Pular para o conteúdo principal

Márcia Tauil e Nelson Faria lançam "O Voo da Borboleta", primeiro single do álbum em homenagem a João Donato

    


Legado - Com as bençãos da esposa de João Donato, Ivone Belém (foto abaixo), Márcia Taiul e Nelson Faria lançam primeira música do álbum " Donato, Já Que Você Deu Motivo"
Fotos: Alan Vieira /arquivo Ivone Belém


    A cantora, compositora e intérprete Márcia Tauil e o violonista, compositor e arranjador Nelson Faria apresentam "O Voo da Borboleta", primeiro single do álbum " Donato, Já Que Você Deu Motivo". A faixa, já disponível nas plataformas digitais, marca o início de um projeto dedicado à obra de João Donato, um dos maiores nomes da música brasileira.O álbum nasceu a partir de um convite especial de Ivone Belém, viúva de João Donato, que confiou a Márcia Tauil a missão de interpretar e registrar composições consagradas e inéditas do compositor. A proposta vai além de uma homenagem: busca preservar e dar continuidade ao legado artístico de Donato, mantendo intacta a sofisticação estética, rítmica e poética que caracteriza sua obra.

"Tem uma história muito longa por trás de tudo isso. Um dia, Roberto Menescal encontrou Nelson e disse: Nelson você tem de levar uma cantora lá  no "Café lá em Casa", a Márcia Taiuil, isso ele me contou. Antes disso nos encontramos no palco do Clube do Choro quando o Guia Musical de Brasília fez um projeto beneficente e cantei, com várias pessoas, e Nelson tocou, e ele me convidou para o projeto ele, e contou que estava com meu nome da cabeça, porque sempre tem essas almas, esses anjos que vão levando o nosso nome né? Menescal tinha levado meu nome para ele. No meio tempo disso, fiz um show no Rio, e conheci a Ivone Belém, que falou sobre as canções do João Donato, a gente criou amizade, e ela abriu assim um baú de inéditas, e estamos gravando essas canções com as bençãos de Ivone", conta Márcia.

A escolha de "O Voo da Borboleta" para abrir o projeto também carrega um significado especial. A canção reúne João Donato, Nelson Faria e Márcia Tauil como parceiros na composição. Márcia assina a letra, reafirmando sua força como autora em um momento importante de sua carreira. Em 2025, a artista foi reconhecida no Prêmio Profissionais da Música nas categorias de Melhor Cantora e Melhor Autora de Música e Letra, consolidando sua trajetória tanto como intérprete quanto como compositora. Além de dividir a autoria da faixa, Nelson Faria assina o arranjo e a produção musical do single, imprimindo sua reconhecida identidade artística à sonoridade da gravação.

" Conversando com ela falei, olha vou convidar o Cristóvão Bastos e o Nelson Faria, que acabei de gravar o programa com ele. Ao fazer esse convite a ele, a gente começou a gravar algumas inéditas, e outras muito famosas  que estarão no disco. No meio da nossa conversa, em uma das gravações, Nelson me falou: Márcia, tenho uma música em parceria com o João Donato. Liguei para a Ivone e ela perguntou se eu faria uma letra para a música da parceria dos dois. O Nelson tinha pedido a letra,  e Ivone me disse :você já está fazendo esse trabalho, para mim seria um carinho, já que está aqui no acervo do Donato. Assim nasceu "O Voo da Borboleta".

O álbum "Donato, Já Que Você Deu Motivo" dialoga diretamente com as raízes da bossa nova, do jazz brasileiro e da MPB de linguagem jazzística. O projeto reafirma a atualidade da obra de João Donato, marcada pela riqueza harmônica, pela inventividade rítmica e pela capacidade de atravessar gerações.

Na inédita "O Voo da Borboleta", a imagem de uma borboleta de "asa branca e preta", descrita na letra como "pura cor da vida", conduz a narrativa da música. A composição traduz, com delicadeza, temas como maturidade, transformação e a beleza encontrada na simplicidade. Mais do que representar a metamorfose, a borboleta simboliza a percepção de que a verdadeira essência da vida está além dos excessos.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Para Lô...

    No dia de hoje nem tenho o que dizer ou escrever ao certo. Só sei que aprendi essa canção de Salomão Borges Filho ainda na infância, e já me tocava o trecho em que ele cantava: " se eu morrer não chore não, é só a lua..." Sim, foi a lua. Agora sei que te encontro lá toda vez que ouvir sua obra. Achei este registro de 2023, num dia que essa música estava na minha cabeça, pedindo para ser cantada. Ao mesmo tempo um bem-te-vi no muro começou a cantar. Nem ele resistiu à beleza de "Um girassol da cor do Seu Cabelo". Vai em paz Lô... Obrigada por tanto.

Go Back 80's celebra os 40 anos do Rock Brasil

    Rock Brasil - A Go Back 80's se apresenta no Clube do Choro  de Brasília nesta terça-feira levando o rock brasileiro da década de 80 para o público brasiliense                                  Foto: Estúdio Laborphoto      A década de 1980 foi determinante para a música brasileira. Foi neste período que surgiram as bandas de rock que fizeram história e firmaram o estilo musical no nosso país. Para homenagear os 40 anos do rock brasileiro, cinco músicos se reuniram para levar o bom e velho rock para todos os cantos. Nessa terça-feira, 10 de setembro, às 20 horas, a Go Back 80's se apresenta no Clube do Choro de Brasília com o show "40 anos de Rock Brasil". "A banda Go Back está em turnê pelo centro oeste, onde trás o show "40 anos de rock Brasil uma seleção de músicas e artistas que consagraram e edificaram esses estilo musical no Brasil. Uma forma de homenagem a este ...

Quinta da Saudade : "Chora, Coração..."

  Wando - a canção do passarinho que fez chorar muitos corações Foto: Tatiana Valente Mês das crianças. Olhando minhas fotos constato o quanto fui feliz, numa infância com trilha sonora. E me lembro de muitas canções das quais você,que me acompanha aqui, já sabe que são parte da minha infinita trilha de vida. Mas tem uma pela qual tenho carinho enorme e rendeu uma história que amo lembrar. Do cantor e compositor Wando em parceria com Pedro Fernando de Melo Medeiros, " Chora, Coração" fez um enorme sucesso no ano de 1985, tema de Lucinha Lins em Roque Santeiro. Já deve estar aí pensando...como assim? Wando, pra uma criança? Bem, passava o ano aguardando minhas férias de junho e de janeiro. O destino era a casa da minha avó, um sítio em Cruzeiro. Lá vivia um primo, mais novo que eu uns dois anos. Ele era pequenino, miúdo e tinha uma voz muito aguda. Vivia cantarolando e não deixava ninguém cantar a música do Wando. Essa era dele. Nos dávamos muito bem, tirando as vezes em que ...