Pular para o conteúdo principal

Projeto Videodança :"A Câmera que Dança" é lançado em Mogi das Cruzes

 



Arte em Movimento- educadora, coreógrafa e bailarina Beatriz Pozo lançou no último sábado o resultado do projeto " Câmera que Dança"
Fotos: divulgação/ Carla Pozo



 A "Cia Encontro em Movimento" apresentou sábado, 17 de agosto em Mogi das Cruzes a  conclusão de dois grandes projetos culturais. O deles  um foi  a estreia do Videodança : “A Câmera que Dança” no YouTube e além da exibição do vídeo, foi realizada uma  roda de conversa com os presentes  na Escola Estadual Arlindo Aquino de Oliveira . No mesmo dia aconteceu ainda lançamento do Livro “Sarau da ideia ao Aplauso".

 O projeto " A Câmera que Dança"  busca refletir e provocar uma discussão social sobre o papel da dança na sociedade, com foco na acessibilidade urbana. Questões como a mobilidade de uma mãe com carrinho de bebé, de um idoso ou de um cadeirante são abordadas, questionando se as cidades estão realmente preparadas para atender a todos.

" Câmera que Dança" foi premiado pelo edital da Lei Paulo Gustavo de 2023, uma iniciativa da Secretaria de Cultura de Mogi das Cruzes, idealizada pela artista, produtora cultural e bailarina Beatriz Pozo. Ao longo de oito meses, diversas ações de pesquisa, oficinas e gravações foram realizadas até se chegar ao momento da estreia. Tudo isso só foi possível graças a parcerias e a uma dedicada equipa técnica, composta inteiramente por mulheres.

A equipe de bailarinas conta com Beatriz Pozo, Carina Pila, Thabata Castro e Laís Dias. As vozes que dão vida ao projeto são de Ricardo Pedroso, Venina Camilo de Souza e Sueli Dias. O projeto conta ainda com a participação especial de Alini Oliveira e Ana Clara Poso Leal. A produção ficou a cargo de Carla Pozo, com Lúcia Diniz responsável pela imagem e Beatriz Pozo pela edição. A trilha sonora selecionada foi a música "Grey Blue Grey" de Tommy English. O projeto também contou com a parceria da Sintonia Escola de Dança e a realização foi possível através do Edital 2023/Secretaria de Cultura Mogi das Cruzes - Lei Paulo Gustavo n° 195/2022.



                                   Sarau e literatura 



Leitura - projeto leva leitura e saraus para escolas estaduais de Mogi das Cruzes
Foto: Divulgação

E além da conquista da  artista Beatriz Pozo e sua parceira de arte e vida sua mãe Carla Pozo  tiveram a felicidade de concluir nesse primeiro semestre  o projeto “Sarau da Ideia ao Aplauso que contou com a participação da cantora Sandra Vianna. Este projeto atendeu 300 alunos com oficinas de processo criativo tendo a poesia na dança e na música das escolas estaduais Arlindo Aquino Oliveira e  Professora Irene Caporali da Souza. Entre oficinas, sarau o projeto também contou com a publicação de um E-Book com lindos poemas de alunos e professores que podem ser baixados de forma gratuita pela bio do Instagram da Cia Encontro Em Movimento ou na página do Instagram “Olha que Legal a Hora da História” . 

Ambos projetos tem como objetivo ampliar o contato com a Arte, Fomento e Difusão Cultural, para  promover diálogo, novos olhares e oportunidades

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Djavan e Eles

Pétala - dia de celebrar o cantor e compositor muso deste blog e de muitos outros poetas e escritores Foto: Tati Valente Dia de Djavanear o que há de bom. Os leitores do Falando em Sol já estão cansados de saber o apreço que tenho pela obra do alagoano Djavan Caetano Vianna, e que todo ano, esta data aqui é celebrada em forma de palavras. O que posso fazer, se Djavan "invade e fim"? Para comemorar seu 76º aniversário, selecionei cinco momentos em que ele dividiu cena com outros nomes da música popular brasileira. O resultado: um oceano de beleza. Tudo começou aqui. Este foi o meu primeiro contato com Djavan e tenho a certeza que de toda uma geração que nasceu nos anos 1980. Ele é Superfantástico! Edgard Poças...obrigada por isso... Azul é linda, amo ouvir e cantar até cansar...  Com Gal e Djavan então...o céu não perde o azul nunca... Esse vídeo foi em um Som Brasil, no ano de 1994. Desculpem, posso até parecer monotemática, mas Amor de Índio é linda. Mais linda ainda com est...

Quinta da Saudade : Barracão de Zinco

Véspera de Natal e dia da famosa quinta da saudade. E a data esse ano pede (deveria pedir sempre) reflexões sobre nossas atitudes e o que podemos fazer para melhorar, evoluir. Especialmente num ano de tantas perdas, em que muitas vezes tivemos de abrir mão de estar com quem amamos para preservá-los.  E Natal para mim, desde a infância teve uma atmosfera mágica : desde o decorar a casa, até acreditar no Papai Noel e esperar pela meia-noite sempre foi muito aguardado, e ainda é. Mas o papo aqui é música, e vou contar a história de uma serenata que me lembro ter participado ainda criança (década de 80)  lá no bairro do Embaú, em Cachoeira Paulista, no Vale do Paraíba. Todos os anos nos reuníamos entre familiares e amigos e o samba era o ritmo que fazia a trilha sonora das festas. Ali tocavam Fundo de Quintal, Zeca Pagodinho, Originais do Samba, Beth Carvalho, Clara Nunes, Almir Guineto, Martinho da Vila e assim a noite corria. Uma tia avó, chamada Cândida (Vó Dolinha para nós), g...

Bituca é Nosso!

Cara Academia do Grammy. Fica aqui nossa indignação pela forma como nosso Milton Nascimento foi recebido no evento de ontem. Sem mais, Tatiana Valente, editora responsável pelo Falando Em Sol.