Hoje é dia de celebrar esse compositor, cantor maravilhoso que amo desde a infância. E isso eu já contei aqui. De pensar que uma vez quase cantei com ele, mas o quase não deixou, um dia conto essa história...
Nascido em Maceió, Djavan Caetano Vianna fez e faz a trilha sonora de muitas vidas misturando música flamenca, jazz, blues, samba com letras maravilhosas. Para a sexta ser "iluminada" e comemorar seu dia escolhi 10 das minhas muitas favoritas - e garanto tem mais que dez. E antes que alguém me pergunte onde estão "Se" ou " Samurai", respondo: estão aqui, em outros posts do Falando em Sol.
Vamos começar pelas românticas. "Oceano" é linda. Tema de Malu Mader e Taumaturgo Ferreira em Top Model, exibida pela Rede Globo.
"Meu bem querer" também embalou muitos romances. E eu amo cantar...
Essa é campeã nas legendas de fotos no inverno. "Nem um dia" também foi tema de novela, se não me falha a memória, de Gabriela Duarte em "Por Amor".
Já que estou falando de trilha, não posso me esquecer de "Sina", tema de abertura da série juvenil Confissões de Adolescente (que eu amava de paixão).
Pétala é para mim a definição mais exata do que seja amor: "invade e fim".
Eu me acho a Gal quando canto essa. Aliás com ela ou com Djavan essa canção deixa o dia mais "Azul"...
Agora essa é campeã de "Virunduns". "Açaí" é um desafio para qualquer cantor ou cantora...
"Flor de Lis" já foi alvo de fakenews. Uma lenda mirabolante falava sobre sua trágica origem, inclusive "mataram" ex-esposa do astro. Djavan já desmentiu publicamente. Esse povo tem uma criatividade...
"Água de Lua" é minha xodó. A conheci na voz de Amelinha e quando Djavan esteve em Mogi das Cruzes enquanto me arrumava para ir ao show pensei: "ele bem que podia cantar essa".
Para minha alegria cantou...
No ano passado Djavan lançou "Iluminado" acompanhado pelos filhos. Esse videoclipe me emocionou muito. Me senti como se estivesse na poltrona do teatro da Universidade num dia que ao invés de prestar atenção numa palestra, de posse de meus fones de ouvido aprendi a "Djavanear" o que há de bom. A direção é do maravilhoso Giovanni Bianco.
Canta aí pra tudo aqui ficar iluminado, Djavan!
Comentários
Postar um comentário