Pular para o conteúdo principal

A versatilidade do piano de Juliana Rodrigues


 De Mogi para o mundo- Juliana Rodrigues mostra ao mundo sua arte
Foto: Sueliton Lima


Pianista, compositora e integrante de uma rede de mulheres atuantes na arte, Juliana Rodrigues não para. Além de dar aulas de piano, ela toca solo, comanda o Juliana Rodrigues Trio, com Abner Paul e João Benjamin, faz parte do grupo Dona da Rua, formado exclusivamente por mulheres, e ainda participa de outros projetos. Conheça, a seguir, a trajetória da artista.

Com uma família que sempre cantou e tocou instrumentos em casa, Juliana Rodrigues se vê como musicista desde cedo. Já aos sete anos começou a fazer aulas particulares de piano – e não parou mais. Estudou no Conservatório Musical Souza Lima, na Escola de Música do Estado de São Paulo (Emesp) e no Newpark Music Centre, na Irlanda. Construiu uma carreira com sonoridade que foge do padrão.

Após nove anos de aprendizados com a professora Helenice Massaro Duque em sua cidade natal, Mogi das Cruzes/SP, a artista passou a estudar em São Paulo. Ela fez uma prova e conseguiu bolsa no Conservatório Souza Lima, onde, aos 16 anos, começou a se aprofundar em piano popular e harmonia.

Com as experiências teóricas no currículo, ela precisava da prática. E então começou a experimentar improvisações, participou de algumas apresentações em banda. E permaneceu no Souza Lima, agora como aluna do curso superior.Dois anos depois foi estudar composição na Emesp, fez aulas com André Marques, pianista de jazz que trabalha com o grupo Hermeto Pascoal, e passou a lecionar.

Em 2012 Juliana deu um novo passo ao continuar a graduação em Música no Newpark Music Centre, na Irlanda. Mais tarde, estudou com a pianista e compositora Silvia Goes. 

Hoje, além dos projetos próprios, a artista também participa do Suka Figueiredo Collective, composto exclusivamente por mulheres e idealizado pela saxofonista, compositora e produtora musical Suka Figueiredo. Com este grupo, excursionou por São Paulo com shows que fazem homenagem à obra de Moacir Santos.  Juliana também integra o quarteto ‘Ellas’, formado por mulheres que tocam clássicos do jazz e soul, e hoje, além de tocar, segue ensinando pessoas a tocar piano tanto presencial como virtualmente. Além da atuação em diferentes grupos e coletivos, Juliana tem uma série de apresentações de piano solo. Algumas delas estão disponíveis no YouTube da artista, que planeja lançar um disco neste modelo no futuro.

Na formação Juliana Rodrigues Trio, a pianista se junta a  João Benjamin e Abner Paul, com quem 2017 lançou o primeiro disco da carreira, ‘Mnemosine’. Nos anos seguintes o trio esteve em turnê em diferentes palcos, como o ‘Instrumental Sesc Brasil’ e também o ‘Festival Internacional Jazz al Este’, realizado no Paraguai. Idealizado e coordenado por Juliana, o segundo álbum do trio, ‘Vive’, já está disponível nas plataformas digitais (Youtube, Spotify, Deezer, Apple Music, Amazon Music, Napster e Tidal). Neste trabalho, piano, bateria e baixo se unem em uma experiência evidentemente instrumental, mas com muitas falas, com muitas palavras que valorizam o improviso, que mostram a alma e promovem celebração à vida, seus sabores e dissabores.

 “Desde que comecei a tocar piano tenho o sonho de conseguir sentar e tocar simplesmente, de tê-lo como uma ferramenta para me expressar livremente tal qual a fala, sem precisar planejar o que direi através dele. ‘Vive’ me trouxe essa realização”, conta ela, sobre esta produção.

Juliana Rodrigues faz parte  também de uma rede de mulheres atuantes na arte, principalmente na música. Um dos destaques desta rede é o grupo ‘Dona da Rua’, com Lívia Barros e Helô Ferreira. Juntas, elas fazem revolução a partir do samba e promovem, por meio da música, discussão sobre gênero, diversidade e protagonismo de mulheres. 

Formado apenas por mulheres, o trio nasceu de uma roda de samba e hoje coordena o Samba das Mulheres, além de estar em fase de finalização do primeiro álbum de canções autorais. Os singles já estão disponíveis no YouTube e também nas plataformas digitais (Spotify). Além disso, elas também estão no Globoplay, já que gravaram recentemente para o programa Trace Trends, do Multishow, junto à cantora Marvvila, que é uma das mais novas revelações/sensações do pagode.

E para começar a semana bem meu convite é para que conheçam Blanco Y Negro com o Juliana Rodrigues Trio.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Para Lô...

    No dia de hoje nem tenho o que dizer ou escrever ao certo. Só sei que aprendi essa canção de Salomão Borges Filho ainda na infância, e já me tocava o trecho em que ele cantava: " se eu morrer não chore não, é só a lua..." Sim, foi a lua. Agora sei que te encontro lá toda vez que ouvir sua obra. Achei este registro de 2023, num dia que essa música estava na minha cabeça, pedindo para ser cantada. Ao mesmo tempo um bem-te-vi no muro começou a cantar. Nem ele resistiu à beleza de "Um girassol da cor do Seu Cabelo". Vai em paz Lô... Obrigada por tanto.

Go Back 80's celebra os 40 anos do Rock Brasil

    Rock Brasil - A Go Back 80's se apresenta no Clube do Choro  de Brasília nesta terça-feira levando o rock brasileiro da década de 80 para o público brasiliense                                  Foto: Estúdio Laborphoto      A década de 1980 foi determinante para a música brasileira. Foi neste período que surgiram as bandas de rock que fizeram história e firmaram o estilo musical no nosso país. Para homenagear os 40 anos do rock brasileiro, cinco músicos se reuniram para levar o bom e velho rock para todos os cantos. Nessa terça-feira, 10 de setembro, às 20 horas, a Go Back 80's se apresenta no Clube do Choro de Brasília com o show "40 anos de Rock Brasil". "A banda Go Back está em turnê pelo centro oeste, onde trás o show "40 anos de rock Brasil uma seleção de músicas e artistas que consagraram e edificaram esses estilo musical no Brasil. Uma forma de homenagem a este ...

Quinta da Saudade : "Chora, Coração..."

  Wando - a canção do passarinho que fez chorar muitos corações Foto: Tatiana Valente Mês das crianças. Olhando minhas fotos constato o quanto fui feliz, numa infância com trilha sonora. E me lembro de muitas canções das quais você,que me acompanha aqui, já sabe que são parte da minha infinita trilha de vida. Mas tem uma pela qual tenho carinho enorme e rendeu uma história que amo lembrar. Do cantor e compositor Wando em parceria com Pedro Fernando de Melo Medeiros, " Chora, Coração" fez um enorme sucesso no ano de 1985, tema de Lucinha Lins em Roque Santeiro. Já deve estar aí pensando...como assim? Wando, pra uma criança? Bem, passava o ano aguardando minhas férias de junho e de janeiro. O destino era a casa da minha avó, um sítio em Cruzeiro. Lá vivia um primo, mais novo que eu uns dois anos. Ele era pequenino, miúdo e tinha uma voz muito aguda. Vivia cantarolando e não deixava ninguém cantar a música do Wando. Essa era dele. Nos dávamos muito bem, tirando as vezes em que ...