Paula Tortoretti: diversidade de estilos em uma só voz
Vou fazer uma confissão aqui. Demorei um pouco para poder compreender Paula Tortoretti, a sétima participante do "Blues Dellas", evento que acontece nesta sexta-feira no Clube do Choro de Brasília. Venho acompanhando o trabalho de todas há algum tempo, ouvindo e buscando suas essências. Paula tem uma diversidade de repertório que me deixava intrigada: da nova MPB com Paulinho Moska à Nelson Gonçalves na emocionante "Naquela Mesa" de Sérgio Bittencourt. Da modernidade de Lady Gaga ao refinamento de Édith Piaf. Quem era ela?
Mas a gente sabe quem é a cantora quando ela empresta para uma música uma característica dela e transforma a canção de maneira que a gente passa a estranhar a versão original. E Paula fez isso com várias músicas, até que me fisgou completamente interpretando "Toxic", hit da cantora americana Britney Spears de uma forma que nunca ouvi nesta minha vida.
A cantora de 40 anos nascida em São Paulo teve em casa uma escola formidável: o pai era integrante de uma banda cover dos Beatles, a primeira a se apresentar na extinta TV Tupi. Assim cresceu amando o universo do rock, do jazz e do blues. Sendo que reconhece neste último estilo o que melhor destaca sua belíssima voz.
"O Blues mexe comigo, me emociona, ele é visceral. É no Blues onde minha voz mais brilha! Tenho como referências Ray Charles, BB King, Etta James, Ella Fitzgerald, Nina Simone e até dos próprios Beatles, por terem muitas músicas Rock/ Blues", conta a cantora.
Moradora de Brasília desde 2001 começou a carreira musical doze anos depois se apresentando em casamentos e logo em seguida integrou as bandas "Blues Audiocarbono", "We Got The Jazz" e "Cabernet Blues".
Paula que toca teclado e violão é também compositora e como intérprete não sofreu nenhum tipo de preconceito no meio artístico. Para a noite de sexta escolheu representar e homenagear Liniker, cantora Trans que exala emoção e representa a luta pelo fim da discriminação.
" Sou apaixonada pelo 'Blues Dellas', primeiro por unir cantoras talentosas de Brasília, cada uma com sua personalidade e estilo próprios, segundo por promover o Blues e as Divas do Blues. Eu nessa edição resolvi homenagear uma cantora Trans, a Liniker! Será emocionante!", comemora.
Para começar a semana embalada e no clima do evento de sexta vou compartilhar com vocês a releitura que Paula Tortoretti fez para "Toxic", mundialmente conhecida na voz de Britney Spears. Eu sou mais a nossa brasileira...
Cantora maravilhosa, dona de um estilo de cantar e uma beleza singular!! A cena de Brasília só tem a ganhar com uma musa dessas!!!
ResponderExcluir