Pular para o conteúdo principal

Mixdgroove lança single “É o Groove” e aposta na mistura de ritmos e identidade brasileira

Pra dançar- Em novo single, Marquinhos Amaral, líder do Mixdgroove, bebe diretamente do funk e do soul dos anos 1980  

Foto: Priscila Policastro


    O que faz o corpo balançar, cria conexão imediata e transforma a música em experiência sensorial. É a partir dessa premissa que o projeto Mixdgroove, liderado pelo músico Marquinhos Amaral, apresenta o single “É o Groove”, lançado em todas as plataformas digitais no dia 30 de janeiro.

“É difícil definir exatamente o que é groove. Explicações teóricas falam de células rítmicas que se repetem, mas nessa música eu resumo dizendo que é o que faz o corpo balançar, aquela sensação boa quando a gente ouve uma música que gosta”, explica Marquinhos Amaral. A faixa nasce justamente desse lugar intuitivo, onde ritmo e prazer caminham juntos.

A sonoridade de “É o Groove” dialoga diretamente com o funk e o soul dos anos 1980, trazendo referências que passam por nomes como Tim Maia, Toni Tornado, James Brown e Michael Jackson, sem abrir mão da brasilidade característica do projeto. “Não podia faltar a mistura brasileira com uma ‘escola de samba’ à la Mixdgroove em uma parte”, destaca o artista.

Já a inspiração para a letra vem da memória afetiva familiar. “Falo dos bailes que rolavam na minha família, que eu não vivi, mas sempre ouvi as histórias. Quando eles vão aos shows, sempre mostram como era, com passinhos e muita animação”, conta o músico, que

 integra uma família com forte tradição artística, da qual fazem parte nomes como Rodriguinho (ex-Travessos), Mr. Dan e Gaab.

Com o termo “groove” presente no próprio nome do projeto, o novo single também funciona como uma síntese da proposta musical construída até aqui. “Acho que essa música serve como uma explicação do que é a Mixdgroove”, afirma Marquinhos, que vem consolidando, ao longo dos últimos anos, uma trajetória autoral marcada por misturas rítmicas, identidade brasileira e liberdade criativa.

Com 18 músicas já lançadas, a Mixdgroove inicia 2026 com planos de ampliar sua presença nos palcos e fortalecer o repertório autoral ao vivo. “A vontade é estar mais presente nos shows autorais e, quem sabe, gravar uma session ao vivo com essas músicas”, finaliza o artista.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Centenário Inezita Barroso

  Centenário - pesquisadora de nossa cultura popular, Inezita reunia gerações em seu programa exibido todos os domingos pela TV Cultura Foto: Reprodução Itaú Cultural Ontem, dia 4 de março, foi celebrado o centenário de uma mulher, que enquanto esteve aqui, neste plano, viveu por e para a música brasileira: Inezita Barroso. Conhecida como  a "D ama da Música Caipira", por trinta anos  abriu as portas de seu programa Viola, Minha Viola, exibido pela TV Cultura, para receber artistas da velha e nova geração.  Nascida Ignez Madalena Aranha de Lima no ano de 1925 na cidade de São Paulo adotou o sobrenome Barroso do marido. Foi atriz, bibliotecária, cantora, folclorista, apresentadora de rádio e TV.  Segundo a neta, Paula Maia publicou em seu Instagram, foi uma das primeiras mulheres a tirar carteira de habilitação e viajou por todo país para registrar músicas do folclore brasileiro.  Recebeu da Universidade de Lisboa o título de honoris causa em folclore e art...

Para Lô...

    No dia de hoje nem tenho o que dizer ou escrever ao certo. Só sei que aprendi essa canção de Salomão Borges Filho ainda na infância, e já me tocava o trecho em que ele cantava: " se eu morrer não chore não, é só a lua..." Sim, foi a lua. Agora sei que te encontro lá toda vez que ouvir sua obra. Achei este registro de 2023, num dia que essa música estava na minha cabeça, pedindo para ser cantada. Ao mesmo tempo um bem-te-vi no muro começou a cantar. Nem ele resistiu à beleza de "Um girassol da cor do Seu Cabelo". Vai em paz Lô... Obrigada por tanto.

Go Back 80's celebra os 40 anos do Rock Brasil

    Rock Brasil - A Go Back 80's se apresenta no Clube do Choro  de Brasília nesta terça-feira levando o rock brasileiro da década de 80 para o público brasiliense                                  Foto: Estúdio Laborphoto      A década de 1980 foi determinante para a música brasileira. Foi neste período que surgiram as bandas de rock que fizeram história e firmaram o estilo musical no nosso país. Para homenagear os 40 anos do rock brasileiro, cinco músicos se reuniram para levar o bom e velho rock para todos os cantos. Nessa terça-feira, 10 de setembro, às 20 horas, a Go Back 80's se apresenta no Clube do Choro de Brasília com o show "40 anos de Rock Brasil". "A banda Go Back está em turnê pelo centro oeste, onde trás o show "40 anos de rock Brasil uma seleção de músicas e artistas que consagraram e edificaram esses estilo musical no Brasil. Uma forma de homenagem a este ...