Pular para o conteúdo principal

O rock profético da Outros Oitos




Outros Oitos - rock com críticas sociais e mensagens de paz
Foto: Bruno Cunha


Quinta-feira, 8 de setembro de 2022.

Oito. Número que em Atenas na Grécia era considerado sagrado e consagrado a Poseidón, rei dos mares, por ser o primeiro cubo de um número par e o dobro do primeiro quadrado, simbolizando a natureza firme e constante do poderoso deus. Na China dizem ser número da sorte. Se deitado significa infinito, o mais puro conceito da eternidade.

E foi inspirado num texto do jornalista José Roberto Torero que contava como os anos terminados em oito foram especiais para a humanidade que os integrantes da Outros Oitos se inspiraram. A banda de rock atualmente formada por Rogério Pereira (vilão, guitarras e vocal); Tiago Enéas (guitarra); Jefferson Morgado (vocais e baixo) e Fabrisio Ribeiro (bateria) teve início do ano 2000 na cidade de Taubaté, no Vale do Paraíba em São Paulo.

Se conheceram no ambiente de trabalho : funcionários da Ford aproveitavam os intervalos para conversar e assim dividir suas paixões e gostos musicais . Traziam nas memórias afetivas referências do rock nacional como Legião Urbana, Raul Seixas e música caipira . Foi então quando a banda teve início e após participar de um Festival em São Paulo se empenhou para gravar o primeiro CD lançado em 2008 que traz na capa a seguinte mensagem: 100% independente . 

O álbum "Céu Suburbano" traz em suas letras reflexões, e críticas contra o autoritarismo e em favor das minorias.  Em " Nuvem Vermelha"  o compositor Jefferson Morgado fala sobre o ceticismo perante à violência- " Enfrente, não finja que não está vendo/ O homem cético, branco e covarde se reduz a um simples e único alvo. Só o amor pode nos libertar".

Segundo Morgado as letras são escritas como se devesse compartilhar uma mensagem, uma profecia. E coincidência ou não, na letra de "Vale da Guerra" (2008) fala sobre uma cruel pandemia, disseminada pela ignorância- " Não é fácil controlar a pandemia que chegou/ Com a sensação de um condenado/ Revolta e lamentação/ Não temos a certeza de uma vida/ Mestrados em não aprender a educação aqui é uma ameaça".

E foi a pandemia do Coronavírus que paralisou as atividades da banda que se apresentava na região fazendo covers da Legião Urbana e músicas autorais. Com outras profissões, o sonho foi estagnado e sofreram a perda de muitos amigos e familiares.

" Perdemos muitos familiares, ficamos sem tocar nos bares e agora finalmente conseguimos nos reunir e finalizar as músicas que começamos há 3 anos", adianta Tiago Enéas.

O lançamento está previsto para este ano ainda. Enquanto não conhecemos as próximas profecias da Outros Oito como hoje é dia de #tbt e dia de matar saudades divido com vocês o belíssimo videoclipe de  "Em nome do Filho", do álbum "O Culto", lançado em 2016. Se inscrevam no canal e conheçam o trabalho da banda taubateana nos streamings e nas redes sociais.

Facebook Outros Oitos

Instagram: @outrosoitos

www.outrosoitos.com.br


@



Comentários

  1. Matéria maravilhosa que resume a trajetória dessa banda que tem tanto a agregar para nosso vale do Paraíba e Brasil.. parabéns e viva Outros Oitos .. sou Fã

    ResponderExcluir
  2. Outros Oitos sempre 🤘🏻

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Quinta da Saudade : Barracão de Zinco

Véspera de Natal e dia da famosa quinta da saudade. E a data esse ano pede (deveria pedir sempre) reflexões sobre nossas atitudes e o que podemos fazer para melhorar, evoluir. Especialmente num ano de tantas perdas, em que muitas vezes tivemos de abrir mão de estar com quem amamos para preservá-los.  E Natal para mim, desde a infância teve uma atmosfera mágica : desde o decorar a casa, até acreditar no Papai Noel e esperar pela meia-noite sempre foi muito aguardado, e ainda é. Mas o papo aqui é música, e vou contar a história de uma serenata que me lembro ter participado ainda criança (década de 80)  lá no bairro do Embaú, em Cachoeira Paulista, no Vale do Paraíba. Todos os anos nos reuníamos entre familiares e amigos e o samba era o ritmo que fazia a trilha sonora das festas. Ali tocavam Fundo de Quintal, Zeca Pagodinho, Originais do Samba, Beth Carvalho, Clara Nunes, Almir Guineto, Martinho da Vila e assim a noite corria. Uma tia avó, chamada Cândida (Vó Dolinha para nós), gostava mu

Black Jack celebra o amor em forma de rock'n'roll

Black Jack - banda taubateana conquista fãs no Vale do Paraíba e anuncia o lançamento do videoclipe do single "Celebrate Love" para setembro  Foto: Ian Luz Guitarras e bateria anunciam o fim de uma era de intolerância. Hora de praticar o bem ao próximo e quebrar o ciclo de vingança e de ódio. Um chamado para os fãs do bom e velho rock and roll . Este é o tema de "Celebrate Love", música da banda taubateana Black Jack, lançada no dia 13 de julho, Dia Mundial do Rock. Em setembro - próximo mês - será lançado o videoclipe da canção,  o single pode ser encontrado  em todas as plataformas digitais. A história do grupo começou em 2009, na cidade de Taubaté, no Vale do Paraíba, quando cinco amigos, todos com catorze anos, estudantes da escola Balbi- Unitau se reuniram e resolveram fazer um som. Desde então a banda passou por algumas mudanças e  atualmente, apenas dois integrantes originais ainda continuam na banda, Caio Augusto Rossetti  (baterista e backing vocal) e John

Entrevista: A Dança existencial de Sterce

  Fusão - Misturando Indie, Synth Pop e Alternative, cantora paulistana celebra o lançamento de seu terceiro single Foto: Divulgação A cidade de São Paulo ao anoitecer é um espetáculo para quem gosta de observá-la. Uma mistura de ritmos e luzes, com os sons dos carros e as iluminações dos prédios. E é da capital que nasceu Isabella Sterce, cantora e compositora que adotou o sobrenome como nome artístico. A artista de 21 anos busca por meio de sua música toda inquietação da juventude, trazendo à tona temáticas como sonhos, brevidade da vida e emoções diversas, abordando tudo o que não se vê mas se sente, misturando sonoridades e letras vezes melancólicas, vezes nostálgicas. Hoje a cantora lança "A Dança" seu terceiro single em todos os streamings, uma música que fala sobre a vulnerabilidade de existir em meio ao caos e sobre encarar a jornada da vida como se esta fosse uma coreografia a ser desenvolvida. Além do single entra no ar o videoclipe que pode ser conferido no canal