O blues não é um estilo musical legitimamente brasileiro. Entretanto, sua presença no cenário musical brasileiro é muito grande. Não são raros os exemplos de músicos brasileiros que têm blues gravados ou tem o estilo como referência musical. Podemos citar dentre eles: Raul Seixas, Djavan, Renato Russo, Paralamas do Sucesso, EdMotta, Zelia Duncan, Claudio Zoli, dentre outros tantos.E graças a esta presença, vários músicos brasileiros têm o blues como seu principal estilo musical, citamos: Blues Etílicos, Nuno Mindelis, Adriano Grineberg, Vasco Faé, Duca Belintani, Ed Gomes, Saco de Ratos, Blues Beatles, entre outros.
Uma parceria do serviço “Hoje é dia de blues!”, com a “Novo Anhangabaú”, realizará neste domingo 10 de setembro a partir das 17horas a primeira edição do Festival “Novo Blues pelo Anhangabaú”.
"O Estado de São Paulo é reconhecido por ser um dos Estados com maior concentração de músicos que tocam blues no Brasil.Este dado extrapola, inclusive, o país. De fato, é o Estado brasileiro que tem maior concentração de músicos que fazem blues talvez, na América do Sul e Central.Neste sentido, o intercâmbio dos artistas paulistas faz-se extremamente necessário, não só para intercâmbio de repertório, como de público", afirma o músico Marcelo Durães Jr, um dos responsáveis pelo evento.
A fim de evidenciar o dia 23/08, dia municipal do Gaitista e da Gaita da Boca, buscou-se com música e performances especiais com 6 artistas/bandas a se apresentar no palco do Vale do Anhangabaú . São eles Vini Duarte Blues, Sid Blues, Mandu Blues e CDD Blues.
Capacidade técnico-cultural
O organizador do festival, o “Hoje é dia de blues!” é um serviço criado em 2015 com o objetivo de apoiar e impulsionar o cenário musical deste estilo, divulgando artistas e seus lançamentos, desde singles a álbuns, realizando premiações, tais como o Condecora I, II e III e também festivais: The Orleans (2017), Ton Ton Jazz(2017), 4as. Blues no Avareza (2018), também as entrevistas em forma de vídeo durante a pandemia (2020 e 2021), o programa “Blues na Roda”. No total são mais de 7 anos de trabalho em prol da educação e da cultura. Buscando levar à população brasileira opções de aculturamento e conhecimento.
Comentários
Postar um comentário