Movimento- coreógrafa e bailarina promove por meio do Instagram intervenções artísticas com trilhas sonoras inspiradas nas paisagens
Foto: Juliana Longuinho
Ás vezes a alma está cheia de palavras prontas para serem ditas. Todas ali represadas, esperando pelo momento certo. A música vem como um bálsamo para tomar conta do corpo que as guarda e em forma movimentos faz com a dança seja um meio de expressá-las. A precursora da dança moderna Isadora Duncan dizia que " se pudesse explicar o que as coisas significam, não teria a necessidade de dançá-las". Por meio da dança ainda é possível viajar pelo mundo sem sair do lugar. Viajar por culturas, movimentos artísticos e formas de expressão de outros povos, ou outras paisagens.
Foi assim que nasceu o projeto audiovisual "Movo sua paisagem", da bailarina e coreógrafa Juliana Longuinho, no qual por meio de imagens enviadas para ela com as vistas de diversas janelas cria suas coreografias que contam com trilhas sonoras produzidas pelo esposo, o artista Jefferson Gonçalves e músicos convidados especialmente para o projeto.
" O projeto começou na pandemia, quando desenvolvi um quadro de pânico. No meu processo de cura, tentar desenvolver um método que me liberasse daquele pânico uma das coisas foi voltar a dançar e ter alguma paisagem porque no nosso apartamento não tinha horizonte. Era primeiro andar, tinha um muro e então comecei a pedir para amigos me mandarem imagens de janelas para eu poder me mover, para ter outros horizontes, e aí surgiu o 'Movo sua Paisagem' que ainda tem muitas janelas para mover. Aí surgiu também a ideia de eu me mover pelas paisagens dos lugares, e convidei o Jefferson que convidou outros músicos para criar uma trilha, a primeira vez que movi uma paisagem foi no meu aniversário, no dia quatro de janeiro então todo início de mês resolvi que vou mover uma paisagem", conta Juliana.
Além de Gonçalves participam do projeto músicos como Ricardo Vigninni, Fabio Mesquita, Pedro Friedrich e o Duo Bittencourt. Amanhã, 24 de abril a intervenção artística acontecerá da paisagem enviada por Rafaela Amodeo, e é possível conferir no Instagram vídeos de locais como o jardim do MAM e Recife. Atualmente, morando no paradisíaco distrito de Cumuruxatiba, na Bahia, Juliana realiza também o projeto "Me movo nessa paisagem" no qual promove ao vivo, de modo online intervenções nas paisagens diversas por onde circula.
Se mover por paisagens faz parte da essência da artista. Nascida em Brasília, passou a adolescência em Salvador e se mudou para o Rio de Janeiro para cursar a sonhada licenciatura em Teatro. Para ela, a dança foi a forma que encontrou para se comunicar com o mundo.
"Eu sempre dancei para tudo, pra resolver tudo na minha vida dançava. Desde pequena. Mas quando fui para o Rio para fazer faculdade acabei entrando no curso técnico da Angel Vianna e desde então não parei de dançar. Foram quatro anos na Pulsar Companhia de dança, em outras companhias fiz trabalhos pontuais, fiz um trabalho solo para um festival em Dakar, trabalhei com teatro na área de preparação do corpo e coreografia para teatro. O movimento do corpo sempre foi para mim a melhor forma de comunicação que existe", conclui.
Tanto o "Movo sua Paisagem" como o "Me movo nessa paisagem" podem ser conferidos no Instagram https://www.instagram.com/movosuapaisagem/
Comentários
Postar um comentário