Pular para o conteúdo principal

Concerto celebra aulas de músicas no CEU das Artes Vila Nova União




                    Celebração -   Orquestra Concertare apresentará repertório variado no próximo dia 9 de setembro, quando terão início as aulas de violino, violoncelo e violas
Foto: Divulgação


Com um concerto especial, no próximo dia 9 de setembro a Orquestra de Cordas Concertare dará início a um projeto que oferecerá ensino gratuito de música por meio de instrumentos de cordas para 80 crianças e jovens que frequentam o CEU das Artes (Centro de Artes e Esportes Unificado) Vila Nova União, em Mogi das Cruzes.As aulas serão realizadas desde o início deste dia, na sede do CEU das Artes, ao número 1175 da avenida Aurora Ariza Meloni. Serão, ao todo, quatro turmas de violino, duas de violoncelo e duas de violas. 

Para celebrar o início das atividades, que foram premiadas no programa de Ação Cultural (ProAC), do Governo do Estado, ficando na 10ª colocação entre mais de 1150 projetos inscritos na modalidade “Música”, haverá um concerto aberto ao público às 19 horas, no auditório do local, com a participação do quarteto de cordas formado por professores.

“No repertório, vamos misturar um pouquinho. Teremos músicas clássicas, tradicionais, e também de uma coleção com canções folclóricas brasileiras. Depois, vamos colocar um pouquinho de música pop, com nomes como Lady Gaga e Camila Cabello. E ainda teremos temas de filmes, como ‘Piratas do Caribe’, ‘Jurassic Park’, ‘Vingadores’, ‘A Pequena Sereia’ e outros infantis”, conta a responsável pelo projeto, a violinista mogiana Raquel Dias.

Artista, instrumentista e professora, Raquel esteve à frente da coordenação do núcleo de cordas da Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes entre 2003 e 2014, tempo em que deu uma pausa em sua carreira musical para dedicar-se à maternidade.

O projeto foi escrito em homenagem a ela pelo marido e também produtor cultural e regente, Allan Caetano. 

“Eu coloquei no papel o que sempre tive oportunidade de acompanhar nos trabalhos dela. Com a formação desse projeto teremos mais uma importante ferramenta de transformação social, de atuar na prevenção para crianças e jovens que vivem em condições de vulnerabilidade social. Esse é apenas um projeto piloto que necessita de uma ampliação para outros bairros de nossa cidade”, finaliza o idealizador, que convida não apenas para o primeiro concerto como também para outros três que serão realizados em breve.


A última das apresentações, aliás, terá a participação de todos os alunos e alunas. O calendário será divulgado em breve. O projeto da Orquestra de Cordas Concertare será viabilizado por meio da parceria entre a “Concertare Produções Artísticas”, empresa que inscreveu o projeto no ProAC, do Instituto Sementinha, da Secretaria Municipal de Assistência Social e do CEU das Artes Nova União.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bituca é Nosso!

Cara Academia do Grammy. Fica aqui nossa indignação pela forma como nosso Milton Nascimento foi recebido no evento de ontem. Sem mais, Tatiana Valente, editora responsável pelo Falando Em Sol.  

Djavan e Eles

Pétala - dia de celebrar o cantor e compositor muso deste blog e de muitos outros poetas e escritores Foto: Tati Valente Dia de Djavanear o que há de bom. Os leitores do Falando em Sol já estão cansados de saber o apreço que tenho pela obra do alagoano Djavan Caetano Vianna, e que todo ano, esta data aqui é celebrada em forma de palavras. O que posso fazer, se Djavan "invade e fim"? Para comemorar seu 76º aniversário, selecionei cinco momentos em que ele dividiu cena com outros nomes da música popular brasileira. O resultado: um oceano de beleza. Tudo começou aqui. Este foi o meu primeiro contato com Djavan e tenho a certeza que de toda uma geração que nasceu nos anos 1980. Ele é Superfantástico! Edgard Poças...obrigada por isso... Azul é linda, amo ouvir e cantar até cansar...  Com Gal e Djavan então...o céu não perde o azul nunca... Esse vídeo foi em um Som Brasil, no ano de 1994. Desculpem, posso até parecer monotemática, mas Amor de Índio é linda. Mais linda ainda com est...

Centenário Inezita Barroso

  Centenário - pesquisadora de nossa cultura popular, Inezita reunia gerações em seu programa exibido todos os domingos pela TV Cultura Foto: Reprodução Itaú Cultural Ontem, dia 4 de março, foi celebrado o centenário de uma mulher, que enquanto esteve aqui, neste plano, viveu por e para a música brasileira: Inezita Barroso. Conhecida como  a "D ama da Música Caipira", por trinta anos  abriu as portas de seu programa Viola, Minha Viola, exibido pela TV Cultura, para receber artistas da velha e nova geração.  Nascida Ignez Madalena Aranha de Lima no ano de 1925 na cidade de São Paulo adotou o sobrenome Barroso do marido. Foi atriz, bibliotecária, cantora, folclorista, apresentadora de rádio e TV.  Segundo a neta, Paula Maia publicou em seu Instagram, foi uma das primeiras mulheres a tirar carteira de habilitação e viajou por todo país para registrar músicas do folclore brasileiro.  Recebeu da Universidade de Lisboa o título de honoris causa em folclore e art...