Pular para o conteúdo principal

Segunda Edição do Chiquinha Gonzaga Fest começa na próxima semana



Mulheres no palco - Tatiana Pará e Débora Gozzoli estão entre as atrações do Festival que abordará diferentes aspectos do universo feminino
Fotos : Divulgação 




O Chiquinha Gonzaga Fest 2024 está de volta para sua segunda edição, trazendo uma programação vibrante e diversificada que promete celebrar a cultura e a música com eventos gratuitos e acessíveis a todos, a partir da próxima semana.

Dos dias 7 à 10 de agosto com uma programação que mistura música, debates, oficinas e atividades culturais, o Chiquinha Gonzaga Fest 2024 traz uma oportunidade imperdível para quem deseja  desfrutar de uma rica variedade de expressões artísticas e culturais. As oficinas começaram ontem, no dia 1 de agosto, com acessibilidade em libras. Já a abertura oficial do festival acontece, no dia 8 de agosto (quinta), na Comedoria do Sesc Santos, com Show Yabás – com A.B.E.C.C.A + Preta Jô e Declamação de Poesia com Cynthia Panca.

Nos dias 9 e 10 de agosto o Arcos do Valongo, em Santos, será o palco de toda a programação cultural. Na sexta, os shows são de Lelê Lótus, Tatiana Pará e Far From Alaska. As atrações musicais de sábado são Turmalina, Simone Ancelmo, Débora Gozzoli e Três + 1, Rafa Laranja e Josyara. O dia conta com duas atrações infantis, show com Chris Lobo e Contação de História com Preta de Neve. A DJ Discolada estará nos dois dias de evento. Este o único festival de música e arte feminina do Brasil, com todas as atividades gratuitas, proporcionando acesso livre à cultura para a comunidade. As oficinas, roda de conversa e alguns shows terão acessibilidade em libras.

Para Carla Mariani, uma das idealizadoras do festival, celebrar mulheres artistas em um festival cultural é essencial para equilibrar a narrativa artística e promover a igualdade de gênero. 

"Esses eventos oferecem uma vitrine para talentos frequentemente sub-representados, garantindo que nossas vozes e perspectivas sejam ouvidas e valorizadas" fazendo coro com Letícia Alcovér, outra artista e  idealizadora do festival.

"Ao destacar essas artistas, estamos ajudando a criar um legado cultural mais rico e equitativo para todos", acrescenta Letícia. 


O Festival tem patrocínio da AGEO e Porto de Santos. Confira a seguir a programação do Festival.


Programação Chiquinha Gonzaga Fest


07/08 – Arte no Dique

Programação criada para as crianças e adolescentes estudantes do Arte no Dique

14h: Mimo (Pocket Show)

14:30h: Laís Blanco (Pocket Show)

15h: Atração Surpresa


07/08 – Merlô Vinho & Bossa

19h: Inês Bari (Pocket Show)

19:30h: Vozes Potentes: Diálogos sobre a violência (Roda de conversa sobre violência contra a mulher)

Participantes: Paula Francini (psicóloga), Márcia Okida (artista), Julianna Laffront (assistente social) e Mayla Hadid (Delegada na Delegacia de Polícia de Defesa da Mulher de Cubatão).

Mediação: Fabi Oliveira


08/08 – Comedoria SESC Santos

20h: Abertura do Chiquinha Gonzaga Fest

20:15h: Declamação de Poesia com Cynthia Panca

20:30h: Show Yabás – com A.B.E.C.C.A + Preta Jô


09/08 – Arcos do Valongo – Santos

18h: DJ Discolada

18:30h: Slam

20h: Show com Lelê Lótus

21h: Declamação de Poesia com Guiomar Araújo

21:10h: Show com Tatiana Pará

22:10h: Dança Flamenca com Allany Leone

22:30h: Show com Far From Alaska


10/08 – Oficina

11h: Oficina UBC – Tema: “Direitos autorais e o panorama geral do mercado” (Participação mediante inscrição) – Online


10/08 – Arcos do Valongo – Santos

14h: DJ Discolada

14:30h: Contação de História + Show com Chris Lobo (atração infantil)

16h: Contação de História com Preta de Neve (atração infantil)

16:30h: Show com Turmalina

18h: Show com Simone Ancelmo

19:30h: Show com Débora Gozzoli e Três + 1

20:50h: Dança Cigana com grupo Nazar Romy

21h: Show com Rafa Laranja

22:30h: Show com Josyara


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Djavan e Eles

Pétala - dia de celebrar o cantor e compositor muso deste blog e de muitos outros poetas e escritores Foto: Tati Valente Dia de Djavanear o que há de bom. Os leitores do Falando em Sol já estão cansados de saber o apreço que tenho pela obra do alagoano Djavan Caetano Vianna, e que todo ano, esta data aqui é celebrada em forma de palavras. O que posso fazer, se Djavan "invade e fim"? Para comemorar seu 76º aniversário, selecionei cinco momentos em que ele dividiu cena com outros nomes da música popular brasileira. O resultado: um oceano de beleza. Tudo começou aqui. Este foi o meu primeiro contato com Djavan e tenho a certeza que de toda uma geração que nasceu nos anos 1980. Ele é Superfantástico! Edgard Poças...obrigada por isso... Azul é linda, amo ouvir e cantar até cansar...  Com Gal e Djavan então...o céu não perde o azul nunca... Esse vídeo foi em um Som Brasil, no ano de 1994. Desculpem, posso até parecer monotemática, mas Amor de Índio é linda. Mais linda ainda com est...

Quinta da Saudade : Barracão de Zinco

Véspera de Natal e dia da famosa quinta da saudade. E a data esse ano pede (deveria pedir sempre) reflexões sobre nossas atitudes e o que podemos fazer para melhorar, evoluir. Especialmente num ano de tantas perdas, em que muitas vezes tivemos de abrir mão de estar com quem amamos para preservá-los.  E Natal para mim, desde a infância teve uma atmosfera mágica : desde o decorar a casa, até acreditar no Papai Noel e esperar pela meia-noite sempre foi muito aguardado, e ainda é. Mas o papo aqui é música, e vou contar a história de uma serenata que me lembro ter participado ainda criança (década de 80)  lá no bairro do Embaú, em Cachoeira Paulista, no Vale do Paraíba. Todos os anos nos reuníamos entre familiares e amigos e o samba era o ritmo que fazia a trilha sonora das festas. Ali tocavam Fundo de Quintal, Zeca Pagodinho, Originais do Samba, Beth Carvalho, Clara Nunes, Almir Guineto, Martinho da Vila e assim a noite corria. Uma tia avó, chamada Cândida (Vó Dolinha para nós), g...

Bituca é Nosso!

Cara Academia do Grammy. Fica aqui nossa indignação pela forma como nosso Milton Nascimento foi recebido no evento de ontem. Sem mais, Tatiana Valente, editora responsável pelo Falando Em Sol.