Pular para o conteúdo principal

Quinta da Saudade - uma amizade feita pela trilha do "High School Musical"

 

Teacher- profissão que me permitiu tocar muitos corações pela música
Foto: Tatiana Valente




Já era meu sétimo ano como professora de crianças. Teacher, como me chamavam. Algumas se atrapalhavam todas. Teacher Tati pode ser um trava-línguas para quem está começando a aprender inglês. Algumas achavam, de verdade, que meu nome fosse Teacher Tati. E tudo bem. Dentro do colégio me juntava a elas e me tornava uma criança grande. Daquelas que não podemos deixar morrer dentro da gente. 

Não era uma professora autoritária, embora muitas vezes tivesse de demonstrar certa autoridade, para que a bagunça não tomasse conta das aulas que duravam apenas 50 minutos. Mas confesso,  por muitas vezes me virei de costas -por achar graça nas artes das crianças- e ria escondida delas. Ver aquelas carinhas lindas e ouvir as primeiras palavras numa língua até então desconhecida para elas era encantador. Eu era apaixonada por aquelas crianças, hoje já adultos, formados.

Até que no ano de 2007 recebi meu primeiro desafio. Ela chegou, com seus três anos de idade, cabelos castanhos longos e olhos negros redondos, e com um choro desafiador: queria ficar em casa. Então a coordenadora me apresentou e disse a ela:

" Olha só, essa é a teacher. Você vai aprender a falar em inglês, a língua que falam na Disney", numa tentativa de convencê-la.

"Eu não quero nenhuma teacher. Quero minha mãe", bateu o pé a pequena Valentina.

Na hora me lembrei de uma crônica de Carlos Drummond de Andrade sobre uma menina que desafiava o pai num restaurante. A personagem tomava vida ali, na minha frente e a desafiada era eu. Tentei de todas as forma fazer com que ela participasse da primeira aula. Ela se virou de costas, de braços cruzados e me disse de boca cheia: " eu não gosto de você".

Mal sabia ela, que a "teacher" era movida a desafios. Ouvir um "não gosto de você", era para mim algo comum. Minhas melhores amigas sempre me disseram que quando me viram pela primeira vez não tinham gostado de mim. Passei a observar a menina. Cores de sapatos, penteados, e materiais escolares , tudo era do " High School Musical", musical estrelado por Vanessa Hudgens e Zac Efron, lançado pela Disney em 2006. Ali estava o caminho para chegar nela que seguia me ignorando nas aulas. 

Assisti ao filme e comprei o CD. Aprendi a cantar as músicas e na terça-feira, dia em que dava aula para eles preparei algumas atividades para que pudessem colorir . Já era hábito meu, nos momentos em que tinham de fazer atividades no livro ou no papel deixar músicas em inglês tocando  baixinho: de Beatles for Babies a músicas  do pop internacional. Naquele dia como quem não queria nada coloquei o cd do musical da Disney, e comecei a cantar como quem não tinha intenção alguma. Aqueles olhinhos de jabuticaba pela primeira vez olharam para mim. E brilharam. 

"Teacher, eu amo High School Musical, quem é sua personagem favorita?", me perguntou quebrando um gelo de quase um mês.

Foi muito engraçado o que aconteceu nas semanas seguintes com a mudança de comportamento. Valentina chorava todos os dias ao entrar na escola. Mas sempre perguntava "tem aula da teacher?". Se recebia um sim como resposta, enxugava as lágrimas e seguia toda feliz puxando sua mochila com Troy, Gabriella, Sharpay, Chad, Ryan e Taylor.

Nas férias de julho visitou a Disney, já falando algumas pequenas frases e fez questão de me trazer alguns mimos e dentre eles um chaveiro escrito "teacher" . 

E é para lembrar desta amizade que teve a música como ponte que minha Quinta da Saudade vai  compartilhar com vocês " What I've been looking for" , música tema do filme High School Musical.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quinta da Saudade : Barracão de Zinco

Véspera de Natal e dia da famosa quinta da saudade. E a data esse ano pede (deveria pedir sempre) reflexões sobre nossas atitudes e o que podemos fazer para melhorar, evoluir. Especialmente num ano de tantas perdas, em que muitas vezes tivemos de abrir mão de estar com quem amamos para preservá-los.  E Natal para mim, desde a infância teve uma atmosfera mágica : desde o decorar a casa, até acreditar no Papai Noel e esperar pela meia-noite sempre foi muito aguardado, e ainda é. Mas o papo aqui é música, e vou contar a história de uma serenata que me lembro ter participado ainda criança (década de 80)  lá no bairro do Embaú, em Cachoeira Paulista, no Vale do Paraíba. Todos os anos nos reuníamos entre familiares e amigos e o samba era o ritmo que fazia a trilha sonora das festas. Ali tocavam Fundo de Quintal, Zeca Pagodinho, Originais do Samba, Beth Carvalho, Clara Nunes, Almir Guineto, Martinho da Vila e assim a noite corria. Uma tia avó, chamada Cândida (Vó Dolinha para nós), gostava mu

Black Jack celebra o amor em forma de rock'n'roll

Black Jack - banda taubateana conquista fãs no Vale do Paraíba e anuncia o lançamento do videoclipe do single "Celebrate Love" para setembro  Foto: Ian Luz Guitarras e bateria anunciam o fim de uma era de intolerância. Hora de praticar o bem ao próximo e quebrar o ciclo de vingança e de ódio. Um chamado para os fãs do bom e velho rock and roll . Este é o tema de "Celebrate Love", música da banda taubateana Black Jack, lançada no dia 13 de julho, Dia Mundial do Rock. Em setembro - próximo mês - será lançado o videoclipe da canção,  o single pode ser encontrado  em todas as plataformas digitais. A história do grupo começou em 2009, na cidade de Taubaté, no Vale do Paraíba, quando cinco amigos, todos com catorze anos, estudantes da escola Balbi- Unitau se reuniram e resolveram fazer um som. Desde então a banda passou por algumas mudanças e  atualmente, apenas dois integrantes originais ainda continuam na banda, Caio Augusto Rossetti  (baterista e backing vocal) e John

Entrevista: A Dança existencial de Sterce

  Fusão - Misturando Indie, Synth Pop e Alternative, cantora paulistana celebra o lançamento de seu terceiro single Foto: Divulgação A cidade de São Paulo ao anoitecer é um espetáculo para quem gosta de observá-la. Uma mistura de ritmos e luzes, com os sons dos carros e as iluminações dos prédios. E é da capital que nasceu Isabella Sterce, cantora e compositora que adotou o sobrenome como nome artístico. A artista de 21 anos busca por meio de sua música toda inquietação da juventude, trazendo à tona temáticas como sonhos, brevidade da vida e emoções diversas, abordando tudo o que não se vê mas se sente, misturando sonoridades e letras vezes melancólicas, vezes nostálgicas. Hoje a cantora lança "A Dança" seu terceiro single em todos os streamings, uma música que fala sobre a vulnerabilidade de existir em meio ao caos e sobre encarar a jornada da vida como se esta fosse uma coreografia a ser desenvolvida. Além do single entra no ar o videoclipe que pode ser conferido no canal