Pular para o conteúdo principal

Quinteto de clarinetes "Sujeito a Guincho" abre a 2ª Mostra de Música de Câmara de Mogi





Fomento Cultural - Primeiro de quatro concertos viabilizados com recursos da Lei de Incentivo à Cultura de Mogi das Cruzes (LIC) será na próxima terça-feira (28), no Teatro Vasques
Foto: Allana Morais 

 

Viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura de Mogi das Cruzes (LIC), com o patrocínio da Nachi, a segunda edição da Mostra de Música de Câmara da cidade oferece quatro concertos gratuitos ao público entre agosto e outubro. O primeiro evento, com a participação do quinteto de clarinetes ‘Sujeito a Guincho’, será a partir das 20h00 da próxima terça-feira (23), no Teatro Vasques.

A ação tem o objetivo, como conta o maestro e curador da mostra, Allan Caetano, de estabelecer um intercâmbio cultural, trazendo para se apresentar em solo mogiano artistas de outros endereços. Ao mesmo tempo, ele espera fomentar e difundir a música de câmara por aqui, incentivando a criação de novos grupos e estimulando a atenção aos já existentes.

Para tanto, nada melhor do que a participação do ‘Sujeito a Guincho’ logo no primeiro concerto. Formado em 1991 por alguns dos principais clarinetistas de São Paulo, este grupo mostra “a riqueza de timbre, expressividade e versatilidade da clarineta através de obras originais ou adaptadas”.


Além das premiações no Concurso Sul América, Prêmio Eldorado de Música, Funarte e outras instituições, o ‘Sujeito a Guincho’ tem discos autorais lançados que estão disponíveis nas plataformas digitais. Além disso, o grupo que vem a Mogi pela primeira vez coleciona apresentações nos principais palcos do Brasil, como no Instrumental Sesc, com artistas renomados como Mônica Salmaso e também em outros países, como Estados Unidos e Rússia.


No Teatro Vasques, o público ouvirá, a partir dos instrumentos tocados por Sergio Burgani, Luca Raele, Luis Afonso Montanha, Nivaldo Orsi e Edmilson Nery, um repertório eclético, com composições clássicas e modernas, de grandes nomes internacionais e brasileiros, e também músicas autorais.


O programa começa com ‘Una pastorale per il Santissimo Natale Op.8, Nº 6’  (G.Torelli – Arr. Diogo Maia) e tem também ‘Choros nº 1 -  H. Villa-Lobos’ (Arr. Diogo Maia), ‘Ouro sobre azul’ (E. Nazareth – Arr. Luca Raele), ‘Stretch Blue’ (Luca Raele), ‘Serenade nº 10, K. 361/370ª’ (Adagio – W.A.Mozart – Transc. Luca Raele), ‘Remexendo’ (Radamés Gnattali – Arr. Aldevino Brandemburgo), ‘Sim Não Porque’ (Luca Raele), ‘Choro Negro’ (Paulinho da Viola – Arr. Nelson Ayres), ‘Chiclete com Banana’ (Gordurinha – Arr. Mauricio Carrilho) e ‘Send in the Clowns’ Stephen Sondheim - Arr. Gareth Brady).

 

História 

A primeira edição da Mostra de Música de Câmara foi contemplada pelo Programa de Programa de Fomento à Arte e Cultura de Mogi das Cruzes (Profac), e promoveu a realização de cinco concertos com formações distintas: o quarteto tradicional de cordas ‘Iapó’, que tocava músicas brasileiras, o quinteto de sopros ‘Ventos do Itapety’, com membros da Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes, o quarteto de trompas ‘Trompeando’, o quinteto de metais ‘Brassuka’ e também o quarteto de flauta doce ‘Quinta Essentia’. Dadas as incertezas trazidas pela pandemia de Covid-19, para a sequência a intenção do organizador era realizar um programa exclusivamente virtual. Mas, como os palcos presenciais voltaram a ser uma opção, a 2ª Mostra poderá, mais uma vez, encantar o público com o contato próximo entre instrumentistas e plateia.

 

Futuro

Já estão definidas as próximas atrações da 2ª edição da Mostra de Música de Câmara de Mogi das Cruzes. No segundo concerto, enquanto o grupo ‘Trompeando’ fará a abertura, o quinteto de metais ‘Brassuka’ apresentará repertório especial e inédito, formado somente por músicas assinadas por compositores negros. Já no terceiro concerto, o grupo vocal da Ocupação Cultural Jeholu, e no último, para encerrar com chave de ouro, a cidade recebe um grupo muito tradicional do país, o ‘Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo’.

Todas as apresentações serão realizadas no Teatro Vasques, em datas e horários que serão divulgados em breve. Para acompanhar, fique ligado nas redes sociais da Mostra de Música de Câmara.

 

 

Serviço

 1º Concerto – Mostra de Música de Câmara de Mogi das Cruzes

23/08/2022 (Terça-Feira), a partir das 20h00

 Teatro Vasques (Rua Dr. Corrêa, 515 – Centro – Mogi das Cruzes)

Evento  Gratuito (retirar ingressos com uma hora de antecedência na bilheteria do Teatro Vasques)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Centenário Inezita Barroso

  Centenário - pesquisadora de nossa cultura popular, Inezita reunia gerações em seu programa exibido todos os domingos pela TV Cultura Foto: Reprodução Itaú Cultural Ontem, dia 4 de março, foi celebrado o centenário de uma mulher, que enquanto esteve aqui, neste plano, viveu por e para a música brasileira: Inezita Barroso. Conhecida como  a "D ama da Música Caipira", por trinta anos  abriu as portas de seu programa Viola, Minha Viola, exibido pela TV Cultura, para receber artistas da velha e nova geração.  Nascida Ignez Madalena Aranha de Lima no ano de 1925 na cidade de São Paulo adotou o sobrenome Barroso do marido. Foi atriz, bibliotecária, cantora, folclorista, apresentadora de rádio e TV.  Segundo a neta, Paula Maia publicou em seu Instagram, foi uma das primeiras mulheres a tirar carteira de habilitação e viajou por todo país para registrar músicas do folclore brasileiro.  Recebeu da Universidade de Lisboa o título de honoris causa em folclore e art...

Para Lô...

    No dia de hoje nem tenho o que dizer ou escrever ao certo. Só sei que aprendi essa canção de Salomão Borges Filho ainda na infância, e já me tocava o trecho em que ele cantava: " se eu morrer não chore não, é só a lua..." Sim, foi a lua. Agora sei que te encontro lá toda vez que ouvir sua obra. Achei este registro de 2023, num dia que essa música estava na minha cabeça, pedindo para ser cantada. Ao mesmo tempo um bem-te-vi no muro começou a cantar. Nem ele resistiu à beleza de "Um girassol da cor do Seu Cabelo". Vai em paz Lô... Obrigada por tanto.

Go Back 80's celebra os 40 anos do Rock Brasil

    Rock Brasil - A Go Back 80's se apresenta no Clube do Choro  de Brasília nesta terça-feira levando o rock brasileiro da década de 80 para o público brasiliense                                  Foto: Estúdio Laborphoto      A década de 1980 foi determinante para a música brasileira. Foi neste período que surgiram as bandas de rock que fizeram história e firmaram o estilo musical no nosso país. Para homenagear os 40 anos do rock brasileiro, cinco músicos se reuniram para levar o bom e velho rock para todos os cantos. Nessa terça-feira, 10 de setembro, às 20 horas, a Go Back 80's se apresenta no Clube do Choro de Brasília com o show "40 anos de Rock Brasil". "A banda Go Back está em turnê pelo centro oeste, onde trás o show "40 anos de rock Brasil uma seleção de músicas e artistas que consagraram e edificaram esses estilo musical no Brasil. Uma forma de homenagem a este ...