O Jornal Nacional da última quarta exibiu uma matéria sobre a busca que a Polícia Civil do Rio de Janeiro fez no arquivo da gravadora Universal. Na operação intitulada " Tempo Perdido " apreenderam cerca de 91 itens relacionados à banda Legião Urbana. Dentre eles fitas K-7, fitas master e CDS, supostamente extraviados conforme declarou a assessoria de imprensa de Giuliano Manfredini, filho de Renato Russo que acompanhou a operação e teria se emocionado ao reconhecer a grafia do pai.
A declaração do delegado Mauricio Demetrio de que haveria uma música inédita e 40 versões alternativas da banda causou comoção entre os fãs da Legião.
"É sério isso? Estive na exposição do Renato ano retrasado, por diversas vezes me encontrei com os olhos marejados por me identificar tanto. Agora é torcer para que possamos desfrutar um pouquinho da genialidade de algo inédito da banda , que era Renato e um pouquinho de nós", - se espantou o motorista/comprador e estudante de Publicidade mogiano Eder Santana, 48 anos.
A mesma euforia teve a estudante de pedagogia Emanuely Senne Santos de 26 anos que se emocionou ao saber da notícia. A fã, de Cachoeira Paulista em São Paulo ainda falou sobre a importância de depois de tantos anos passados da morte do compositor poder ouvir canções novas.
" São músicas que farão diferença em nossas vidas como fez e ainda faz em quem as escuta. Renato não foi somente um músico, poeta. Ele tocava almas, corações.", se emocionou a estudante.
O mesmo sentimento teve a Publicitária de Taubaté Vanessa Gonçalves de Oliveira Coelho, de 38 anos. a taubateana ainda se lembrou da importância da participação dos outros integrantes Dado Villa - Lobos e Marcelo Bonfá.
" Para mim, como fã é como se de certa forma o Renato revivesse. Depois de tanto tempo de sua morte ter material inédito! Embora eu gostaria que esse material fosse apresentado pelo próprio, a possibilidade de termos músicas inéditas na voz do Renato é o máximo. Espero que incluam Bonfá e Dado, porque a Legião é uma banda e não um cantor solo. ", concluiu Vanessa.
Responsável pela página do Instagram @legiaourbana_1 com 132 mil seguidores Ary Souza, 33 anos disse que a importância deste material é tamanha e que não tem como descrever.
" Descobrir versões inéditas ou até mesmo música completamente inédita é meio que surreal. Agora é esperar o que o herdeiro fará com o que foi descoberto. Em reportagem ele disse que pretende fazer com que os fãs tenham acesso a tudo isso." comemorou o fã de Belém do Pará.
Porém, no jornal A Folha de São Paulo de hoje, o guitarrista da Legião Urbana Dado Villa- Lobos falou sobre a apreensão dos itens. Segundo disse ao jornal, a operação seria "estranha" e "bizarra" pois as fitas pertencem à Legião Urbana, que além do baterista Marcelo Bonfá tinha como integrante o baixista Renato Rocha, falecido em 2015.
Segundo o músico os discos produzidos até 1997 pertencem à gravadora Universal e que não há músicas inéditas e sim registros de ensaios e sobras de gravações e materiais descartados. Dentre eles uma versão de "Juízo Final" de Nelson Cavaquinho que não coube no vinil do LP Dois (1986). Além dessa teria ainda uma versão em inglês de Fábrica, uma música instrumental e uma versão de "Faroeste Caboclo" em ritmo de reggae. Dado declarou ao jornal ainda que "está trabalhando para impedir qualquer lançamento de qualquer música da Legião Urbana que tenha uma nota de seu instrumento."
Aos fãs basta aguardar as próximas notícias sobre o acervo da banda, que como pode se notar na reportagem une pessoas de varias gerações, de todo o país.
1° Que bela matéria com diversidade de opiniões, mas TDS com pontos em comum 👏🏻👏🏻(sentimentos dq descobrimos coisas novas)
ResponderExcluir2° Deu pra sentir que devido interesses pessoais e desentendimento, quem realmente elevou os músicos aonde chegaram (eu,vc, nós) dificilmente teremos acesso ao conteúdo
A ipoclesia irá impera ??
Obrigada por acessar o Blog Eder. Colhi os depoimentos assim que a matéria foi publicada no Jornal Nacional, na quarta. Porém na sexta tanto Bonfá quanto Dado deram suas versões dos fatos. Que se priorize o entendimento e a verdade. Que o filho de Renato e eles cheguem a um senso comum para que os fãs possam desfrutar mais um pouquinho da obra da Legião Urbana!
ExcluirAbraço!