Luís Antônio Simas; e também obras de compositores contemporâneos, como Iara Ferreira, Ian Fachin, Paulo Baiano.
O álbum também trará releituras de obras consagradas, como a guarânia ‘Meu primeiro amor’, e canções de compositores da já mencionada cultura de fronteira, como o argentino Talo Pereyra, o gaúcho Robson Barenho, e o pai de
Nina, Antonio Gringo, autor do chamamé ‘Cativeiros’ – esta faixa contará com participação especial do próprio compositor ao lado dos irmãos de Nina, Grazie e Guto Wirtti – juntos em disco pela primeira vez!
Também participarão do disco a violinista Clarissa Ferreira, o acordeonista Bebê Kramer e o bandolinista Luis Barcelos.
Convido para que confiram o canal do YouTube de Nina no qual ela apresenta a campanha de Benfeitoria de Flor da Estrada. E já adianto : ela é maravilhosa!
Comentários
Postar um comentário