Pular para o conteúdo principal

Você sabe o valor da execução de uma música no streaming?

 


Valores- plataformas pagam cerca de um quarto de um centavo de dólar por play em músicas
Foto: Reprodução Internet


A tecnologia nos garante inúmeros benefícios. No conforto de nossas casas pelos smartphones podemos acessar plataformas de streamigs e ouvir nossas músicas favoritas. Ou mesmo montar uma playlist com "aquela" seleção especial, como fazíamos nos tempos de fita cassete. A diferença é que a quantidade de músicas é muito maior. Mas com todo esse avanço vocês sabem quanto os artistas ganham por cada execução?

Tomando como referência o Spotify, a cada 10 execuções o valor pago é de US$0,04. Para se ganhar US$4 seriam necessários 1.000 streams . Porém esse não é um valor fixo, a plataforma faz um cálculo mensal - que avalia o desempenho do artista e da própria plataforma-  determinante para definir o valor pago para os detentores de direito da canção. Alguns artistas em início de carreira, com poucos ouvintes recebem cerca de $0,18 mensais e menos de U$2 dólares ao ano.

" A cada mil reproduções  rende cerca de U$4. Isso é uma média porque depende do artista, depende da relevância, da música, de quantas playlists ele está, da popularidade, não é apenas stream. Tenho uns 2.000 streams por mês então não chego a U$ 4, estou na playlist editorial. Quando os ouvintes vêm pelo seu perfil eles entendem que você esta trazendo pessoas para a plataforma e aí pagam um pouco mais. É um número absurdamente baixo. Se fosse um pouco mais alto, um centavo de dólar por play seria mais rentável, mas eles pagam um quarto de um centavo. Para se produzir um single gastamos em média três mil reais", conta o músico Renato Genestra.

O músico paulistano Vini Duarte investiu cerca de sete mil reais para produzir seu single com um videoclipe.  A baterista da Skin Blues Trio, Bibi Cunha ressalta a importância de coletivos de música para se reivindicar valores mais justos para quem produz música.

" É preciso pedir uma revisão do cálculo de plays, além de precisar mudar toda uma cultura musical, que na minha visão vem mudando muito. Coletivos como a União Brasileira do Blues são importantes para que tenhamos organização e possamos nos ajudar. Eles pagam um quarto de centavo, acho que nunca ouvi isso na vida (risos). Se gasta uma grana de estúdio, mix, masterização, registro do single, mais direitos autorais (ser for cover). Mesmo a Anitta, que é um case de sucesso no business ganha pouco. A equipe dela trabalha bastante no marketing, imagem mas considerando a quantidade de hits, collabs e principalmente streams que ela deve ter por dia é muito pouco", lamenta a musicista.

Para que vocês possam entender melhor como funcionam esses valores tomaremos como base o site https://royalties-calculator.com . Ao digitar o nome de um artista ele calcula uma média - considerando todas as plataformas - de quanto este recebe pelos plays. Para isso leva em conta número de ouvintes, popularidade. Calculei os valores da Eva Sur Seine, um grupo de jazz francês, com uma média de quase sete mil ouvintes e 40% de popularidade no Spotify. Calculei ainda os ganhos da cantora e compositora americana Taylor Swift.





" Dependendo de onde você mora, com quatro mil dólares não se paga nem o aluguel. A Taylor Swift já bateu na porta dos streamings e pediu um aumentinho", finaliza Bibi.













Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quinta da Saudade : Barracão de Zinco

Véspera de Natal e dia da famosa quinta da saudade. E a data esse ano pede (deveria pedir sempre) reflexões sobre nossas atitudes e o que podemos fazer para melhorar, evoluir. Especialmente num ano de tantas perdas, em que muitas vezes tivemos de abrir mão de estar com quem amamos para preservá-los.  E Natal para mim, desde a infância teve uma atmosfera mágica : desde o decorar a casa, até acreditar no Papai Noel e esperar pela meia-noite sempre foi muito aguardado, e ainda é. Mas o papo aqui é música, e vou contar a história de uma serenata que me lembro ter participado ainda criança (década de 80)  lá no bairro do Embaú, em Cachoeira Paulista, no Vale do Paraíba. Todos os anos nos reuníamos entre familiares e amigos e o samba era o ritmo que fazia a trilha sonora das festas. Ali tocavam Fundo de Quintal, Zeca Pagodinho, Originais do Samba, Beth Carvalho, Clara Nunes, Almir Guineto, Martinho da Vila e assim a noite corria. Uma tia avó, chamada Cândida (Vó Dolinha para nós), g...

Djavan e Eles

Pétala - dia de celebrar o cantor e compositor muso deste blog e de muitos outros poetas e escritores Foto: Tati Valente Dia de Djavanear o que há de bom. Os leitores do Falando em Sol já estão cansados de saber o apreço que tenho pela obra do alagoano Djavan Caetano Vianna, e que todo ano, esta data aqui é celebrada em forma de palavras. O que posso fazer, se Djavan "invade e fim"? Para comemorar seu 76º aniversário, selecionei cinco momentos em que ele dividiu cena com outros nomes da música popular brasileira. O resultado: um oceano de beleza. Tudo começou aqui. Este foi o meu primeiro contato com Djavan e tenho a certeza que de toda uma geração que nasceu nos anos 1980. Ele é Superfantástico! Edgard Poças...obrigada por isso... Azul é linda, amo ouvir e cantar até cansar...  Com Gal e Djavan então...o céu não perde o azul nunca... Esse vídeo foi em um Som Brasil, no ano de 1994. Desculpem, posso até parecer monotemática, mas Amor de Índio é linda. Mais linda ainda com est...

Quinta da Saudade : A Trilha Sonora de Renascer

   Crush - Marcos Palmeira foi a capa do primeiro álbum da trilha sonora da novela de Benedito Ruy Barbosa Foto: Reprodução LP  Nem preciso dizer para vocês o quanto estou feliz. Ando desanimada com o rumo que a teledramaturgia vem tomando no país. Temos ótimos artistas e as novelas dos últimos tempos não prendem minha atenção. Sou noveleira assumida. Tanto que já -tá, podem rir ou me xingar a escolha é de vocês- deixei de sair de casa e já perdi paqueras por preferir assistir ao capítulo de uma novela. Vivi o romance dos personagens e deixei o meu pra outra menina viver. Mas desde segunda-feira este coração romântico bate com mais alegria após o Jornal Nacional: a minha novela xodó Renascer está de volta, depois de 20 anos. Era uma menina  entrando na adolescência quando me encantei pelo romance do "Coronelzinho" por Maria Santa. Leonardo Vieira e Patrícia França eram lindos de se ver em cena, e os atuais protagonistas Duda Santos e Humberto Carrão me mostraram ao s...