Sereia- cantora e compositora paraense traz dois shows que trazem na temática toda riqueza da cultura do Norte do Brasil
Foto: Valério Silveira
O estado de São Paulo foi escolhido pela cantora e compositora paraense Mila Costa para conhecer toda a riqueza da cultura do Norte. Nos dias 7 e 10 de setembro o Sesc Thermas de Presidente Prudente e o CEU das Artes em Tatuí receberão os shows " Canto do Uirapuru" e "Baile da Sereia".
O " Baile da Sereia" foi criado pela artista com o objetivo de fazer um "mergulho" na identidade paraense levando para o público os clássicos do que é chamado por alguns de "brega".
" Comecei a incluir alguns bregas nos meus shows e passei a perceber o quanto que eu gostava de cantar brega, do quanto essa música me fazia bem me fazendo lembrar da infância e de momentos felizes, pois, sempre a minha família ouviu muito brega e é um ritmo em que por onde você anda no Pará, você escuta. Comecei a reparar também como as pessoas reagiam quando tocava esse ritmo e era impressionante a receptividade e alegria deles ao ouvirem , então senti a necessidade de fazer um show só com clássicos do brega paraense", lembra.
A cantora lírica e popular, professora de canto e musicoteurapeuta associou a relação do brega com os paraenses e na implicação em suas memórias afetivas, associando o conceito de ISO (identidade sonoro musical) com o conceito de BENENZON, da musicoterapia.
"O ISO é tudo que você escuta deste a barriga de sua mãe, que acaba fazendo parte do que você é, da sua identidade, no caso do brega, faz parte da identidade de muitos nortistas, o que em muitos casos traz a sensação de pertencimento e felicidade, mas nãos só para os nortistas, a música da Amazônia causa uma experiência sonora diferenciada para o público em geral, uma sensação especial e única, carregada de potência e ancestralidade e beleza", afirma.
Já em "Canto do Uirapuru", inspirado no pássaro lendário da Amazônia, o repertório trará releituras de clássicos da música Nortista como " Ao pôr do sol" de Firmo Cardoso; "Negro Sol" de Márcio Macedo e "Foi Boto Sinhá" do Maestro Waldemar Henrique, além de músicas autorais. Com o objetivo de difundir e valorizar a cultura nortista o espetáculo trará os ritmos Amazônicos, que recebem influência da música caribenha, além de música erudita e trazem nas letras as lendas, costumes e variações linguísticas da região Norte do país. Mila contará com os músicos Victor Sá (violão); Júlio César (saxofone); Flávio Bittar (bateria) e Matheus Franz (baixo).
"Um dos objetivos do show "Canto do Uirapuru" é questionar a exclusão geográfica da região Norte e falar que o nosso Canto também faz parte da nação, portanto, é muito importante levar para outros estados do Brasil, fazer ele em São Paulo é uma alegria. Ambos os shows. É lindo começar por São Paulo que é um estado que acolhe muitos e sempre acolhe a minha música e a minha pessoa como artista com muito respeito e ouvidos atentos, eu amo cantar em São Paulo e trazer esse show para lugares tão importantes aqui é uma alegria imensa. Levar a minha raiz, o meu norte, levar informações sobre a região e assim contribuir para a diminuição da xenofobia e da exclusão geográfica em que vivemos", conclui.
Serviço
Mila Costa - " Baile da Sereia
Data : 07 de setembro de 2024 sábado
Onde - SESC Thermas Presidente Prudente -SP
Horário - 16 horas
Entrada Gratuita
Mila Costa - " Canto do Uirapuru"
Data: 10 de setembro de 2024 - domingo
Onde : CEU das Artes Tatuí- SP
Horário - 20 horas
Entrada Gratuita
Comentários
Postar um comentário