No segundo dia em que Belém recebia a 30ª Conferência das Partes da ONU sobre Mudança Climática (COP 30), a cantora e compositora Mila Costa lançou, em todas as plataformas de música, seu single "Manifesto Nortista", primeira faixa do EP da artista, previsto para ser lançado em breve. Composição de Mila e produção musical do paraense Delcley Machado, além da produção executiva de Fabiana Batistela, a música tem como objetivo criticar, exaltar a riqueza e a potência do Norte, ao mesmo tempo em que celebra esta região tão importante do Brasil.
"Os olhos do mundo estão voltados para Belém, para a importância de preservar a Amazônia, reivindicar os direitos do povo indígena e discutir várias questões sérias que precisam de soluções. Por isso, foi importante lançar essa música na COP 30", afirma Mila, que também compartilhou suas inspirações para criar a canção.
"Várias foram as inspirações para compor. Primeiramente, podemos enfatizar o fato de que parte do Brasil desconhece o Norte. Quando convivo com pessoas de fora do estado e digo que sou do Pará, algumas respondem 'Eu amo o Nordeste'. Sempre que participo de alguma roda, preciso explicar que o Norte do Brasil existe. Essa falta de conhecimento sobre a região é reflexo da exclusão geográfica em que vivemos. Questiono nosso lugar e nosso merecimento de prosperar também. Os povos indígenas vivendo plenamente em suas terras, a não exploração de petróleo na Amazônia, a preservação dos nossos rios fazem parte de um Norte próspero. Enquanto olharem para nós apenas com um olhar de exploração, em vez de preservação, não chegaremos ao nosso objetivo. E enquanto houver arte, continuaremos a questionar", completa.
O videoclipe foi lançado hoje, e você confere aqui no Falando em Sol.


Comentários
Postar um comentário