Homenagem- Em circulação por Recife, Brasília e São Paulo, homenagem ao gênio Garoto apresenta show com o trio Caixa Cubo, convidados (fotos abaixo) e exibição de documentário
Há 70 anos partia um dos maiores violonistas brasileiros de todos os tempos. Nascido Aníbal Augusto Sardinha e carimbando o nome Garoto na história da música brasileira, foi pioneiro da bossa nova, pai do violão moderno, autor de clássicos do cancioneiro popular brasileiro, revolucionário do choro e considerado o maior nome da literatura dos instrumentos de cordas do país. Referência para músicos como João Gilberto, Carlos Lyra, Raphael Rabello e Baden Powell tinha uma vida humilde, e só conseguiu reconhecimento popular e financeiro um ano antes de sua morte, ao ganhar um concurso da Prefeitura de São Paulo com uma música celebrando o quarto centenário da cidade. Peça fundamental, e infelizmente esquecida, da história da música popular brasileira, Garoto, será homenageado em show do trio Caixa Cubo e convidados, durante o mês de julho, nas cidades de Recife, Brasília e São Paulo.
Selecionado pelo edital Bolsa Funarte de Música Pixinguinha 2023, este tributo a Garoto apresenta parte importante da obra do artista, interpretada pelos integrantes do trio paulista Caixa Cubo - Henrique Gomide, ao piano, Noa Stroeter, no contrabaixo e João Fideles na bateria. O grupo tem, entre seus diversos lançamentos, um álbum dedicado à obra de Garoto, denominado Enigma – A música de Garoto. O trio tem se apresentado em concertos pelo Brasil e Europa, sempre incluindo composições de Garoto no repertório.
O concerto conta com as participações especiais de Paulo Bellinati, ao violão, em São Paulo; Laís de Assis, na viola de dez cordas, em Recife e Márcio Marinho no cavaquinho, em Brasília.
" Para mim é uma honra participar deste show com os meninos, sou fã do Caixa Cubo e estou ansioso para ver como será, por que é o gênio das cordas e a música de Garoto merece. O Garoto tem grande importância não só para o choro, mas para a transformação da música popular brasileira, haja vista que vários gêneros 'beberam' do Garoto, por exemplo a bossa nova, os acordes que ele deixou; o choro, ele deixou um legado. Os acordes são usados até hoje para o pagode, para o samba. Ele colocou o violão brasileiro em outro patamar, além de ser um multi-instrumentista deixou legado para o cavaquinho, para o violão, o bandolim, um legado para o violão tenor, um instrumento que até então não era muito utilizado, e ele o colocou no Brasil. E poder homenagear Garoto será desafiador e maravilhoso. por que a música dele transcende", celebra Márcio Marinho.
No decorrer do show, será exibido um vídeo cenário com imagens feitas para o documentário “Garoto, Vivo Sonhando”, criado pelo seu diretor, Rafael Veríssimo, com fotos, fonogramas, partituras e manuscritos pertencentes ao acervo pessoal do artista Garoto, o gênio das cordas tem coordenação artística de Myriam Taubkin, direção musical de Henrique Gomide, arranjos do Caixa Cubo Trio e produção executiva da Caminhante Music.
Serviço
Garoto, o gênio das cordas
Show em homenagem ao pai do violão moderno brasileiro, com Caixa Cubo e participações especiais.
Exibição do documentário “Garoto – Vivo Sonhando”.
RECIFE
Dia 10 de julho, quinta feira:
Documentário Garoto, Vivo Sonhando
Local: Cinema da Fundação Derby
Horário: 19 horas
Duração: 100 minutos
Ingressos: 7,00
Dia 11 de julho, sexta feira
Show Garoto, o gênio das cordas- Caixa Cubo e Laís de Assis
Local: Teatro Santa Isabel
Horário: 20 horas
Duração: 70 minutos
Ingressos: 60,00 e 30,00
BRASÍLIA:
Dia 13 de julho, domingo
Documentário Garoto, Vivo Sonhando
Local: Clube do Choro
Horário: 19 horas
Duração: 100 min
Ingressos: 20,00 e 10,00
Dia 14 de julho, segunda feira
Show Garoto, o gênio das cordas- Caixa Cubo e Márcio Marinho
Local: Clube do Choro
Horário: 20:30
Duração: 70 min
Ingressos: 60,00 e 30,00
São Paulo
Dia 26 de julho, sábado
Show Garoto, o gênio das cordas- Caixa Cubo e Paulo Bellinati
Local: Casa de Francisca, Salão
Horário: 22 horas
Duração: 70 min
Ingressos: 80,00 e 40,00
Dia 27 de julho, domingo
Documentário Garoto, Vivo Sonhando, seguido de conversa com o escritor e jornalista Lucas Nobile
Local: Casa de Francisca, Porão
Horário: 11 horas
Duração: 100 min
Ingresso gratuito
Comentários
Postar um comentário