Na África Ocidental os griôs são responsáveis por transmitir conhecimentos, mitos, histórias, canções, tradições e aconselhamentos sobre a vida de seus povos. São muito sábios e respeitados nas comunidades onde vivem. E desde o início de outubro os alunos das Escolas Municipais Prof. Mário Portes e Ver. Astréa Barral Nébias têm a oportunidade de experenciar em Mogi das Cruzes a possibilidade de fazer uma viagem até o continente africano sem sair da cidade. Participamdo projeto Raízes d'Oeste: África Ocidental na Escola.
A iniciativa promove uma imersão nas tradições musicais da África Ocidental, com oficinas culturais conduzidas pelo músico senegalês Saliou Seck, que compartilha sua vasta experiência como educador e griô.
" Quando Saliou chegou ao Brasil e eu também, porque morei um tempão na África Ocidental, ele percebeu o quanto de influência que tinha, principalmente desta região da África Ocidental, do Oeste onde fica o Senegal na nossa cultura brasileira: de música, de dança e até de alimentação e dapi vem o nome 'Raízes D'Oeste porque é um pouco do resgate nossos culturais e Oeste porque é o Oeste da África que é bem desta parte especificamente", conta Carol Ussier responsável pela comunicação do projeto.
Ao longo de um mês, os estudantes vivenciarão ritmos, instrumentos e práticas culturais de tradição mandeng e wolof, valorizando a ancestralidade e incentivando a expressão artística. Com foco especial nas turmas de 3º, 4º e 5º anos, o projeto busca despertar o interesse pela cultura africana, ampliando o repertório cultural das crianças e oferecendo uma abordagem enriquecedora dentro do ambiente escolar.
Para Miriam Passine, vice-diretora da EM Prof. Mário Portes, esta é uma oportunidade única para as crianças.
“É de uma riqueza extrema trazer essa cultura para dentro da escola e ressalto a importância de replicar a mensagem de que a África não é um país”, afirma.
Os encontros inaugurais do Projeto Raízes d'Oeste foram marcados por rodas de conversa sobre as culturas africanas, demonstrações de ritmos tradicionais e instrumentos da África Ocidental, além de vivências práticas de ritmo e movimento. As crianças se engajaram com curiosidade, especialmente os alunos do 5º ano, que já haviam estudado sobre a figura dos griôs e tiveram a oportunidade de interagir diretamente com Saliou Seck, um griô de verdade.
Geraldo Monteiro Neto, técnico de Arte do Departamento Pedagógico ressaltou que “para o Departamento Pedagógico e para a Secretaria Municipal de Educação, é uma oportunidade preciosa. As crianças terão contato com um autêntico griô africano, valorizando não só a cultura musical do Senegal, mas toda a herança africana, que é tão presente na cultura e na música brasileiras.”
Muitos estudantes expressaram interesse em aprender mais, fazendo perguntas e explorando como a cultura africana está presente em suas vidas cotidianas. Essa oportunidade tem sido fundamental para trabalhar a diversidade desde cedo, estimulando o reconhecimento das tradições africanas e sua influência na cultura brasileira. A empolgação e o entusiasmo tornaram o início do projeto uma experiência transformadora para todos. O projeto "Raízes d'Oeste: África Ocidental na Escola" é uma iniciativa financiada pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio do Programa de Fomento à Arte e à Cultura de Mogi das Cruzes, Lei n.º 7.222/2016 — Projeto Aprovado n.º 2023.013.15.
Comentários
Postar um comentário