Pular para o conteúdo principal

Corrente do Bem : Linn da Quebrada é contemplada por ação entre fãs




Amor de Fã - Gentileza e solidariedade são os pilares da campanha de arrecadação de presentes para a artista Linn da Quebrada, na ocasião do Dia das Mães
Foto: divulgação


As famílias “escolhidas”, baseadas no afeto e não no parentesco sanguíneo, são uma característica marcante da comunidade LGBTQIA+ no mundo. É também comum na estrutura hierárquica de coletivos culturais históricos, como as Houses da Ballroom e na Arte Drag, que as lideranças e alicerces sociais de um grupo recebam o título de Mãe. Este reconhecimento denota o poder dos vínculos afetivos como superiores aos laços familiares de origem. Este fenômeno se acentua na vivência LGBTQIA+ também pelo frequente abandono familiar, decorrente de preconceitos e intolerâncias ainda presentes na sociedade. 

Na intenção de celebrar o conjunto da obra da multiartista, cantora, compositora, atriz e performer Linn da Quebrada, a comunidade Domínio Drag criou a ação: BBL - Brazilian Box of Love - Especial Dia das Mães, numa manifestação de carinho e solidariedade pela artista que, notavelmente, contribui para o enriquecimento da cena musical e audiovisual no Brasil. Linn, que está afastada temporariamente de suas atividades profissionais para focar em sua saúde e bem-estar, e neste momento pode ser vista no filme em cartaz nas salas de exibição “Vitória” - de Andrucha Waddington e Breno Silveira, baseado em uma história real - no qual Linn contracena com Fernanda Montenegro.

A iniciativa “BBL”, da Comunidade Domínio Drag, arrecadará presentes como: itens de decoração, livros, peças de roupa, bijuterias, cartas de fãs, fan art, entre outros mimos dedicados à Linn da Quebrada, que comporão esta manifestação de apreço colaborativa e tangível, como uma amostra física do afeto de fãs e admiradores que carinhosamente se referem à Linn da Quebrada como “Mãe” ou “Mãezinha”.

O nome “BBL” é um jogo de palavras com o procedimento estético conhecido nos Estados Unidos como brazilian butt lift - o aumento de nádegas - e aparece com frequência no vocabulário LGBTQIA+ estadunidense. Neste jogo de palavras bem-humorado, brinca-se também com o desgaste de estereótipos ainda predominantes no imaginário coletivo ao tratar temáticas da comunidade LGBTQIA+, como a banalização dos procedimentos estéticos. 

“Uma caixa de presentes deixa claro que nem todo fã existe só na internet. Os fãs da nossa comunidade não só vão na contracultura da toxicidade digital, mas também se fazem presentes e se deixam notar, de fato, comparecendo aos eventos e prestigiando artistas como Linn. Mesmo num momento de pausa nas atividades para cuidar da saúde, para nós ela não deixa de existir. Entendemos que durante um desafio de saúde é quando mais temos que chegar junto. O público brasileiro tem esse caráter cativante, espiritualizado e cheio de boa fé, com gente que se mobiliza pelo bem-estar de pessoas queridas. É esta a mensagem que queremos que Lina receba de todo coração”, explica a drag queen caiçara de Santos Rafas Poul - fundadora da Comunidade Domínio Drag. 

O coletivo criado pela Draq Queen Rafas Poul e o Produtor Cultural Átila Alencar possui 4 anos de atuação, como uma plataforma de exaltação da Cultura LGBTQIA+ e da Arte Drag em todas as suas manifestações. Tem como objetivo inaugurar uma comunidade digital para trocas saudáveis sobre as experiências de Queens e entusiastas de todo o mundo, com engajamento em um espaço crítico qualificado e respeitoso - e a ilustre presença de várias Queens e artistas internacionais, curiosos em saber o quê o público brasileiro comenta sobre as performances vistas na internet e nos espetáculos em sua localidade.  

A arrecadação de presentes para Linn da Quebrada permanece aberta durante as 24h dos dias 22 de abril a 9 de maio de 2025. Durante estes dezoito dias, poderão também ser realizadas contribuições via pix para colaboração nas despesas de envio, embalagem e para a impressão de fotos, cartas e fan art encaminhadas por e-mail. Ao final da arrecadação, os presentes serão entregues aos cuidados da própria Linn da Quebrada.

“O lift que queremos proporcionar é de alma, de ânimo para uma artista tão adorada na nossa comunidade. Recuperar a fisicalidade em tempos de IA, com uma cartinha manuscrita ou um presentinho perfumado cheio de carinho, permite também um momento lúdico de desconexão digital. Uma caixinha de presentes curada com todo o nosso afeto quer lembrar à Lina Pereira, criadora de Linn da Quebrada, de que ela é insubstituível. Nossa comunidade ama a criatura e a criadora por trás de tamanha propriedade intelectual, da poesia, da música, do trabalho brilhante no audiovisual e no Cinema Brasileiro”, afirma a criadora da ação, Aryane Sánchez.   

A gestora cultural premiada é colaboradora da comunidade Domínio Drag e esteve já à frente de outras campanhas de arrecadação, como a de Isabelita dos Patins em 2024, quando esta precursora da Arte Drag no Brasil esteve impossibilitada de trabalhar devido a problemas de saúde. Aryane é também gestora pública e estará à frente de todo o processo de arrecadação, curadoria e transparência junto aos fãs de Linn da Quebrada que desejem participar da ação

Natasha Princess foi escolhida para ser a Artista Madrinha da BBL de Linn da Quebrada. Ganhadora do maior concurso nacional de Drag Queens do Brasil em 2014 - o Drag Danger - a Drag Queen e performer será responsável por colocar o item inaugural na caixa de presentes de Lina, abrindo simbolicamente a arrecadação e é também, quem realizará a entrega pessoalmente no Dia das Mães.  As duas artistas, que são amigas desde 2017, trabalharam juntas na turnê nacional do álbum “PAJUBÁ”, de Linn da Quebrada. Natasha atuou como performer convidada, representando a Arte Drag nacional com seu famoso “bate-cabelo”- técnica característica das drags brasileiras, reconhecida no cenário internacional. O presente escolhido por Natasha para Lina é um leque exclusivo, que comporá no futuro, os produtos de merch oficial da Drag Queen. 

“Muito inspirada pelas palavras tão bonitas da Fernanda Montenegro para Lina, reforço o lembrete de que na vida a gente tem que ter fôlego e tem que ter sonho! Vai então, a minha contribuição pessoal para que nunca faltem os bons ventos embaixo das asas da minha irmã Lina. É importante lembrar que nossas vidas trans vivem sob constante ameaça no Brasil e precisamos ativamente cuidar umas das outras, ter nossa saúde física e mental como prioridades num país que se mantém recordista em mortes de pessoas como nós”, provoca Natasha Princess.   



Serviço:

BBL - Brazilian Box of Love para Linn da Quebrada - Especial Dia das Mães

Arrecadação de presentes de 22 de abril a 09 de maio de 2025.

No dia das mães, Natasha Princess entregará pessoalmente a caixa de presentes preparada pelos fãs à Lina.

Endereço para envio ou entrega de presentes para Linn da Quebrada: Rua Frei Caneca 351. CEP 01307-001. São Paulo - SP

Aos cuidados de Aryane Sánchez, indicando “BBL-LINA”. 

*Contribuições via pix para a impressão de cartas e fotos enviadas por e-mail, embalagem e envio:* aryanesanchez@hotmail.com com a identificação “BBL-LINA”.



*Observação:* não serão recebidos itens perecíveis, comestíveis ou de gênero alimentício. Receberemos peças de roupas como camisetas, bonés, perucas, acessórios, bijuterias, leques, brinquedos, fan art, merch oficial de artistas etc. Acompanhe as etapas da arrecadação, envio e chegada dos presentes da campanha pelos canais do Domínio Drag: 

https://www.instagram.com/dominiodrag/

https://www.facebook.com/groups/189978079543187







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Djavan e Eles

Pétala - dia de celebrar o cantor e compositor muso deste blog e de muitos outros poetas e escritores Foto: Tati Valente Dia de Djavanear o que há de bom. Os leitores do Falando em Sol já estão cansados de saber o apreço que tenho pela obra do alagoano Djavan Caetano Vianna, e que todo ano, esta data aqui é celebrada em forma de palavras. O que posso fazer, se Djavan "invade e fim"? Para comemorar seu 76º aniversário, selecionei cinco momentos em que ele dividiu cena com outros nomes da música popular brasileira. O resultado: um oceano de beleza. Tudo começou aqui. Este foi o meu primeiro contato com Djavan e tenho a certeza que de toda uma geração que nasceu nos anos 1980. Ele é Superfantástico! Edgard Poças...obrigada por isso... Azul é linda, amo ouvir e cantar até cansar...  Com Gal e Djavan então...o céu não perde o azul nunca... Esse vídeo foi em um Som Brasil, no ano de 1994. Desculpem, posso até parecer monotemática, mas Amor de Índio é linda. Mais linda ainda com est...

Bituca é Nosso!

Cara Academia do Grammy. Fica aqui nossa indignação pela forma como nosso Milton Nascimento foi recebido no evento de ontem. Sem mais, Tatiana Valente, editora responsável pelo Falando Em Sol.  

Centenário Inezita Barroso

  Centenário - pesquisadora de nossa cultura popular, Inezita reunia gerações em seu programa exibido todos os domingos pela TV Cultura Foto: Reprodução Itaú Cultural Ontem, dia 4 de março, foi celebrado o centenário de uma mulher, que enquanto esteve aqui, neste plano, viveu por e para a música brasileira: Inezita Barroso. Conhecida como  a "D ama da Música Caipira", por trinta anos  abriu as portas de seu programa Viola, Minha Viola, exibido pela TV Cultura, para receber artistas da velha e nova geração.  Nascida Ignez Madalena Aranha de Lima no ano de 1925 na cidade de São Paulo adotou o sobrenome Barroso do marido. Foi atriz, bibliotecária, cantora, folclorista, apresentadora de rádio e TV.  Segundo a neta, Paula Maia publicou em seu Instagram, foi uma das primeiras mulheres a tirar carteira de habilitação e viajou por todo país para registrar músicas do folclore brasileiro.  Recebeu da Universidade de Lisboa o título de honoris causa em folclore e art...