Existe algo mais brasileiro que a mistura de ritmos?
Após um hiato de oitos anos dedicados a turnês e participações em coletâneas, o cantor e compositor Alberto Salgado lança novo álbum de 10 faixas autorais, sendo algumas em parceria misturando ritmos num resultado que promete tirar seus ouvintes para dançar e será lançado em todas as plataformas amanhã dia primeiro de agosto.
Para alcançar a qualidade desejada, "Tutorial de Ebó" exigiu do cantor e compositor um ano para ficar pronto, “entre momentos de pausa, para cuidar de projetos paralelos e pesquisar novas sonoridades, e outros de produção intensa”, recorda Salgado que apostou na união do Afro-Pop, do Ijexá e do Samba. Este novo trabalho vem após ter conquistado o mais importante reconhecimento da carreira, até então, quando Cabaça D’água, seu segundo CD, recebeu o título de Melhor Álbum na Categoria Regional pelo 28º Prêmio da Música Brasileira, em 2017.
A música que dá título ao álbum: “Tutorial de Ebó”, nasceu de uma a melodia de Salgado e Leonardo Lichote escreveu para ela uma letra “de humor inteligente, encaixada perfeitamente na métrica da composição, que conta a história do acomodado Bira que por estar chateado com Maíra, sua vizinha, busca na internet um passo-a-passo de como fazer um despacho, sendo ele ignorante das práticas do Candomblé, e o desenrolar dessa história só ouvindo atentamente à letra genial de Lichote”, convida Salgado.
Em “Cachoeira”, com melodia de Alberto e letra em parceria com Manoel Herzog, os compositores denunciam a relação de subordinação entre trabalhador e empregador, “a música também fala de colonização ao pontuar a exploração de riquezas naturais por estrangeiros”, detalha. Das mais dançantes do álbum, “Maracujá”, também em parceria com Leonardo Lichote, usa o sabor e as cores das frutas para falar da mulher.
O show de lançamento de "Tutorial de Ebó" será nesta quinta-feira, no Clube do Choro de Brasília . Salgado - na voz e violão,- sobe ao palco acompanhado de Jadão (baixo elétrico), Felipe Lemos (bateria), Carlos Pial (percussão), Will Mourão (guitarra, cavaco e bandolim), Isadora Pina (saxofone), e Felipe Rodrigues (trombone). A apresentação também vai contar com os backing vocals Carol Senna, Luiza Ceolin, Marco Palmah, Mônica Vicentin e Gui Cerradim, e as participações especiais de Márcio Marinho (cavaco), Meriele Pereira (voz) e Rafael Miranda (voz).
Elogiado pela crítica especializada, por seus dois primeiros álbuns, Salgado contou com as parcerias de Arnaldo Antunes, Chico César, Arthur Maia, Climério Ferreira em composições inéditas. Em 2019, participou do álbum “Canções de Amor Caiçara”, ao lado das vozes de Chico Buarque, Zeca Baleiro e Carlos Careqa.
Serviço:
Tutorial de Ebó, de Alberto Salgado
Data : 1º/8 nesta quinta-feira
Horário a partir das 20h
Local: Clube do Choro
Endereço: St. de Divulgação Cultural Bloco G, entre o Eixo Cultural Ibero-Americano e o Centro de Convenções Ulisses Guimarães
Ingresso: R$ 30 (preço único)
Bilheteria: https://www.bilheteriadigital.com/alberto-salgado-em-tutorial-de-ebo-01-de-agosto
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 14 anos
Comentários
Postar um comentário