Cantiga- pesquisadores e compositores que com muita sensibilidade desenham em forma de música o sertão do Caicó
Fotos: reprodução Internet/ Pedro Guimarães
O violão é meu companheiro nos meus momentos de solitude. Sim, porque quando estou junto dele não me sinto sozinha, tenho na música a minha companheira. Não sou violonista, apenas toco para ter um acompanhamento para cantar. Isso sim, aprendi a fazer. Algumas amigas minhas me pedem para gravar algumas canções para que possam ouvir. Elas dizem que minha voz as acalma. Engraçado né?
Nunca gostei de me ouvir. Gravo, envio para elas e praticamente saio correndo, sofro de uma auto rejeição. Até que uma delas me pediu para que gravasse "Céu de Santo Amaro", de Flavio Venturini, e Johann Sebastian Bach.
Cantar Bach!!!!
Que desafio. Tocar então, pior ainda. O alemão, "pai da música", com suas melodias tão dissonantes. Acho que não me sentia tão desafiada pela música desde quando ainda coralista participei de Carmina Burana. E assim fui procurando os tons ideais até conseguir cantar e gravar o vídeo para ela.
Daí foi impossível não me lembrar de Heitor Villa- Lobos e das Bachianas Brasileiras. Para quem não sabe, as Bachianas são uma série de nove composições compostas entre 1930 e 1945 por Villa-Lobos que estudava e se inspirava na obra de Bach. A característica principal das nossas Bachianas é de trazer para a música erudita traços de nossa cultura popular.
Fui eu para o aplicativo ouvir a obra do compositor modernista, até que cheguei nas Bachianas número 4, ária Cantiga. O impacto da música clássica em meus ouvidos já é um causador de lágrimas. Algo imediato, toca o tímpano e ressoa no coração. No momento em que a música tocou voltei para a minha infância e me recordei de que já a conhecia , de vozes que me tocam desde sempre.
Cantiga, também conhecida como Caicó foi recolhida do folclore popular por Mário de Andrade e adaptada por Villa-Lobos. A música tenta retratar o sertão nordestino, a cidade de Caicó localizada na região semiárida do Rio Grande do Norte e na versão orquestrada flautas e flautins remetem à sonoridade das bandas de pífanos nordestinas.
Anos mais tarde ganhou outra adaptação por Teca Calazans (especialista em cantar belissimamente a cultura popular) e Milton Nascimento. Gravada por Teca, pelo próprio Milton, por Ney Matogrosso e pela dupla Pena Branca e Xavantinho, donos das vozes que me tocaram ainda menina.
De posse de meu companheiro, o violão resolvi gravar para vocês a minha releitura de Cantiga- Caicó, e compartilhar aqui, na minha Quinta da Saudade...
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