Pular para o conteúdo principal

Primeira edição do Festival Cantautoras do Vale começa neste sábado


Cantautoras - Festival tem como intuito fortalecer o cenário autoral feminino e ampliar a participação de mulheres no mercado fonográfico
Foto: Thaís Sá


    Uma cantautora é aquela que além de criar suas próprias canções, ou seja, autora/compositora delas, usa sua própria voz para dar vida às músicas, se torna a intérprete da própria criação.
 Os moradores do Vale do Paraíba terão a oportunidade de conhecer dez destas artistas neste fim de semana Nos dias 18 e 19 de janeiro Jacareí recebe o primeiro "Festival Cantautoras do Vale", evento gratuito para toda a família que reúne, sempre das 16h às 21h, música boa, gastronomia e feira cultural em um único espaço: Pátio dos Trilhos, no Centro da cidade. Para quem quiser entender o conceito de cantautora, esta será a melhor oportunidade para entender o conceito e prestigiar dez delas daqui da região liderando shows na Sala Mário Lago: Cinthia Jardim, Maysa Ohashi, Julie Ramos e Ligia Kamada, da coletiva que dá nome ao festival, e as convidadas Dóris Mendes, MIRA, Amanda Menconi, Vivian Pelodan, Bea Cândia e Andressa Neiva.
“E somos muitas as mulheres que escrevemos, compomos e cantamos repertório próprio. Nada mais justo do que nos apropriar do termo no feminino e organizar uma festa com o público para celebrar talentos da região, reforçando o compromisso das Cantautoras do Vale em fomentar e exaltar o trabalho de mulheres na cultura”, diz Cinthia Jardim, produtora executiva do festival, que ressaltou ainda a importância da música autoral feminina.
" O Festival procura enaltecer a mulher que é compositora, é sobre música autoral feminina. é uma grande responsabilidade porque nós não somos a maioria do mercado fonográfico e justamente por isso, nós Cantautoras do Vale queremos fortalecer mulheres compositoras", afirma.
O evento tem ainda o intuito de contribuir para a arrecadação de absorventes íntimos, com a opção de ingresso solidário (não obrigatório). O projeto tem apoio da Lei Municipal 3.648/1995 (Lei de Incentivo à Cultura de Jacareí- LIC), e conta com o patrocínio da Suzano.


Serviço

Festival Cantautoras do Vale

Onde: Sala Mário Lago, Rua Barão de Jacareí, 122, Centro, Jacareí -SP

Programação

Sábado 18/01

16 h - Doris Mendes
17h30- Mira
18H40- Julie Ramos
19h50- Vivian Pelodan

Domingo 19/01

16 horas - Lígia Kamada
17h30- Maysa Ohashi (participação Bea Cândia)
18h40- Julie Ramos
19h50 - Cinthia Jardim (participação Andressa Neiva)
20h30- Musical Reverbera


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Djavan e Eles

Pétala - dia de celebrar o cantor e compositor muso deste blog e de muitos outros poetas e escritores Foto: Tati Valente Dia de Djavanear o que há de bom. Os leitores do Falando em Sol já estão cansados de saber o apreço que tenho pela obra do alagoano Djavan Caetano Vianna, e que todo ano, esta data aqui é celebrada em forma de palavras. O que posso fazer, se Djavan "invade e fim"? Para comemorar seu 76º aniversário, selecionei cinco momentos em que ele dividiu cena com outros nomes da música popular brasileira. O resultado: um oceano de beleza. Tudo começou aqui. Este foi o meu primeiro contato com Djavan e tenho a certeza que de toda uma geração que nasceu nos anos 1980. Ele é Superfantástico! Edgard Poças...obrigada por isso... Azul é linda, amo ouvir e cantar até cansar...  Com Gal e Djavan então...o céu não perde o azul nunca... Esse vídeo foi em um Som Brasil, no ano de 1994. Desculpem, posso até parecer monotemática, mas Amor de Índio é linda. Mais linda ainda com est...

Quinta da Saudade : Barracão de Zinco

Véspera de Natal e dia da famosa quinta da saudade. E a data esse ano pede (deveria pedir sempre) reflexões sobre nossas atitudes e o que podemos fazer para melhorar, evoluir. Especialmente num ano de tantas perdas, em que muitas vezes tivemos de abrir mão de estar com quem amamos para preservá-los.  E Natal para mim, desde a infância teve uma atmosfera mágica : desde o decorar a casa, até acreditar no Papai Noel e esperar pela meia-noite sempre foi muito aguardado, e ainda é. Mas o papo aqui é música, e vou contar a história de uma serenata que me lembro ter participado ainda criança (década de 80)  lá no bairro do Embaú, em Cachoeira Paulista, no Vale do Paraíba. Todos os anos nos reuníamos entre familiares e amigos e o samba era o ritmo que fazia a trilha sonora das festas. Ali tocavam Fundo de Quintal, Zeca Pagodinho, Originais do Samba, Beth Carvalho, Clara Nunes, Almir Guineto, Martinho da Vila e assim a noite corria. Uma tia avó, chamada Cândida (Vó Dolinha para nós), g...

Bituca é Nosso!

Cara Academia do Grammy. Fica aqui nossa indignação pela forma como nosso Milton Nascimento foi recebido no evento de ontem. Sem mais, Tatiana Valente, editora responsável pelo Falando Em Sol.