Respirar - cantor e compositor paraense traz em balada folk o transtorno, que de acordo com a OMS afeta 9,3% da população brasileira
Foto: Divulgação
Falta de ar. Coração acelerado. Uma pressão que faz doer do peito e irradia por todo braço esquerdo . Um nó na garganta e uma confusão mental, somada a uma sensação de que não conseguirá fugir dali. Um sentimento iminente de quase morte.
Só quem já teve uma crise de ansiedade sabe com precisão o que foi descrito aqui. O que alguns chamam de frescura, ou de falta de Deus, na verdade é um transtorno que de acordo com a classificação internacional de doenças pode ser considerado grave. caracterizado por preocupação excessiva e persistente, afetando assim várias áreas da vida. O Brasil, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, é o país com mais casos de ansiedade no mundo, registrando mais de 18 milhões de brasileiros sofrendo com os transtornos causados por ela. Esta foi a inspiração para o músico, cantor e compositor Alexandre Escher para compor a música "Breath In". A balada folk, com muito das canções de James Taylor e Phil Collins, está disponível nas plataformas desde o dia dez de dezembro.
"Eu estava tentando compor em afinações diferentes da tradicional pro violão. Comecei a aprender os acordes, testar sequências. A harmonia da música veio primeiro. A letra foi acontecendo após eu ler um estudo da Organização Mundial de Saúde sobre o aumento significativo dos casos de ansiedade que tiveram registro durante o período da pandemia. Já queria compor sobre o tema da ansiedade e sobre como as outras pessoas enxergam alguém ansioso. Optei pelo idioma em inglês porque gosto da sonoridade do termo "Breathe in". Inclusive dependendo do referencial que o ouvinte adota, a letra da canção pode pedir pra "respirar" ou "inspirar". Pra uma pessoa ansiosa pode ser muito difícil puxar o ar para os pulmões enquanto ela tenta se expressar. E a letra é muito sobre isso. A verdade é que se torna muito difícil lutar contra os próprios demônios, uma vez que são invisíveis aos olhos dos outros. "Breathe" in é uma balada folk inspirada nos meus grandes ídolos do gênero. Mas é antes de tudo uma canção sobre acolhimento", lembra Alexandre.
O músico de paraense conta ainda que a música foi composta originalmente para violão e voz, mas ao gravá-las em Santarém (PA), enviou parao músico e produtor mineiro Fagner Pimentel, do Estúdio Dois Mundos, localizado em Conselheiro Lafayete - MG. Fagner acrescentou piano à música e fez a mixagem e masterização da canção.
Para começar a semana na paz da canção de Alexandre, convido os leitores do Falando em Sol para "Breath In".
Excelente tema a ser levantado pelo Alexandre! Além da música que ficou sensacional, a discussão é valida em dias onde a ansiedade impera no mundo!
ResponderExcluirSensacional!!👏👏👏👏
ResponderExcluirQue vibe linda, musica e tema! Necessário! show!
ResponderExcluirAmei.
ResponderExcluirParabéns!!!
ResponderExcluirUma enorme honra ter meu trabalho divulgado num espaço tão maravilhoso quanto o Falando em Sol e ainda mais por uma jornalista séria e super empenhada como a Tati. Gratidão!!!
ResponderExcluir