Pular para o conteúdo principal

Cena de Mulher recebe Banda Despirocadas para celebrar o Dia da Mulher

 

Celebração - Cena de Mulher recebe amanhã a banda Despirocadas para celebrar o Dia Internacional da Mulher
Fotos: Divulgação

O Palco Arquivo em São José dos Campos no Vale do Paraíba receberá amanhã a partir das 21  horas o  Cena de Mulher Especial Mês da Mulher. Criado em 2021com a necessidade de valorizar as mulheres da música da região do Vale do Paraíba, o projeto irá receber como convidada especial a banda Despirocadas, primeira banda de carnaval formada exclusivamente por mulheres de São Luiz do Paraitinga. 

Composta por  seis mulheres, musicistas, arranjadoras, intérpretes e compositoras, que desde 2016 se apresentam nas festas e eventos da região do Vale do Paraíba, renovando com irreverência, alegria e, com figurinos sempre impecáveis, os ares carnavalescos da região . A banda lançou recentemente seu primeiro disco “DespirOquê?” com participações de Ceumar, Livia Mattos, as “Divas do Paraitinga” e Maracatu Baque do Vale.

O espetáculo de amanhã vai apresentar um show integrando as bandas Despirocadas  e Cena de Mulher. Um encontro entre mulheres musicistas que pretende valorizar o repertório de grandes interpretes e compositoras brasileiras, flertando com o samba e o frevo, além das canções do álbum da banda convidada. 

"Amanhã o público pode esperar um show dançante! Uma ressaca de carnaval brindando as mulheres no dia internacional da mulher", adianta Cinthia Jardim, curadora e apresentadora do projeto.

O projeto Cena de Mulher tem como objetivo divulgar e exibir o trabalho de mulheres que se relacionam com a música no Vale do Paraíba por meio de rodas de conversas e apresentações musicais. É apresentado mensalmente em espaços culturais da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, é aberto ao público e é também transmitido ao vivo pelo Youtube da mesma.

O Cena de Mulher retrata o ofício da música sob a ótica feminina e aborda assuntos  pertinentes à luta pela equidade dos direitos da mulher. Valorizando e enaltecendo a qualidade da execução musical do projeto conta com uma banda formada  exclusivamente por mulheres com Cinthia Jardim na apresentação, curadoria e voz, Helô  Ferreira na direção musical e violão, Helena Xavier no teclado, Luise Martins no contrabaixo e Ana Teresa Faria na bateria. Evidenciando o talento e a força da mulher artista do Vale do Paraíba, o projeto iniciou em novembro de 2021, já foram realizadas quinze edições.

"A música é um mercado extremamente masculino. Mulheres não são devidamente valorizadas na carreira musical por diversos fatores como preconceito de gênero e preconceito pela própria profissão", afirma Cinthia.

Passaram pelo Cena de Mulher as  artistas: Maysa Ohashi, Mirela Costa, Lud Mazzucatti, Bruna Prado, Andréia Reis, Maria Ó, Jô Holtz, Dani Montuori, Titina Pereira, MC Meire D`Origem, MC Preta Ary, DJ Maah, Fernanda Santos e o Grupo do Jongo Mistura da Raça (Adriana, Luciana e Márcia), Ellen Oléria, Ana Morena, Cecília Militão, Fabiana Fragoso, Jade Faria, Jú Black, Ligia Kamada, Li Maria e Micheli Aguiar

Este é um projeto da Prefeitura Municipal de São José dos Campos e da Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

Serviço

Cena de Mulher Especial Mês da Mulher

08/03/2023, quarta-feira às 21 horas

Palco do Arquivo

Avenida  Olivo Gomes, 100, Santana

São José dos Campos- SP

Evento Gratuito


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Djavan e Eles

Pétala - dia de celebrar o cantor e compositor muso deste blog e de muitos outros poetas e escritores Foto: Tati Valente Dia de Djavanear o que há de bom. Os leitores do Falando em Sol já estão cansados de saber o apreço que tenho pela obra do alagoano Djavan Caetano Vianna, e que todo ano, esta data aqui é celebrada em forma de palavras. O que posso fazer, se Djavan "invade e fim"? Para comemorar seu 76º aniversário, selecionei cinco momentos em que ele dividiu cena com outros nomes da música popular brasileira. O resultado: um oceano de beleza. Tudo começou aqui. Este foi o meu primeiro contato com Djavan e tenho a certeza que de toda uma geração que nasceu nos anos 1980. Ele é Superfantástico! Edgard Poças...obrigada por isso... Azul é linda, amo ouvir e cantar até cansar...  Com Gal e Djavan então...o céu não perde o azul nunca... Esse vídeo foi em um Som Brasil, no ano de 1994. Desculpem, posso até parecer monotemática, mas Amor de Índio é linda. Mais linda ainda com est...

Quinta da Saudade : Barracão de Zinco

Véspera de Natal e dia da famosa quinta da saudade. E a data esse ano pede (deveria pedir sempre) reflexões sobre nossas atitudes e o que podemos fazer para melhorar, evoluir. Especialmente num ano de tantas perdas, em que muitas vezes tivemos de abrir mão de estar com quem amamos para preservá-los.  E Natal para mim, desde a infância teve uma atmosfera mágica : desde o decorar a casa, até acreditar no Papai Noel e esperar pela meia-noite sempre foi muito aguardado, e ainda é. Mas o papo aqui é música, e vou contar a história de uma serenata que me lembro ter participado ainda criança (década de 80)  lá no bairro do Embaú, em Cachoeira Paulista, no Vale do Paraíba. Todos os anos nos reuníamos entre familiares e amigos e o samba era o ritmo que fazia a trilha sonora das festas. Ali tocavam Fundo de Quintal, Zeca Pagodinho, Originais do Samba, Beth Carvalho, Clara Nunes, Almir Guineto, Martinho da Vila e assim a noite corria. Uma tia avó, chamada Cândida (Vó Dolinha para nós), g...

Bituca é Nosso!

Cara Academia do Grammy. Fica aqui nossa indignação pela forma como nosso Milton Nascimento foi recebido no evento de ontem. Sem mais, Tatiana Valente, editora responsável pelo Falando Em Sol.