O Sesi de São José dos Campos promoverá no próximo dia 29 de novembro (quarta-feira) dentro do Projeto " Bate- Papo Literário" o debate "Lírica de Resistência nas composições de Chico Buarque" liderado pela Professora Mestra em Língua Portuguesa Estefânia de Francis Lopes. O evento que acontecerá a partir das 20 horas tem como objetivo destacar o viés literário constitutivo das letras das canções de Chico Buarque, um dos nomes mais representativos do cancioneiro popular da música moderna brasileira.
" Sou da área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, assim, eu propus uma análise comparada das letras do Chico, previamente selecionadas, com uma coletânea de contos, do escritor angolano Boaventura Cardoso, publicados em 1977, com narrativas correspondentes ao período de colonização portuguesa em Angola, o que inclui a luta pela independência, bem como, 2 contos finais, que projetam o futuro do país recém-independente, seguiria no socialismo? No caso do Chico, meu enfoque foi sobre as letras das canções, analisando o quanto elas tem de poesia, mas sobretudo, de crônica, ao apresentarem narrativas sobre os nossos problemas sociais e, no período da ditadura, de resistência frente à repressão e à censura. No meu entender, esses artistas, um escritor angolano e um compositor brasileiro, mantêm um apurado cuidado estético, ao mesmo tempo que denunciam as arbitrariedades impostas por períodos de repressão, em momentos específicos da história de seus respectivos países", afirma a Mestra.
Por meio da análise das letras das canções, previamente selecionadas por Estefânia, compostas entre os anos de 1970 e 1985, ressalta o primor da elaboração estética, no jogo com as palavras, ao mesmo tempo em que essas letras revelam uma consciência crítica frente às mazelas sociais, num período de repressão do regime militar.
" A importância das canções de Chico Buarque para o nosso país está na riqueza das suas composições, tanto letras quanto a música, que considero narrativas poéticas, por contarem parte da nossa história, seja ela cotidiana, amorosa, política e, sobretudo, social, com melodias que fazem parte da nossa memória afetiva. O apurado trabalho estético na elaboração das letras, revela a riqueza da nossa língua portuguesa, no jogo de palavras por ele elaborado. A forja da escrita, como bem traduziu Adélia Bezerra de Meneses, como numa construção, "tijolo por tijolo, num desenho mágico", conclui Estefânia.
Serviço
Bate- Papo Literário
"Lírica de Resistência nas composições de Chico Buarque"
Sesi São José dos Campos
Av. Cidade Jardim, 4389 - Bosque dos Eucaliptos, São José dos Campos - SP
Data : 29 de novembro de 2023 ( quarta-feira)
Horário : 20 horas
Comentários
Postar um comentário