Pular para o conteúdo principal

Sesc Consolação sedia a 1ª Edição do Festival de Sanfoneiras

    


 No fole - Programação acontece neste fim de semana  com programação variada e entrada gratuita 

     Nos dias 02 e 03 de agosto, o Sesc Consolação será palco da 1ª edição do projeto “As Mulheres dos Ventos - Festival de Sanfoneiras”, idealizado pela cantora, compositora e sanfoneira Adriana Sanchez. Durante dois dias, o evento contará com uma programação recheada de atividades sobre o fole, incluindo atividades sobre os sotaques da sanfona, workshop, luthieria, apresentação da Orquestra Sanfônica e um espetáculo com acessibilidade em Libras e audiodescrição, no qual a anfitriã receberá mais quatro renomadas sanfoneiras (por dia) de diversas regiões do Brasil. A entrada é gratuita.

Apresentando performances e abordagens inusitadas, a proposta do projeto “As Mulheres dos Ventos - Festival de Sanfoneiras” é mostrar a versatilidade dos instrumentos de fole com um foco especial na sanfona, um dos instrumentos mais icônicos da nossa cultura. A programação diversificada traz muita arte e aborda também a importância da igualdade de gênero na música e nos palcos.

“Um Festival de Sanfoneiras sempre foi um sonho. Mostrar a força, a representatividade, a existência de tantas artistas potentes e talentosas que estão espalhadas. Ele não apenas destaca a importância da mulher e dos instrumentos de fole na cultura musical brasileira, mas também contribui para o enriquecimento do cenário cultural com uma abordagem inclusiva e cultural. Vamos celebrar e promover o talento feminino, criando um espaço para que o público e as artistas possam estabelecer novas conexões, além de oferecer oportunidades de formação e troca de conhecimentos”, comenta Adriana Sanchez.

“Durante dois dias teremos atividades que irão enriquecer o diálogo entre estudantes, músicos, artistas e público. Tudo será realizado de forma inclusiva e gratuita e algo assim só é possível graças a existência dos editais culturais”, finaliza a idealizadora.

Vale ressaltar que o projeto “As Mulheres dos Ventos - Festival de Sanfoneiras” conta com o apoio do Ministério da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e da Lei Aldir Blanc - PNAB 24 e apoio cultural do Sesc.

Confira a grade completa:

02/08 (sábado):

- Atividade Luthieria do Acordeon
Luthier Mari Santana - EMPELICAMARI
Local: Área de Convivência
Horário: 14:00

Sinopse: Com 19 anos trabalhando com luthieria de acordeon, atendendo clientes como Dominguinhos, Adriana Sanchez, Rastapé, Michel Teló e Fala Mansa, a luthier Mari Santana vai mostrar curiosidades sobre o funcionamento, afinação, conserto e ajustes do instrumento.

- Workshop Sotaques do Fole
Mediação: Adriana Sanchez
Local: Área de Convivência
Horário 15:00
Sinopse: Adriana Sanchez vai conversar com duas artistas de regiões diferentes do Brasil, falando sobre sotaques da sanfona e características sonoras e culturais que impactam a forma de tocar.

- Apresentação Orquestra Sanfônica com a maestrina Renata Sbrighi
Local: Área de Convivência
Horário 17:00
Sinopse: Com 35 anos de carreira, a primeira orquestra de sanfonas do Brasil liderada pela maestra Renata Sbrighi se apresentará com um repertório onde a sanfona é a protagonista.

- AS MULHERES DOS VENTOS FESTIVAL DE SANFONEIRAS
Local: Teatro Sesc Anchieta
Horário 20:00
Sinopse: Adriana Sanchez convida quatro sanfoneiras que vem se destacando com seus trabalhos. Elas mostrarão a música de distintas regiões do Brasil. Convidadas: Adriana de Los Santos (RS), Jessica e Juliana (SP), Cimara Frois (MG) e Bella Raiane (PB).

03/08 (domingo)

- Workshop Sotaques do Fole
Mediação: Adriana Sanchez
Local: Área de Convivência
Horário 14:00
Sinopse: Adriana Sanchez vai conversar com duas artistas de regiões diferentes do Brasil, falando sobre sotaques da sanfona e características sonoras e culturais que impactam a forma de tocar.

- Workshop A Mulher no Acordeon
Mediação: Adriana Sanchez
Local: Área de Convivência
Horário 15:00
Sinopse: Adriana Sanchez vai conversar com duas artistas sobre a presença da mulher no cenário da música e do acordeon.

- Apresentação Orquestra Sanfônica com a maestrina Renata Sbrighi
Local: Área de Convivência
Horário 16:30
Sinopse: Com 35 anos de carreira, a primeira orquestra de sanfonas do Brasil liderada pela maestra Renata Sbrighi se apresentará com um repertório onde a sanfona é a protagonista.

- AS MULHERES DOS VENTOS FESTIVAL DE SANFONEIRAS
Local: Teatro Sesc Anchieta
Horário 18:00
Sinopse: Adriana Sanchez convida quatro sanfoneiras que vem se destacando com seus trabalhos. Elas mostrarão a música de distintas regiões do Brasil. Maryanne Francescon (PR), Livia Mattos (BA), Thais Andrade (SP) e Nanda Guedes (CE).

SERVIÇO:
“As Mulheres dos Ventos - Festival de Sanfoneiras”

Data: 02 e 03 de agosto (sábado e domingo)
Local: SESC CONSOLAÇÃO
Endereço: R. Dr. Vila Nova, 245 - Vila Buarque, São Paulo 01222-020, BR
Reserve seu ingresso no site do Sesc Consolação, a partir das 12h do dia 02 e 03 de agosto ou retire na bilheteria do evento.


Para saber mais, acesse:
www.festivaldesanfoneiras.com.br
instagram.com/festivaldesanfoneiras
instagram.com/adriansanchezoficial

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Centenário Inezita Barroso

  Centenário - pesquisadora de nossa cultura popular, Inezita reunia gerações em seu programa exibido todos os domingos pela TV Cultura Foto: Reprodução Itaú Cultural Ontem, dia 4 de março, foi celebrado o centenário de uma mulher, que enquanto esteve aqui, neste plano, viveu por e para a música brasileira: Inezita Barroso. Conhecida como  a "D ama da Música Caipira", por trinta anos  abriu as portas de seu programa Viola, Minha Viola, exibido pela TV Cultura, para receber artistas da velha e nova geração.  Nascida Ignez Madalena Aranha de Lima no ano de 1925 na cidade de São Paulo adotou o sobrenome Barroso do marido. Foi atriz, bibliotecária, cantora, folclorista, apresentadora de rádio e TV.  Segundo a neta, Paula Maia publicou em seu Instagram, foi uma das primeiras mulheres a tirar carteira de habilitação e viajou por todo país para registrar músicas do folclore brasileiro.  Recebeu da Universidade de Lisboa o título de honoris causa em folclore e art...

Bituca é Nosso!

Cara Academia do Grammy. Fica aqui nossa indignação pela forma como nosso Milton Nascimento foi recebido no evento de ontem. Sem mais, Tatiana Valente, editora responsável pelo Falando Em Sol.  

Djavan e Eles

Pétala - dia de celebrar o cantor e compositor muso deste blog e de muitos outros poetas e escritores Foto: Tati Valente Dia de Djavanear o que há de bom. Os leitores do Falando em Sol já estão cansados de saber o apreço que tenho pela obra do alagoano Djavan Caetano Vianna, e que todo ano, esta data aqui é celebrada em forma de palavras. O que posso fazer, se Djavan "invade e fim"? Para comemorar seu 76º aniversário, selecionei cinco momentos em que ele dividiu cena com outros nomes da música popular brasileira. O resultado: um oceano de beleza. Tudo começou aqui. Este foi o meu primeiro contato com Djavan e tenho a certeza que de toda uma geração que nasceu nos anos 1980. Ele é Superfantástico! Edgard Poças...obrigada por isso... Azul é linda, amo ouvir e cantar até cansar...  Com Gal e Djavan então...o céu não perde o azul nunca... Esse vídeo foi em um Som Brasil, no ano de 1994. Desculpem, posso até parecer monotemática, mas Amor de Índio é linda. Mais linda ainda com est...