Uma lenda urbana dizia que o ritmo forró teria surgido de militares americanos, que ao chegar no Rio Grande do Norte, se encantaram pelo toque da sanfona, do triângulo e da zabumba e a forma como todos dançavam sem distinção. Decidiram então colocar o nome de "for all", que no português virou forró. Mas, esta história não é verdadeira, pois o termo "forró", vem de "forrobodó", termo que designa baile popular, com origem no galego "forbodó". Uma coisa é fato: o ritmo consegue mexer com todo mundo, é feito "for all". E a cantora e compositora maranhense Paula Nordestina lançou nesta semana o videoclipe da música " Toca Um Forrózin". A faixa faz parte do álbum "Toca Um Forrózin", lançado em 2023, com nove faixas autorais. A realização do clipe em 2024 teve o apoio da Lei Paulo Gustavo da Prefeitura de São Luís no Maranhão.
"O roteiro do clipe foi feito por mim e a filmagem foi pelo diretor de cinema Johnny Kelnin. Para o roteiro eu pensei em mostrar as varias formas de dançar/escutar a mesma musica como por exemplo : os anunciantes de porta de lojas, os paredões, os dançarinos de FitDance, tiktokers, as formas simples e mais elaborados de dançar a mesma música. Além, convidamos o Cesar Rafael, que fez o trabalho de interpretação em Libras do clipe acessível, para participar da filmagem dançando e fazendo a tradução junto comigo. O clipe foi gravado em cinco locações da cidade de São Luís, centro histórico, Praça da Mercês, Igreja do Desterro, Rua Grande e praia", conta Paula.
Para formar o elenco do clipe, a artista convidou vários personagens da capital do Maranhão, de dançarinos profissionais à pessoas comuns, com seus gingados orgânicos. Logo na primeira cena mostra mulheres em uma batalha em frente a um paredão automotivo - algo comum nas festas do interior do MA- a própria cantora se preparou por três meses para poder dançar no videoclipe. Além disso, Paula deu prioridade para os artistas populares maranhenses, mostrando dançarinos, artistas de rua e dando preferencia a um figurino artesanal.
"Em um outro momento do clipe, eu danço com 4 bailarinos em formato FitDance, aqui eu tive aulas de dança por três meses, me preparando pois eu não sabia dançar. A coreografia foi da Leticía, e tivemos os dançarinos Yuri, Sammara e Davi Lins. Convidei também a dançarina profissional Isa Sousa e deixei ela interpretar de forma livre como ela dançaria esta musica . Logo em seguida fui para Rua Grande, onde tem os animadores de porta de loja, o palhaço Micharia, um super-homem e Homem-Aranha , e tenho uma intenção com eles tbm. E depois participou uma figura icônica que é o Rafael, ele representou no meu clipe os dançarinos de forró com as bonecas, eles são costumes nas festas de forró. O Rafael tem a personagem Adriane Bombom, que é uma Drague aqui de São Luís. Sigo para o centro histórico de sao luis onde faço uma transição trocando de figurino, esta roupa é artesanal, um vestido de crochê feito especialmente para o clipe pela Renata, artesã de Marinha - MA, na baixada maranhense. Logo eu chego na praia e encontro com Cesar Rafael e Stephanie e finalizamos o clipe ali", celebra.
A cantora, embaixadora do festival "Viva Gonzagão" e do "Women's Music Event", e que tem como referências grandes nomes como "João do Vale", " Luiz Gonzaga", Marinês e Alcione, mostrou que o ritmo é de fato para todos. Na produção do videoclipe contou com o make of da Ana Cris Jansen, cadeirante o videoclipe traz a tradução em libras de Cesar Rafael. Os bastidores do videoclipe podem ser conferidos no Intagram : https://www.instagram.com/paulanordestina/
" Agora minha visão final, avaliando o que eu criei, penso que fugi das expectativas alheias sobre como deveria ser um clipe nesta temática, nordestina. Ao inserir personagens e locações diferentes, trouxe uma narrativa que prende o espectador, através da curiosidade de como será o próxima cena. Eu me acho irreverente, e as minhas composições sempre trazem essa irreverência, essa coisa de não ter tudo certinho, perfeito até porque a vida não é assim", conclui.
E como eu também não sou perfeita e não resisto a uma dança, vou convidar vocês para se acabarem no forró comigo, com o videoclipe de "Toca Um Forrózin", de Paula Nordestina.
"Eita Lasqueira!"
Amei 🤩
ResponderExcluir