Um projeto que une cultura e cuidados, produzido especialmente para o público infantil. Assim é o projeto "Novas Cantigas de Roda", do médico pediatra Carlos Jansen, de Brasília. Na rotina do consultório, no decorrer dos anos o médico pediatra e compositor Carlos Jansen passou a observar que era comum os pais cantarem as velhas cantigas de roda para seus filhos durante o exame pediátrico .Porém as mensagens eram muitas vezes ruins, e causavam medo nos pequenos. Sendo assim, "Novas Cantigas de Roda " foi feito de releituras das cantigas de roda do cancioneiro popular e de domínio público e está disponível em áudio em todas as plataformas digitais. As letras respeitam a capacidade de escolha das crianças e unem a família num processo de resgate cultural e de união em torno dos deliciosos arranjos, sempre com um olhar amoroso, divertido, inclusivo e pedagógico.
"Convivendo diariamente com crianças desde 1975, como médico pediatra, meu lado compositor passou a observar que era comum os pais cantarem as velhas cantigas de roda para seus filhos durante o exame. As mensagens eram muitas vezes ruins, até mesmo, amedrontadoras. Era cabeça quebrada, precisava de uma boa lambada, a rosa despedaçada. Minha veia poética juntou-se à minha especialidade médica e surgiam, assim, novas letras para as melodias já conhecidas, mas agora com mensagens positivas, sem as tragédias anteriores e com o olhar de cuidado e preservação da natureza. E, é claro: respeito aos seres humanos. O trabalho alerta também sobre a exploração do trabalho infantil", conta Carlos.
As canções são interpretadas pelo próprio "Tio Jansen"- como é conhecido- e pelas cantoras Ana Tauil (17 anos) e Carol Tauil (13 anos) e conta com a participação da cantora Márcia Tauil como a Fada do Sono.
"Quando minha irmã e eu recebemos o convite, ainda éramos bem novinhas. Carol tinha 7 pra 8 anos . Eu, 11 anos. Tio Jansen ligou pra mamãe e nos convidou. Ela nos mostrou do que o projeto falava e a gente aceitou na hora. Fiquei animada por poder cantar coisas tão alegres, amorosas e que respeitam a todos. Agora estamos nos divertindo ouvindo e vendo nossas vozes nos vídeos", celebra Ana, que assim como a irmã traz o repertório do músico/médico no coração.
"Eu venho crescendo, ouvindo e cantando esse repertório tão lindo que o Tio Jansen criou. Fico feliz por participar do projeto pela importância dele para a infância, a juventude e a família. E adoro cantar com a minha irmã", conta Carol
O projeto se tornou audiovisual em 2023 , desenvolvido pela agência CHOQUE MARKETING, com design de personagens por Thalita Soares e animação por Kai Mishima.
Hoje compartilho com vocês aqui no Falando em Sol uma releitura do Clássico "O Cravo e a Rosa". Ao invés do Cravo ficar doente, levou a Rosa para ver o mar. Lindo demais!
Comentários
Postar um comentário