Estrelas do Norte - algumas das vozes que representam a cultura da região amazônica
Fotos: Reprodução
A cantora e compositora Gaby Amarantos fez um apelo em suas redes sociais, e pensando em tudo que ela falou resolvi criar aqui no Falando em Sol - que aborda música sem preconceito- um especial com as músicas tocadas nas regiões do nosso Brasil e pra começar escolhi a região Norte.
Me lembro que meu primeiro contato com a música produzida na região Norte do país foi com a maravilhosa Fafá de Belém. Para quem não sabe, o primeiro álbum da dona da risada mais gostosa de nossa música foi lançado em 1976. "Tamba Tajá", trouxe nas canções toda a influência musical da região. Procurem conhecer a lenda da "tamba tajá", linda.
Falar desta região e não lembrar da festa do boi de Parintins é praticamente impossível. No final dos anos 90 a banda "Carrapicho" mostrou para todo o país como é que se "bate forte o tambor"...
Parei de escrever pra dançar a coreografia...rs
Foi no fim dos anos 90 também que a Banda Calypso mostrou para o país como se dança o ritmo . Formada pelo ex-casal Joelma e Chimbinha misturava vários estilos e mostrava especificidades só conhecidas por moradores daquela região: já tomaram um "tacacá"?
Só "Voando para o Pará"
Se não fosse a diva, maravilhosa Dona Onete, jamais saberia da existência da jamburana, erva nativa da Amazônia, usada na culinária da região e que somada com o ritmo do carimbó faz "tremer"...
Dona Onete: morro de vontade de te dar um abraço!
Honro tua história de vida!
Vocês sabem o que é o tecnobrega?
É um gênero musical que mistura elementos da música pop, eletrônica com ritmos paraenses como o carimbó, o calypso e o brega. Conheci quando a Rede Globo trouxe na abertura da novela "Cheias de Charme" a maravilhosa Gaby Amarantos, cantando "Ex Mai Love".
" Meu amor era verdadeiro..."
Comentários
Postar um comentário