Pular para o conteúdo principal

Cantautoras do Vale oferecem oficinas gratuitas

 


AprendizagemCompositoras à frente de festival inédito em Jacareí abrem inscrições para oficinas gratuitas a artistas que querem impulsionar carrreiras
 Foto: Thais Sá/Divulgação


Após sucesso de público em seu primeiro festival de música autoral feminina, em Jacareí, a coletiva de compositoras Cantautoras do Vale abre inscrições gratuitas para oficinas que tratam de temas para o aperfeiçoamento e a formalização do trabalho artístico na região. São 30 vagas para cada uma das quatro atividades, que são independentes e serão realizadas à quarta-feira, dia 5, e às segundas-feiras, dias 10, 17 e 24 de fevereiro, no NEA (Núcleo de Educação Ambiental) da multinacional Suzano, em Jacareí, sempre das 14h às 17h. Uso potencializado das redes sociais e organização de currículo e documentações específicas são alguns dos debates além das atividades corporais e vocais propostas. Em todos os dias haverá plantão tira-dúvidas para questões de gestão de carreira e projetos culturais. 

As oficinas “Arte & Música como Profissão" são destinadas a artistas de Jacareí e região e integram as ações do Festival Cantautoras do Vale, que reuniu um público estimado em 500 pessoas em nove shows gratuitos de 10 artistas mulheres realizados na Sala Mário Lago nos últimos dias 18 e 19. O projeto, que promoveu ainda uma campanha de arrecadação de itens de higiene menstrual e uma feira gastronômica e cultural, foi beneficiado pela Lei Municipal 3.648/1995 (a LIC, Lei de Incentivo à Cultura de Jacareí) e recebe patrocínio da multinacional brasileira Suzano, que mantém unidade em Jacareí.

As inscrições para as oficinas estão abertas até as 23h59 do dia 4, sem custo, pelo link docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScXDwvlS1iI9CtHyLs8smnLsCwPetJiMrMlcbpm6_PcL45cBw/viewform .

 A proposta dos encontros é fortalecer artistas e estudantes das artes para o desenvolvimento de suas carreiras na área cultural, com orientações e exercícios ministrados pelas cantautoras Cinthia Jardim, Maysa Ohashi, Julie Ramos e Ligia Kamada. Organizadoras do projeto, elas vão abordar questões específicas acerca da arte como profissão e compartilhar experiências e ideias sobre temas como processos criativos, inspirações e dificuldades na área. Os participantes e as participantes vão receber certificado de conclusão das atividades via email e ter acesso ao resumo de todo o conteúdo trabalhado no formato de PDF, após os encontros. Serão destinadas 30% das vagas para mulheres negras, indígenas, amarelas, PCDs e/ou 60+, pessoas trans e pessoas da comunidade LGBTQIANP+.


Consulte as opções e os dias de oficinas:

05/02 (qua.) - GESTÃO DE CARREIRA ARTÍSTICA 

Cinthia Jardim, produtora cultural e cantautora, pretende entregar conteúdos relacionados a profissionalização e gestão de carreira artística abordando os temas: material profissional demonstrativo (currículo, portfólio, clipping, minibio, entre outros); formalização de contratações (abertura de CNPJ e benefícios); e elaboração de projetos culturais.

10/02 (seg.) - MÍDIA SOCIAL

[com plantão tira-dúvidas sobre gestão de carreira, com Cinthia Jardim, ao final da oficina]

Julie Ramos, bacharel em Rádio e TV e cantautora, pretende explorar como tema o uso das redes sociais de maneira inteligente e sustentável para branding pessoal, entendendo estas mídias como uma extensão do portfólio e do site oficial. Nunca foi tão possível disseminar trabalhos para diferentes pessoas em diferentes lugares e ao mesmo tempo como é agora. Saber usar a internet com estratégia é uma maneira poderosa de expandir potenciais exponencialmente. Nesse contexto, a oficina debate caminhos para buscar referências para a divulgação de trabalhos e informação relevante e positiva. Também aborda, com demonstrações de cases de sucesso, aplicativos que ajudam na criação de conteúdo, como são exemplos Canva, CapCut, APPs editores de fotos ou mesmo inteligência artificial para redigir legendas.

17/02 (seg.) - INTRODUÇÃO AO CANTO 

[com plantão tira-dúvidas sobre gestão de carreira, com Cinthia Jardim, ao final da oficina]

Maysa Ohashi, diretora artística, professora de performance vocal e cantautora, pretende explorar temas relacionados diretamente às artes musicais e à utilização da voz falada de forma eficiente e saudável, explorando técnicas vocais e de respiração com atividades práticas.

24/02 (seg.) - EXPLORAÇÃO VOCAL E RÍTMICA

[com plantão tira-dúvidas sobre gestão de carreira, com Cinthia Jardim, ao final da oficina]

Ligia Kamada, cantautora e produtora musical, pretende abordar a exploração e o desenvolvimento do fazer e da escuta musical através da voz e do corpo em movimento (ritmo) utilizando técnicas e exercícios práticos, além de estimular a criação e a produção musical independentes. Os participantes aprenderão, de forma lúdica, técnicas vocais, ritmos e princípios básicos de teoria musical por meio de dinâmicas e exercícios. No decorrer da atividade, ainda, será estimulado o sentido da improvisação a partir da linguagem musical. 


SERVIÇO 

 Oficinas “Arte e Música como Profissão”

Vagas: 30 por oficina 

Quando : Qua., 05 (“Gestão de Carreira Artística); e seg., 10 (“Mídia Social”) , 17 (“Introdução ao Canto”) e 24 (“Exploração Vocal e Rítmica”) de fevereiro de 2025

Horário: sempre das 14h às 17h

Local: NEA Suzano

Endereço: rua Projetada, 75, São Silvestre, Jacareí/SP

    Mais informações no email cantautorasdovale@gmail.com ou Instagram @cantautorasdovale






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Djavan e Eles

Pétala - dia de celebrar o cantor e compositor muso deste blog e de muitos outros poetas e escritores Foto: Tati Valente Dia de Djavanear o que há de bom. Os leitores do Falando em Sol já estão cansados de saber o apreço que tenho pela obra do alagoano Djavan Caetano Vianna, e que todo ano, esta data aqui é celebrada em forma de palavras. O que posso fazer, se Djavan "invade e fim"? Para comemorar seu 76º aniversário, selecionei cinco momentos em que ele dividiu cena com outros nomes da música popular brasileira. O resultado: um oceano de beleza. Tudo começou aqui. Este foi o meu primeiro contato com Djavan e tenho a certeza que de toda uma geração que nasceu nos anos 1980. Ele é Superfantástico! Edgard Poças...obrigada por isso... Azul é linda, amo ouvir e cantar até cansar...  Com Gal e Djavan então...o céu não perde o azul nunca... Esse vídeo foi em um Som Brasil, no ano de 1994. Desculpem, posso até parecer monotemática, mas Amor de Índio é linda. Mais linda ainda com est...

Quinta da Saudade : Barracão de Zinco

Véspera de Natal e dia da famosa quinta da saudade. E a data esse ano pede (deveria pedir sempre) reflexões sobre nossas atitudes e o que podemos fazer para melhorar, evoluir. Especialmente num ano de tantas perdas, em que muitas vezes tivemos de abrir mão de estar com quem amamos para preservá-los.  E Natal para mim, desde a infância teve uma atmosfera mágica : desde o decorar a casa, até acreditar no Papai Noel e esperar pela meia-noite sempre foi muito aguardado, e ainda é. Mas o papo aqui é música, e vou contar a história de uma serenata que me lembro ter participado ainda criança (década de 80)  lá no bairro do Embaú, em Cachoeira Paulista, no Vale do Paraíba. Todos os anos nos reuníamos entre familiares e amigos e o samba era o ritmo que fazia a trilha sonora das festas. Ali tocavam Fundo de Quintal, Zeca Pagodinho, Originais do Samba, Beth Carvalho, Clara Nunes, Almir Guineto, Martinho da Vila e assim a noite corria. Uma tia avó, chamada Cândida (Vó Dolinha para nós), g...

Bituca é Nosso!

Cara Academia do Grammy. Fica aqui nossa indignação pela forma como nosso Milton Nascimento foi recebido no evento de ontem. Sem mais, Tatiana Valente, editora responsável pelo Falando Em Sol.