Pular para o conteúdo principal

Quinta da Saudade: quando Dom Pedro "roubou" meu coração...

Galã- o Imperador que roubou meu coração
Foto: Memória Globo

Dom Pedro Pasquim e eu
Foto: Vera Alcântara


Em 2002 a Rede Globo lançou a minissérie " O Quinto dos Infernos", uma comédia sobre a vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil. Escrita por Carlos Lombardi (a quem admiro pelos diálogos rápidos, cheios de humor e ironia) foi estrelada pelos galãs Humberto Martins e Marcos Pasquim que interpretava  Dom Pedro I.
Tá. Vamos combinar que foram "beeeem" generosos com a escolha do ator porque sabemos bem que o imperador não era bonitão. Assim como sabemos que as roupas pomposas das pinturas não eram reais, e que toda aquela cena heroica nas margens do rio Ipiranga é ficção. Na verdade ele estava com uma dor de barriga sem fim e -leiam com o sotaque dos portugueses- "todo borrado".
Mas a "fábrica de sonhos" caprichou no elenco e nos trajes. E eu jovem me apaixonei por Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon "Pasquim". A música tema dele era maravilhosa: "September" da Earth, Wind &  Fire. 
Não perdia um capítulo e vou confessar para vocês adoraria ter interpretado a personagem de Luana Piovani- Domitila de Castro - viveu com ele um tórrido romance ao som de "Só Louco" de Dorival Caymmi interpretada por Gal Costa.  A trilha trazia ainda Ney Matogrosso, Elis Regina, Cassiano, Lisa Standfield.
No mês de maio daquele ano o Mogi Shopping em comemoração ao dia das mães fez uma série de talk shows na praça de eventos. Quem fizesse compras num valor determinado ganharia um ingresso para assistir de pertinho. Minha mãe ganhou e quem era a atração?
Ele, meu Dom Pedro. Minha irmã se animou e nossa mãe usou da sabedoria para definir: um sorteio.  Eu ganhei. Mas ver a cara de decepção de minha irmã mexeu comigo. 
" Vamos fazer o seguinte: você vai junto. Se não entrar, eu também não entro e assistimos de fora."
No dia pegamos carona com minha amiga Ana - que também tinha o ingresso. Coloquei uma calça xadrez e uma bata preta. Muito magra ficava segurando a calça para não cair. Quando chegamos abracei minha irmã, entreguei o ingresso para o segurança, dei um sorrisão e disse : ela está comigo.
Entramos. Pasquim chegou e a mulherada gritava desesperadamente. Eu ali, estática pensando: "ah Dom Pedro..."
No meio da entrevista ele declarou ter trabalhado como modelo. A jornalista pediu que ensinasse a uma menina da plateia como desfilar. Foi uma confusão e minha amiga me deu um beliscão dizendo: "vai sua lerda".
Eu, marrenta disse: "até parece" e me levantei para arrumar a calça que caía e deixava minha calcinha à mostra.
"Você, venha aqui", disse a entrevistadora.
Incrédula caminhei até o tablado e o ator pediu para que eu desfilasse. Sou desengonçada por natureza. Estava cheio de alunos meus na plateia e eles gritavam: "teacher". 
Acenei para eles. Pasquim me corrigiu e desfilou para que eu aprendesse. Na segunda tentativa caprichei. Não era nenhuma beldade, nem tão linda quanto as atrizes globais. Mas tinha lá meu charme de mogiana. Desfilei com jogada de pernas (isso eu sempre tive) e quando me virei o vi agachado, com a mão no queixo me olhando como se eu fosse a mulher mais linda deste mundo- ator né gente?. 
Abusada que era  olhei pra ele e disse : "e aí?"
Ele se levantou e me deu um super abraço. Como era cheiroso. Foi uma gritaria. Saí de lá em estado de graça e quando chegamos em casa ao contar a aventura pra minha mãe ouvi de volta: "foi o presente que você ganhou por ter tido um bom coração e levado tua irmã com você."
Por falar em coração, o Dom Pedro de verdade não gostaria muito do que andam fazendo com o dele. Acho que os portugueses também não gostaram do discurso feito em homenagem ao órgão...
Mas como o Brasil parece ser "desgovernado" por "Maria, a louca" minha quinta da saudade lembrará da  música tema da rainha na série...
"Pata a Pata" da cantora, compositora, atriz, embaixadora da boa vontade da ONU e ativista pelos direitos humanos e contra o apartheid sul-africana Miriam Makeba.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Para Lô...

    No dia de hoje nem tenho o que dizer ou escrever ao certo. Só sei que aprendi essa canção de Salomão Borges Filho ainda na infância, e já me tocava o trecho em que ele cantava: " se eu morrer não chore não, é só a lua..." Sim, foi a lua. Agora sei que te encontro lá toda vez que ouvir sua obra. Achei este registro de 2023, num dia que essa música estava na minha cabeça, pedindo para ser cantada. Ao mesmo tempo um bem-te-vi no muro começou a cantar. Nem ele resistiu à beleza de "Um girassol da cor do Seu Cabelo". Vai em paz Lô... Obrigada por tanto.

Go Back 80's celebra os 40 anos do Rock Brasil

    Rock Brasil - A Go Back 80's se apresenta no Clube do Choro  de Brasília nesta terça-feira levando o rock brasileiro da década de 80 para o público brasiliense                                  Foto: Estúdio Laborphoto      A década de 1980 foi determinante para a música brasileira. Foi neste período que surgiram as bandas de rock que fizeram história e firmaram o estilo musical no nosso país. Para homenagear os 40 anos do rock brasileiro, cinco músicos se reuniram para levar o bom e velho rock para todos os cantos. Nessa terça-feira, 10 de setembro, às 20 horas, a Go Back 80's se apresenta no Clube do Choro de Brasília com o show "40 anos de Rock Brasil". "A banda Go Back está em turnê pelo centro oeste, onde trás o show "40 anos de rock Brasil uma seleção de músicas e artistas que consagraram e edificaram esses estilo musical no Brasil. Uma forma de homenagem a este ...

Quinta da Saudade : "Chora, Coração..."

  Wando - a canção do passarinho que fez chorar muitos corações Foto: Tatiana Valente Mês das crianças. Olhando minhas fotos constato o quanto fui feliz, numa infância com trilha sonora. E me lembro de muitas canções das quais você,que me acompanha aqui, já sabe que são parte da minha infinita trilha de vida. Mas tem uma pela qual tenho carinho enorme e rendeu uma história que amo lembrar. Do cantor e compositor Wando em parceria com Pedro Fernando de Melo Medeiros, " Chora, Coração" fez um enorme sucesso no ano de 1985, tema de Lucinha Lins em Roque Santeiro. Já deve estar aí pensando...como assim? Wando, pra uma criança? Bem, passava o ano aguardando minhas férias de junho e de janeiro. O destino era a casa da minha avó, um sítio em Cruzeiro. Lá vivia um primo, mais novo que eu uns dois anos. Ele era pequenino, miúdo e tinha uma voz muito aguda. Vivia cantarolando e não deixava ninguém cantar a música do Wando. Essa era dele. Nos dávamos muito bem, tirando as vezes em que ...