Pitágoras além de filósofo e matemático tocava lira. E foi estudando o instrumento que descobriu existir uma relação entre os números e os sons, entre as notas musicais, dando origem ao que conhecemos como harmonia musical: a união de notas tocadas ao mesmo tempo de forma a produzir um som que traga alento aos nossos ouvidos. A mesma teoria usou ao filosofar sobre a amizade quando afirmou " um amigo é um outro eu, A amizade é a igualdade da harmonia". Assim é com as cantoras Jane Duboc e Márcia Tauil que uniram suas belíssimas vozes harmoniosas no single " Terra, Terra Terra", lançado há uma semana em todas as plataformas.
Como sugeriu o matemático grego, o lançamento veio para celebrar o encontro de duas artistas muito semelhantes :Márcia Tauil, uma das representativas intérpretes da atual da Música Brasileira, ganhadora do prêmio Grão de Música Brasileira, comemora a chegada de novo single ao lado de Jane Duboc, cantora apontada entre as 100 melhores vozes do País pela revista Rolling Stone. A amizade entre as duas surgiu da admiração de Tauil por Jane e o encontro das duas aconteceu virtualmente durante a pandemia.
" Sempre fui muito fã da da Vânia Bastos, da Rosa Passos, do Roberto Menescal e da Jane .Teve um programa em Belém do Pará que homenageou a Jane Duboc no Pará, as pessoas foram entrevistadas e convidadas a dar depoimentos sobre ela e eu fui uma das artistas que falou da importância dela na vida. Ela é uma professora, sabe muito. Quando você ouve a Jane fica doido de alegria, ela é a música em si. Coloquei um vídeo das minhas filhas cantando num grupo do Facebook chamado Bossa Nova Club, que a Jane faz parte e de repente vi que ela comentou, fiquei toda orgulhosa. Quando foi a pandemia estava totalmente sem voz e a Jane estava dando aula virtualmente pela Escola de Música de Brasília. Estava em casa em recuperação e decidi entrar nessa aula, não podia cantar, vou assistir. Ela me viu e comentou : 'Márcia Tauil, eu vejo suas coisas na Internet, olha você me dá felicidade'. e disse palavras muito bonitas e fomos vendo que somos muitos parecidas. Amamos a música em primeiro lugar", lembra Márcia.
Além das vozes premiadas das cantoras, e do amor à música a consciência ambiental faz parte do dia-a-dia de Tauil e Duboc. Na década 70, Jane gravou o compacto "Pollution", já alertando para consciência ambiental. Uma curiosidade é que as letras, consideradas subversivas à época, foram vetadas, levando Jane aos scats, um canto com sílabas e alma, tal como fazem os cantores de jazz. Nessa década ainda a cantora integrou a banda de rock progressivo Bacamarte, que ficou conhecido por ter um dos melhores álbuns do gênero de todos os tempos. Já Márcia vem gravando para projetos ecológicos desde a década 90. A cantora é a voz da campanha "Rio Pardo Vivo" para a preservação do Rio Pardo
O músico Eric Furlan é responsável pelo arranjo, participa nos vocais e toca contrabaixo, violão e guitarra de "Terra, Terra Terra" e a produção musical é assinada por JG Junior.
Com vocês, toda harmonia de "Terra Terra Terra", composição de Márcia Tauil.
Comentários
Postar um comentário