“A Camila vinha com uma proposta que me comovia muito, que era fazer o adulto participar das brincadeiras com as suas crianças. Percebi que isso aumentava e muito o vínculo entre cuidadores e crianças. E tentamos trazer isso no trabalho com o Trá Lá Lá” , pontua Aline.
Haverá ainda uma oficina de musicalização direcionada aos professores e interessados, bem como vídeos com canções que já fazem parte do universo do duo, que para este projeto conta com a participação da cantora, instrumentista e educadora musical Bia Mello.
“Levar espetáculos para escolas descentralizadas, é uma forma de democratizar a cultura, já que as escolas são espaços de descobertas, brincadeiras, relação com o outro e com o mundo”, conclui a artista.
Aline Chiaradia, cantora e Professora de Canto, atua há 20 anos no campo das pesquisas e de espetáculos de música brasileira, tem um CD e um mini- documentário gravados. Camila Valiengo doutora em música pela Unesp, pianista e pedagoga, é educadora musical há 29 anos em diferentes contextos, com pessoas de todas as idades, que ama as artes, a ciência, e principalmente as relações entre os seres vivos, a natureza e os processos criativos. O encontro das duas artistas se deu por conta da musicalização e pesquisas das culturas da infância com ênfase na cultura popular. Atualmente as artistas se dedicam a circulação do espetáculo Tra Lá Lá: Festa na Roça, a realizar-se em escolas públicas e descentralizadas da cidade. .
"O Espetáculo Tra Lá Lá: Festa na Roça foi aprovado em edital no ano passado (2023) e é uma vivência que mistura várias linguagens: Contação de história, música, movimento, expressão corporal, além de ser totalmente interativo. A história permeia o universo de um grilo e de uma borboleta que saem da floresta rumo a roça para buscar parceiros e formar uma banda, nessa jornada, eles encontram outros animais, que costuram o show com ludicidade e brincadeiras desenvolvidas com o público em 45 minutos de duração. A escola é um espaço de descoberta, brincadeiras, relações com o outro e com o mundo, este projeto visa colocar a criança como protagonista de aprendizados e experiências, tem como objetivo falar sobre a importância da natureza, uma vez que a história é protagonizada por animais e brincadeiras, acreditamos que as crianças aprendem observando e explorando as possibilidades oferecidas pela sociedade, arte e cultura", conclui Chiaradia.
Comentários
Postar um comentário