Hoje é dia de um de meus "Antônios". Do Carlos Brasileiro de Almeida Jobim. Também conhecido como Maestro Soberano ou Tom Jobim deixou este plano em dezembro de 1994. Aqui neste espaço já contei um pouco sobre a carreira dele em uma Quinta da Saudade.
O fato é que o compositor, maestro, pianista, cantor, arranjador e violonista, e um dos responsáveis pela criação da bossa nova foi gravado pelo mundo todo. Só no IMMUB (Instituto Memória Musical Brasileira) tem o registro de 11009 fonogramas. Trago hoje para celebrar seu dia 10 canções dele que obrigatoriamente devem ser ouvidas.
Amo cantar "Água de Beber". E amo esse vídeo de Tom com seu parceiro de composição Vinícius de Moraes- inclusive nesta canção...
No mesmo ritmo "Wave" foi tema de muitas novelas. Manoel Carlos que o diga!
Essa eu cantei muito no Coral na Universidade de Mogi das Cruzes. "Samba de uma Nota Só" é de Tom com Newton Mendonça.
A união de Chico Buarque e Tom resultou nessa belíssima canção. Que já me embalou muito. E amo essa releitura de "Retrato em Branco e Preto" que Ana Carolina gravou.
E essa parceria Chico/ Tom rendeu o 3º Festival Internacional da Canção com a maravilhosa "Sabiá".
Já disse aqui o quanto amo "Vivo Sonhando", ou "Dreamer" como é conhecida. Trago outra versão dela, para não ficar de fora.
Tenho uma paixão por flores, em especial por rosas. Toda vez que chove não consigo parar de pensar em Chovendo na Roseira do álbum Tom e Elis. Esta é uma versão que Tom fez para "Double Rainbow" de Gene Lees.
Toda mulher amaria ser musa inspiradora de uma canção. Eu amaria ter sido a inspiração de Tom. Imaginem vocês ter inspirado Tom e Vinícius a fazer uma das músicas mais gravadas mundo afora. Ah "Garota de Ipanema", você é uma mulher de muita sorte...
Se tivesse uma filha um dia, um dos nomes que cogitei dar a ela seria "Luiza". Nem preciso dizer o motivo. Melhor ouvi-lo.
Acho que se os cariocas pudessem eleger uma das principais canções temas do Rio de Janeiro escolheriam "Samba do Avião".
Comentários
Postar um comentário