" Mãe, aumenta o volume: é a música da teacher", me contou a mãe de uma aluna rindo muito.
Me senti lisonjeada. Era a minha música. Ser lembrada por ter um alto astral é mais que um elogio. Como se me falassem: você melhora o meu dia. A canção em questão era " I got you" (I feel good) de James Brown. Aliás Brown (assim como o nosso Carlinhos Brown) é tão alto astral que podia se tornar um elogio: você está tão Brown hoje - acho que vi isso em algum lugar.
E eu me sentia assim toda vez que ligava o rádio e escutava "Whoa, I feel good, I knew that I would". Em 2001 participei de um workshop de uma rede educacional de uma das escolas nas quais lecionava. Lá a coordenadora da frente de línguas sugeriu que começássemos nossas aulas com um "warm up", um aquecimento para que os alunos se sentissem inseridos na língua estrangeira.
Pensei: só pode ser essa de Brown e bolei uma coreografia fácil para que as crianças (sem traduzir) pudessem entender o significado da canção. Polegares, dança, e quando falava "I got you" apontava para eles e recebia de volta os dedinhos indicadores. Era como me respondessem: temos a você.
Mas a parte que eu mais gostava era quando a canção dizia " when I hold you in my arms".
Um abraçava o outro e quem estava na minha frente me abraçava. Era uma troca de carinho, energia muito sincera. As crianças são verdadeiras, caixinhas cheias de sentimentos. O melhor era que gostavam tanto que pediam para repetir. Imaginem vocês que dava aulas para toda a Educação Infantil de um colégio. Repetia o ritual 3 vezes em cada sala. Manhã e Tarde.
Até que um dia resolvi testar com um grupo de adultos numa escola de idiomas onde lecionava no período noturno . Eles caíram na dança e amaram. E ali entendi que todos nós temos crianças a serem despertadas. Basta a música nos tocar.
E minha Quinta da Saudade vai dividir com vocês essa
energia do cantor, dançarino, compositor, produtor e multi-instrumentista conhecido como " pai do soul", James Brown.
Garanto que vai melhorar o dia de vocês...
Comentários
Postar um comentário