O artista quilombola baiano Vall Santos lança nesta sexta-feira, dia 7 de novembro, o seu primeiro EP, intitulado “A Voz de um Povo”. Com quatro faixas nas quais visita ritmos como ijexá, samba, baião e samba reggae junto a elementos eletrônicos e orgânicos, Vall homenageia suas raízes com composições que contam histórias autobiográficas sobre os grandes pilares afetivos e musicais em sua vida: sua mãe, Dona Guinha; e seu pai, Zeca. Celebra também a sua identidade nordestina, com origem na comunidade tradicional de Lagoa Grande, em Feira de Santana, e a relação profunda entre a natureza, o sagrado e o ser artista.
Com produção musical e arranjos de Diego Moreno e Faustino Beats, que também assina como co-autor, o lançamento é uma parceria com o selo Sonora Digital. O EP foi gravado em Salvador, no estúdio de Faustino; e em Campinas, interior de São Paulo, no "What a Folk Studio", com direção e edição de Cláudio Paladini, que ganhou o Grammy Latino três vezes como produtor musical. A preparação vocal e a direção de voz ficaram sob a responsabilidade do também muito premiado vocal coach Fausto Caetano.
Na concepção colonial do que é ser um artista, a expressão coletiva ou individual por meio das artes é algo que parece estar separado da vida cotidiana. No entanto, nas comunidades tradicionais quilombolas, como é comum aos povos originários de qualquer parte do mundo, se canta e se dança todos os dias. A música e o movimento do corpo estão presentes na rotina diária, na convivência, nas celebrações e rituais.
“E esse universo onde se faz tudo cantando e dançando é o lugar de onde eu vim! Cada uma das minhas canções é um convite a todo aquele que queira se reconectar com sua natureza humana. São essas as lições da ancestralidade que quero compartilhar com meu primeiro EP”, afirma o artista que contou ainda sobre o porque da escolha do Jazz na Avenida para o lançamento de seu primeiro EP.
“O Jazz na Avenida é muito especial para mim, e foi minha escola. Tocar lá apresentando meu próprio show e meu primeiro EP é a realização de um sonho! Afinal, foi lá que dei minhas primeiras canjas, na tradicional Jam Session que eles promovem depois dos shows, que é aberta. Mesmo sendo iniciante na época, pude cantar acompanhado por excelentes músicos, profissionais que tocavam com artistas como Daniela Mercury, Margareth Menezes e Mariene de Castro. Lá eu também pude fazer conexões com músicos de outras partes do Brasil e do exterior. Foi a partir disso que dei início à minha carreira na música”, celebra.
A banda de apoio ara o show de lançamento contará com Felipe Pires (guitarra e direção musical), Gabriel Caldas (bateria), Fael Luz (baixo) e Érica Sá (percussão).
SERVIÇO
Show de lançamento do EP “A Voz de um Povo”, de Vall Santos
Quando: 7 de novembro, sexta-feira às 19h (abertura da casa às 18h)
Entrada: 1kg de alimento ou Pix solidário (arrecadação destinada à Ação Social JNA)
Onde : Av. Simon Bolívar, 156 - Armação (entre o Boi Preto e a Caixa Econômica)
Classificação indicativa: 14 anos

Comentários
Postar um comentário