Foto: Tatiana Valente
Amava desafios e topei contar a trajetória da escola pela qual tinha um carinho imenso: me acolheu como aluna, como professora, e tinha uma preocupação além da sala de aula- de formar cidadãos atuantes, prontos para questionar e modificar pro bem o ambiente onde viviam.
Fui atrás de ex-alunos de sucesso: um advogado, um professor universitário e uma bailarina que fez parte do ballet Stagium.
Na época fazer um vídeo desses não era tão fácil, não tínhamos toda tecnologia. Contei com a ajuda de profissionais da universidade da qual meu colégio fazia parte : um editor de imagens e um câmera que também trabalhava na rede Record.
Era mês de julho, o frio cortava o rosto e durante 2 semanas viajei diariamente de Mogi para São Paulo para poder realizar o trabalho. Até num dia de externas vi no roteiro a necessidade de colocar uma imagem aérea de Mogi das Cruzes, uma vez que contava que a escola estava localizada no município.
Me lembrei de um lugar que tinha ido ainda na infância: o Pico do Urubu. Localizado a 1160 metros de altura o local é visitado por todos que querem ter a sensação de estar nas nuvens. De lá via minha Mogi querida com uma vista de 360º. Muitos que gostam de esportes radicais vão até o local para voar de paraglider ou asa delta.
Levei o motorista da universidade e o câmera para a aventura de subir pela estrada da Cruz do Século. Como reclamaram...
A estrada de pedra é sinuosa e cheia de árvores que fazem no caminho uma moldura iluminada pela luz do sol. Eu estava em casa. Eles não. Depois de 10 minutos estávamos no ponto mais alto da cidade.
" E não é que a menina estava certa. Olha essa visão. São as imagens mais lindas que já capturei", se emocionou o câmera.
Naquele dia o céu estava num azul de doer os olhos (Mogi normalmente é cinzenta). E as nuvens branquinhas num formato de algodão pareciam estar acima de nossas cabeças. Ali em cima em silêncio- enquanto os dois procuravam São Paulo e adjacências eu agradecia pelo lugar onde nasci e me criei. Cidade que valoriza a arte, a história e sua cultura. Aconselho a todos que passarem pelo município que visitem o local. É incrível experimentar a sensação de "voar sem asa".
E por isso que hoje, dia em que Mogi das Cruzes comemora 462 anos eu quero dividir com vocês
" Pico do Urubu", canção do compositor e cantor Rui Ponciano.
*Neste show participa o músico Daniel Trettel que nos deixou semana passada.
Voa Daniel, agora tem asas.
Comentários
Postar um comentário