As redes sociais pararam essa semana: pais e filhos lotaram as redes sociais com os divertidos cabelos e mochilas malucas nas atividades das escolas e creches. Com muita criatividade pais e cuidadores se tornaram artistas por um dia e tiraram, de alguma forma, as crianças das telas. Promover arte para os pequenos e estimular a integração deles com a natureza é o objetivo do "Festival Céu de Brincadeiras" que acontecerá neste dia 12 de outubro (amanhã) no Parque Leste Gama no Distrito Federal. O festival é realizado pelo Coletivo Ori-gens, um grupo interdisciplinar que tem como intuito fomentar e produzir arte nas periferias e conta com o financiamento do Fundo de Apoio à Cultura.
"O Festival Céu de Brincadeiras surge com o objetivo de promover a arte para a infância e estimular o contato das crianças com as linguagens artísticas de forma integrada com a natureza. Nesse projeto, realizado pelo Coletivo Ori-gens, convidamos artistas de várias vertentes e modos de fazer, para montar uma programação divertida, pautada na ludicidade e na brincadeira livre. A inspiração principal veio da presença alegre da filha de um dos membros do Coletivo, a Maria Céu. Com ela, aprendemos a importância de imaginar e criar, reforçando a nossa crença na arte como forma de vitalizar e transformar o nosso cotidiano, mas também de nos expressar livre e despretensiosamente", conta Carlos Willian, coordenador do Festival.
Tendo como cenário a natureza, o festival trará para as crianças atividades culturais durante todo o sábado : Oficinas de danças afro-brasileiras, flautas de papel, de dança acrobática; Circo; Literatura de Cordel; apresentações musicais; Contação de histórias e peças teatrais. Com uma programação que visa unir o lúdico a conhecimentos necessários na atualidade como a preservação do meio-ambiente, o festival pretende ainda trabalhar o desenvolvimento pleno de habilidades e da sensibilidade com o público infantil.
"Muitas vezes, o 'mundo adulto' esquece ou se afasta da importância da imaginação e da arte. Entretanto, a imaginação é um elemento inesgotável de poder criativo e recreativo, ela é essencial para aquilo que chamamos de arte, pois nos permite combinar e recombinar conhecimentos, conceitos, memórias explorando novas possibilidades, ideias e histórias. A música, o teatro e a literatura infantil exploram essa potência e criam oportunidades para o desenvolvimento pleno da sensibilidade, sociabilidade e outras habilidades humanas. Inspirado por isso, o Festival Céu de Brincadeiras busca instigar, incentivar, ouvir e dar atenção a esse poder criativo, propondo diversas ações focadas nas crianças, usando de múltiplas linguagens artísticas. Com a palavra falada, a palavra escrita e a palavra encenada - ou mesmo sem nenhuma palavra - procura-se possibilitar que a criança experimente, aprenda, crie e, sobretudo, tenha um momento de diversão genuíno", conclui.
Serviço
Festival Céu de Brincadeiras
Onde: Parque Leste Gama DF
Quando: 12/10/2024 a partir das 9 horas
Mais informações no Instagram :https://www.instagram.com/coletivorigens/
Muito feliz de poder falar sobre esse projeto e sobre o trabalho do Coletivo Ori-gens. No mais, queria elogiar esse site maravilhoso!
ResponderExcluirPois pra mim é uma honra divulgar trabalhos maravilhosos como o de vocês!❤️🙏
Excluir