" Peguem as partituras de vocês. Depois do Memorial da América Latina teremos uma apresentação no bairro do Morumbi, e quero colocar no repertório essa canção em hebraico. É linda, precisamos estudá-la", orientou nossa maestrina logo no começo do ensaio.
Já contei aqui no Falando em Sol que tive uma passagem de cinco anos como cantora do coral da Universidade de Mogi das Cruzes. Ali aprendi muito sobre conviver com diferenças de credo, de raça, de política e vivíamos todos em harmonia, tudo em nome da arte. Nos ensaios e nas apresentações éramos instrumentos para que a música nos usasse para chegar aos corações das pessoas. Aprender músicas de outras línguas eram desafios constantes . Mas superados com louvor. Estudávamos com dedicação as pronúncias, os significados, cultura e história de onde vinham as canções.
"El Haderech", "On the Way" ou "A caminho" era a canção que cantaríamos nessa apresentação do Morumbi e depois em outros eventos. A música, composição de Shimrit Or e Nurit Hirsh fala exatamente isso : "de novo iremos pela estrada. De mãos dadas, pela estrada numa cadeia dourada. Um povo só, pela estrada. Com nossa música em nossas costas. E pelos portões do paraíso com certeza passaremos muito em breve. E pelos portões do paraíso com certeza iremos chegar. Nossa caminhada não é em vão. E mesmo que a estrada seja longa, a estrada é ótima. Nossa força é ainda maior. E mesmo que seja longa, viajaremos juntos".
A compositora e pianista israelita responsável por esta e por inúmeras canções hebraicas sabia o que estava dizendo. Talvez trouxesse em sua veia o sangue do sofrimento vivido por seus antepassados em momentos de guerra como o que estamos vivendo agora. O terror de ser perseguido pelo que é. Guerra da intolerância, do preconceito, do egoísmo, do extremismo. Não deveria ter lado algum a ser defendido - de nada vai adiantar discussões infinitas em redes sociais . Todos deveriam lutar por um único caminho: o da PAZ.
Estava acompanhando as notícias do conflito entre Israel e Palestina pela Globo News e escrevendo um outro texto quando recebi uma mensagem cantada de minha amiga e companheira de coral Renata, me lembrando dessa música. Abaixei o som da tv e acompanhei as imagens com essa releitura linda feita pelo coro SingIN' Pordenone formado por crianças, jovens e adultos. Assim como aqueles que agora, inocentemente estão a caminho do paraíso...
Comentários
Postar um comentário